Seleção Sub-18

Há 25 anos fez-se história

Seleção Sub-18

Em 1999, Portugal sagrava-se campeão da Europa sub-18.

O dia 26 de julho de 1999 está eternizado para sempre na história das seleções jovens. Há 25 anos a Seleção Nacional sub-18 sagrava-se campeã da europa, após uma campanha brilhante.

A Equipa das Quinas chegou à prova através de uma vitória por 6-2 (agregado), no playoff de qualificação diante da Bósnia, de forma a conseguir a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa.

O técnico Agostinho Oliveira, que já tinha conquistado o troféu em 1994, convocou 18 jogadores para a fase final.

A caminhada no Euro iniciou-se com um empate a zero diante da Grécia. Ainda que Portugal tenha sido melhor ao longo de todo o encontro, não conseguiu levar a melhor sobre a seleção helénica.

Posteriormente, à segunda jornada, viria o primeiro triunfo luso, diante da Suécia (3-1), com Tonel, Carlos Mota e Cândido Costa a fazerem os golos, que permitiram à seleção lusa somar os primeiros três pontos.

À entrada para a última jornada da fase final, um empate era suficiente frente a França para o conjunto português alcançar a final. A equipa liderada por Agostinho Oliveira conseguiria mesmo bater a seleção gaulesa, por 1-0, com uma enorme exibição do guarda-redes Pedro Albergaria. João Pedro foi o autor do golo que garantiu o triunfo luso.

Portugal chegava assim à final com quatro golos marcados e apenas um sofrido, tendo a melhor defesa da competição.

No derradeiro encontro, diante da congênere de Itália, a Seleção Nacional, num jogo bem disputado, chegaria ao único golo do encontro por intermédio de João Paulo ao minuto 33, coroando Portugal como o novo campeão da Europa sub-18. Pepa foi eleito o homem do jogo.

Recorde-se que o Europeu Sub-18, disputado pela última vez neste ano de 1999, deu origem depois à atual competição sub-19.

Esta geração de campeões marcou assim de forma eterna uma nação, ao colocar o nome de Portugal no topo da Europa.


;

Notícias