Competição arranca a 24 de junho
O Torneio Lopes da Silva está de regresso, esta segunda-feira, com a realização da 28ª edição da prova.
A competição será disputada em Aveiro entre os dias 24 e 30 de junho.
Neste ano, com uma cerimónia de acolhimento agendada para domingo, os encontros iniciam-se a 24 de junho (segunda-feira), com 11 jogos em disputa. A 1ª Fase estende-se até 26 de junho, com a 2ª Fase a ter lugar entre os dias 27 e 29 de junho. O dia de todas as decisões, com as finais de todas as ligas, será a 30 de junho, com o jogo grande, que decidirá o campeão de 2024, a ter apito inicial marcado para as 11h30, no Centro de Estágios do Luso.
O Torneio Lopes da Silva 2024 terá um plano desportivo assente em quatro centros desportivos onde decorrerão a totalidade dos jogos do Torneio. Centro de Estágios do Luso (2 campos), Mealhada (2 campos), Pampilhosa (2 campos) e Oliveira do Bairro (2 campos) serão os palcos onde centenas de jovens, em representação das Seleções Distritais do todo o País, procurarão deixar uma marca de qualidade.
Passado, presente e futuro
Esta mítica prova de futebol de formação em Portugal é, indubitavelmente, o maior torneio do género no nosso país. Ao longo destes últimos 28 anos soba a denominação "Lopes da Silva" e, desde 1974 conhecido apenas como Torneio Interassociações, a prova tem sido marcante a todos os níveis, constituindo a porta de entrada para muitos dos novos craques lusos.
Jogadores como Pauleta, João Vieira Pinto, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva, João Moutinho ou Rúben Neves são alguns exemplos dos muitos jovens talentos que passaram por este certame, com a certeza que saíram com memórias que levaram para as sua vidas, numa semana onde trocaram conhecimentos com colegas de todos os pontos do país, sempre com a paixão pelo futebol ao rubro.
Os Treinadores Nacionais, figuras presentes ao longo de toda a semana, aproveitam ainda este período para observar novos jogadores de modo a elaborarem a primeira convocatória para a Seleção Nacional Sub-15, primeiro espaço de seleções nacionais.
Madeira é a atual campeã
Na edição de 2023, a Associação de Futebol da Madeira alcançou o título inédito, depois de vencer, na final, a Associação de Futebol de Setúbal, após desempate através da marcação de grandes penalidades.
Num jogo eletrizante, foi a equipa setubalense a inaugurar o marcador, aos 22 minutos, com um golo acrobático, de bicicleta, do número 10, Dinis Pinheiro.
O conjunto madeirense não baixou os braços e igualou o resultado, aos quatro minutos da compensação antes do intervalo, de grande penalidade, pelo capitão, Nélio Batista.
A segunda metade do encontro iniciou-se da mesma maneira que a primeira, golo de Setúbal e pelo mesmo atleta, Dinis Pinheiro. Com a partida a ser muito disputada no centro do terreno e com vários contra-ataques de ambas as partes, os madeirenses voltaram a empatar a final, aos 51 minutos, por intermédio de Guilherme Dinis.
Os sadinos sorriram outra vez, ao marcar o terceiro da conta, com golo de Leonardo Paulin, aos 55 minutos, com os insulares a reestabelecerem novamente o empate, por Afonso Vieira, de livre, aos dois minutos da compensação.
Da marca dos onze metros, o herói foi o guarda-redes madeirense, Luís Flor, ao defender três remates adversários.
Saiba tudo sobre o Lopes da Silva
Com o Canal 11 a garantir a transmissão de partidas todos os dias, em direto ou diferido, poderá acompanhar todas as novidades e resultados através do site da Federação Portuguesa de Futebol.
A Associação de Futebol de Aveiro, anfitriã da competição, disponibilizará também uma plataforma onde poderá visualizar, ao minuto, todos os resultados e marcadores dos encontros.
CLIQUE AQUI para aceder ao serviço da Associação de Futebol de Aveiro
Cartaz da 1ª Fase do Torneio Lopes da Silva
Cartaz da 2ª Fase do Torneio Lopes da Silva
Cartaz da 3ª Fase do Torneio Lopes da Silva
Clique aqui para consultar todos os resultados