Jorge Braz, Afonso Jesus e Fábio Cecílio satisfeitos

Futsal - Seleção A

Declarações no final da vitória portuguesa frente à Costa Rica (6-1)

A Seleção Nacional de Futsal venceu, esta sexta-feira, a Costa Rica, por 6-1, no quarto de sete jogos de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024. 

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"Fica uma melhoria substancial na segunda parte, em termos de intensidade, simplicidade de cada ação e cada início de construção. Na primeira parte estivemos algo precipitados, a falhar no início da construção, com um jogo um bocadinho mais apático aqui e ali, o que foi dando alguma confiança à Costa Rica. Depois simplificámos, acelerámos e, acima de tudo, retificámos o início da construção. O jogo aí tornou-se mais intenso, acelerámos mais, finalizações constantes, os ataques davam finalização e a segunda parte foi melhor. 

Estávamos presos na primeira parte, a hesitar. Ora porque não se apitou uma falta, ora porque eles foram agressivos a agarrar e estávamo-nos a focar no que é mais negativo do jogo, que não nos diz respeito. Nós temos que estar focados no nosso processo e no que fazemos, com alegria nas pernas e com a cabeça limpa. Foi isso que pedi. Ao intervalo pensámos, vimos que numas coisas era só simplificar e a segunda parte foi muito boa. 

A Ucrânia é completamente diferente de Cuba e da Costa Rica. É um adversário para quem tem objetivos altos, para nos preparar para objetivos altos, para nos preparar para o jogo contra o Tajiquistão ou Marrocos. Um adversário para entrarmos num patamar interessante de exigência e depois para terminarmos com o Paraguai. Isto vai ser jogo a jogo, mas este adversário já será para nos prepararmos para um jogo de oitavos ou de quartos."

Afonso Jesus, internacional português, em discurso direto:
"É importante percebermos que estamos numa fase de preparação e acumulamos algum cansaço, mas também não podemos desculpar o cansaço com falta de agressividade que nos faltou, efetivamente, na primeira parte e que corrigimos na segunda. Fomos mais agressivos, mais assertivos também naquilo que são as nossas ações simples e acabou por se traduzir num resultado avolumado. Parece-me que a equipa está cada vez melhor e a crescer de jogo para jogo e de treino para treino.

A nossa seleção caracteriza-se pela alegria, pela maneira como nos relacionamos uns com os outros. Passa lá para casa, para quem nos vê e sobretudo para quem trabalha connosco todos os dias. Na primeira parte estava-nos a faltar essa alegria, o cansaço está-se a acumular e muitas vezes isso faz com que a cabeça deixe de pensar tão bem. Corrigimos na segunda parte, a alegria voltou, as coisas começaram a sair-nos naturalmente e traduziu-se no resultado."

Fábio Cecílio, internacional português, em discurso direto:
"Foi um jogo extremamente difícil. Sabíamos que íamos encontrar uma seleção competitiva, defende em bloco baixo, é agressiva. Demorámos um pouco a perceber isso. Acho que o que nos faltou foi fazer as coisas simples e bem, mas acima de tudo foi uma grande vitória, estamos de parabéns. Estamos a colocar em prática aquilo que temos vindo a fazer estas semanas e felizmente conseguimos a vitória. 

Acima de tudo, temos que nos preparar bem para os jogos que vamos ter no Mundial e focarmo-nos nestes encontros que servem de preparação. É aquilo que eu digo: um passo de cada vez. Sabemos o que vem aí, mas o foco está na preparação. 

Na primeira parte faltou-nos um pouco de alegria nas pernas, de agressividade e de andar mais vezes para a frente, para nos aproximarmos mais da baliza e fazermos o golo. Na segunda parte já foi isso que aconteceu, já tivemos essa alegria e fizemos mais golos."

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
BILHETES DISPONÍVEIS

Segue-se a Ucrânia neste domingo, às 18h00. Recorde-se que Portugal disputou dois jogos de preparação, tendo vencido o Uzbequistão e Angola. A Equipa das Quinas ainda vai ter dois duelos com o Paraguai, em Rio Maior, a 2 e 4 de setembro.

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

ACREDITAÇÃO MEDIA PARA O MUNDIAL


;