Ana Barbosa apresenta trabalho sobre o efeito do Walking Football na Diabetes Tipo 2.
Realizaram-se, esta quarta-feira, as Provas de Doutoramento em Saúde Pública com o título “Walking Football for type 2 diabetes patients: a novel strategy for developing physical activity programs” da enfermeira e investigadora Ana Barbosa, no âmbito da parceria entre a Faculdade de Medicina e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (FMUP - ISPUP) e a Federação Portuguesa de Futebol.
O estudo de doutoramento contou como orientadores Romeu Mendes, professor e investigador da ISPUP e João Brito, investigador da Portugal Football School e um dos responsáveis da Unidade de Saúde e Performance da FPF.
O Júri das Provas, presidido pela Doutora Carla Lopes (FMUP - ISPUP) foi constituído pelos Doutores Evert Verhagen (Amsterdam University), Andreia Costa (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa), Hélder Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Andreia Oliveira (FMUP - ISPUP) e Romeu Mendes (ISPUP).
Ana Barbosa, recém-doutorada, explicou o estudo e destacou a colaboração da Portugal Football School: “A tese de doutoramento teve como objetivo advogar para a promoção da atividade física em pessoas de meia idade e idosas com diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que o walking football é efetivo, aplicável, seguro e tem custos de implementação acessíveis comparado com programas semelhantes já implementados no terreno. Estes resultados foram fundamentais para expandir o walking football pelo continente e ilhas", afirmou.