Bruno Travassos: "As sensações têm sido muito positivas"

Futsal - Seleção A

O fisiologista da Equipa das Quinas analisa a primeira semana de trabalho em Rio Maior.

A Seleção Nacional de futsal encerrou, este sábado, a primeira semana de trabalho no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, no âmbito da sua preparação para o Campeonato do Mundo 2024, que se disputa no Uzbequistão entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro. A Equipa das Quinas cumpriu uma sessão de treino matinal antes dos jogadores terem sido dispensados para uma folga.

A comitiva volta a concentrar-se no domingo para o arranque da segunda semana de estágio, onde Portugal vai realizar os primeiros jogos de preparação (sexta-feira, 18h00, com Uzbequistão; sábado, 19h30, com Angola)

Bruno Travassos, fisiologista da Equipa das Quinas, analisou estes dias de trabalho e destacou a importância da carga de trabalho a que os jogadores foram expostos: "Foi uma semana com grande volume de trabalho. De acordo com aquilo que esperávamos, foi uma semana de muita aquisição, quer dos aspetos físicos, quer técnico-táticos. Neste momento, o grande desafio é estabilizar e fazer com que todos os jogadores estejam no mesmo nível de performance para que, na próxima semana, consigamos aumentar a intensidade dos treinos e o nível dos conteúdos que vão ser abordados, com o objetivo de fazer crescer a equipa como um todo e para que a equipa esteja preparada para os desafios", começou por dizer.

O membro da equipa técnica realçou ainda a relevância dos métodos utilizados, tais como o GPS, questionário de bem-estar para avaliar o sono e fadiga, entre outros: "Estas ferramentas são sempre importantes, mas nesta fase assumem uma relevância ainda maior. Os jogadores chegaram com níveis de preparação diferentes e capacidades diferentes. Uma das preocupações que temos tido é perceber como os jogadores se encontram, como estão a reagir à carga de treino e como podemos ir ajustando de acordo com cada um. Em termos gerais, os jogadores vieram muito bem preparados e agora o foco é que consigam equilibrar-se dentro dos níveis de exigência do futsal. Estas ferramentas permitem-nos ir para além da nossa perceção subjetiva de como cada um se encontra, tendo alguns dados que nos ajudem a tomar decisões", acrescentou.

A fechar, Bruno Travassos considera que as sensações têm sido muito satisfatórias após a primeira semana de trabalho: "A resposta tem sido muito positiva, é lógico que os jogadores terminaram a semana cansados, o volume de trabalho tem sido elevado. A resposta tem sido positiva, não só a nível físico, mas também cognitivo e nas questões técnico-táticas. As sensações, dos jogadores e da equipa técnica, têm sido muito positivas. Acreditamos que este é o caminho para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho", concluiu.

A Equipa das Quinas volta a concentrar-se este domingo à noite em Rio Maior.

Programa da segunda semana de estágio:

11 de agosto | domingo
22h00: Concentração - Rio Maior

12 de agosto | segunda-feira
11h00: Treino – Rio Maior
18h00: Treino – Rio Maior

13 de agosto | terça-feira
11h00: Treino – Rio Maior

14 de agosto | quarta-feira
11h00: Treino – Rio Maior
18h00: Treino – Rio Maior

15 de agosto | quinta-feira
11h00: Treino – Rio Maior
18h00: Observação do jogo Uzbequistão x Angola

16 de agosto | sexta-feira
11h00: Treino – Rio Maior
18h00: PORTUGAL x UZBEQUISTÃO

17 de agosto | sábado
11h00: Treino de recuperação
19h30: PORTUGAL x ANGOLA


;
;
10 de Agosto 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias