Marrocos, Portugal e Espanha submetem dossier de candidatura para o Mundial

Institucional

Documento entregue à FIFA em cerimónia realizada em Paris.

A candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha para organizar o Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 atingiu um marco significativo com a apresentação oficial do dossier de candidatura à direção da FIFA, num evento realizado hoje nas instalações da FIFA em Paris.

O dossier de candidatura foi entregue ao Presidente da FIFA, Gianni Infantino, pelos Presidentes das três Federações de Futebol candidatas: Fouzi Lekjaa, presidente da Real Federação Marroquina de Futebol, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Álvaro Miguel, Secretário-geral da Real Federação Espanhola de Futebol.

Com a ambição de organizar um torneio “para o futebol, para o mundo, para o futuro”, a candidatura é impulsionada pelo slogan YallaVamos, que simboliza um esforço proativo para promover o futebol a nível mundial. 

Ao longo da campanha, já foram feitos grandes esforços no sentido de promover esta visão, já com dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais da candidatura.

Esta candidatura marcará um momento histórico pois, pela primeira vez na história da competição, o Campeonato do Mundo da FIFA™ de futebol masculino será jogado em dois continentes, de forma a poder assinalar o centenário da prova. Para celebrar este facto, a candidatura pretende destacar a construção de pontes entre culturas, oferecendo um ambiente festivo de boas-vindas a adeptos e visitantes de todas as origens, e deixando um verdadeiro legado em termos de sustentabilidade, inovação, investimento e impacto social.

O dossier de candidatura, que detalha de forma exaustiva a visão da candidatura e o planeamento técnico em matéria de transportes, alojamento e segurança, apresenta também as cidades anfitriãs e os estádios propostos para o Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 nos três países.

A candidatura é apoiada por um grupo notável de embaixadores, incluindo lendas do futebol de cada país - Luís Figo, Andrés Iniesta e Nourredine Naybet - e a lenda Emmanuel Adebayor, bem como os principais jogadores das atuais seleções masculinas e femininas: Cristiano Ronaldo, Achraf Hakimi, Dolores Silva, Ghizlane Chebbak, Álvaro Morata, Irene Paredes e Yassine Bounou.

A decisão final sobre o anfitrião do Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 deverá ser oficializada no Congresso da FIFA a 11 de dezembro de 2024.

Ao receber o dossier oficial da candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha, o Presidente da FIFA, Gianni Infantino destacou o valor de juntar 3 países em dois continentes: “Os vossos três países já deram muito ao futebol. São países com uma grande paixão pelo jogo, grandes capacidades de organização e uma visão comum do que deve ser o futebol e os seus valores! É fantástico que tenham unido dois continentes de forma a alcançar o sonho de organizar o Campeonato do Mundo da FIFA. O futebol une o mundo e esta candidatura prova isso mesmo”.

Durante a cerimónia os dirigentes das três federações candidatas apresentaram a visão da sua candidatura tripartida:

Fouzi Lekjaa, Presidente da Federação Real Marroquina de Futebol, destacou o legado: “Estamos orgulhosos e honrados por apresentar uma candidatura tão histórica para os nossos três países, de acordo com a visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI. Estamos verdadeiramente convictos de que a nossa candidatura constituirá um importante património para as gerações de hoje e um legado para as gerações de amanhã. Pretendemos que o Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 una pessoas de todo o mundo e orgulhe todos os africanos.”

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, apresentou os pilares: “O dossier de candidatura, hoje aqui entregue, antecipa uma agenda para o futuro. É uma candidatura que inclui aspetos ambientais como um pilar estruturante do evento, uma candidatura que combina as necessidades da competição com as expectativas das cidades anfitriãs do Campeonato do Mundo, e uma candidatura que promove a inclusão e a diversidade para todos. Esta é a base sobre a qual assenta toda a nossa proposta!”

Em nome do Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Pedro Rocha, o Secretário-Geral da Federação Espanhola, Álvaro de Miguel, recordou a história de Espanha na competição e o que espera para 2030: “Há 42 anos, o nosso país organizou o seu único Campeonato do Mundo™ até à data – Espanha 1982. Atualmente, mais de 40% da nossa população ainda não era nascida quando isso aconteceu. O Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 irá unir as gerações que o viveram e as que não o viveram. E também unirá três países e dois continentes, deixando um legado intergeracional, internacional e intercontinental”

Informação adicional sobre a candidatura disponível em www.yallavamos2030.com, ou nas redes sociais da candidatura: Facebook, Instagram, LinkedIn, X e YouTube.

Para mais informações, por favor, contactar [email protected].


;