Caldas vira jogo e vence Oliveira do Hospital

Liga 3 Placard

Reviravolta com dois golos em três minutos

O Caldas SC venceu, nesta tarde de sábado, o Ol. Hospital, por 2-1, depois de ter estado a perder. Edu Monteiro foi o grande responsável por esta reviravolta, ao marcar dois golos, o primeiro de cabeça e o outro com o pé esquerdo, ambos na sequência de pontapés de canto apontados por Rafa Pinto - uma outra excelente exibição. O Caldas SC sobe assim ao terceiro lugar na tabela classificativa, na série B desta Liga 3 Placard, embora à condição, e com 6 pontos, enquanto o seu adversário de hoje está na oitava posição e com 2 pontos.

As duas equipas, que entraram em campo separados apenas por um ponto e com vantagem para os locais, olharam para este jogo com a máxima responsabilidade, e com cada uma delas a apresentar boas soluções para chegar à vitória. Os homens de Rui Santos surgiram, contudo, muito mais confiantes e seguros nas suas ideias, recorrendo, no início do jogo, a um futebol corajoso e dinâmico, ou melhor, procuraram com mais insistência o golo, e contra um adversário que se mostrou bastante surpreendido com este seu atrevimento.

A primeira grande situação de golo - e que grande situação! - surgiu logo aos 5’, numa jogada muito bem definida por Grácio, que, depois de vencer o sprint a Thomas Militão, tocou para Neiva, que, com a baliza totalmente aberta, rematou ao lado. O Ol. Hospital jogava mais e jogava sobretudo muito melhor, nesta primeira fase, e foi, pois, com naturalidade que o primeiro golo surgiu - Luís Pinheiro colocou a bola na área, Thomas Militão e João Cardoso disputaram-na nas alturas, sobrando para Diogo Grácio que, de pé esquerdo e à entrada da pequena área, rematou com potência para o 1-0.

Após um arranque completamente em falso, o Caldas SC recompôs-se, então com os seus jogadores muito melhor posicionados no terreno de jogo, o que contribuiu, sem dúvida, para que o seu futebol tivesse melhorado e sobretudo a partir dos 20’, numa altura em que o seu adversário já não se apresentava tão efetivo no ataque à baliza de Luís Lopes.

No curto espaço de três minutos, só três minutos, os locais colocaram-se surpreendentemente em vantagem, e na sequência de dois pontapés de canto, e com os mesmos intérpretes: Rafa Pinto a assistir e Edu Monteiro a marcar. No golo do empate, o cruzamento de Rafa Pinto surgiu tenso e colocado para a pequena área, surgindo aí Edu Monteiro a rematar, de cabeça, e sem grandes hipóteses para Bruno Miguel. O 1-1 acabaria por ser desfeito (34’), desta vez com Edu Monteiro a rematar de pé esquerdo, à entrada da pequena área, e depois de mais um pontapé de canto, desta vez do lado direito do ataque, e de novo apontado por Rafa Pinto. A eficácia nos lances de bola parada acabou por ser determinante para que o Caldas SC tivesse chegado, ao intervalo, em vantagem e pela diferença mínima, numa primeira parte intensa e bem jogada.

A 2.ª parte foi mais repartida, embora com um traço ofensivo mais firme dos visitantes, que, em desvantagem, decidiram arriscar mais, perante um adversário que se defendeu quase sempre com critério e sem deixar de contra-atacar e sempre que as circunstâncias o permitiram. Aliás, a primeira situação de perigo surgiu, aos 54’, quando Rafa Pinto rematou para uma boa defesa de Bruno Miguel, e após uma excelente iniciativa de João Rodrigues.

A resposta não tardou, porém, aliás o Ol. Hospital dava sinais claros de crescimento, e Grácio, em dois bons momentos - 60’ e 62’ - pôs à prova a segurança de Luís Lopes. Pouco depois, Michel voltou a dispor de mais uma ótima ocasião para o empate, mas, também aqui, Luís Lopes correspondeu com uma boa defesa. Já na reta final do jogo, Michel voltou a tentar o remate-surpresa (81’) mas falhou o alvo, numa fase em que o seu adversário voltava a ter o controlo do jogo, e por força de uma exibição coletiva bastante consistente.

 

CALDAS SC 2-1 OLIVEIRA DO HOSPITAL
( 2-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard - Série B 2024/25
Jornada 4
Campo da Mata, Caldas da Rainha

Árbitro: Álvaro Santos
Árbitros assistentes: Alcino Soeira e Renato Monteiro
Quarto árbitro: Xavier Gomes

CALDAS SC: Luís Lopes, Yordy Marcelo (David Pisco, 85’), Pepo (Gonçalo Barreiras, 85’),Thomas Militão ( Cap.), Diogo Clemente, Miguel Velosa (Ricardo Alexandre, 78’), Rodrigo Dias, Ebah Viegas (Nuno Januário, 66’), Rafa Pinto (Júlio Sousa, 66’), Edu Monteiro, João Rodrigues.
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Luís Farinha, Filipe Cascão, David Lopes.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Edu Monteiro (15’), Diogo Clemente (73’).

FC OLIVEIRA DO HOSPITAL: Bruno Miguel, Grácio (Wilson, 70’), J. Cardoso (Varela, 78’), Neiva (David Barreto, 77’), Luís Pinheiro (Carreira, 88’), Souza, Michel, Nascimento (Cap.), Mairlon, Pablo, Tomás Silva (Brás, 70’). 
Suplentes não utilizados: Lucas F., Fajardo, Manu. 
Treinador: Rui Santos 
Disciplina: cartão amarelo para Tomás Silva (41’), Neiva (45’+1’), Nascimento (90’+2’).  
Golos: 0-1 (Grácio, 10’); 1-1 (Edu Monteiro, 31’); 2-1 (Edu Monteiro, 34’).

Homem do jogo
Edu Monteiro ( Caldas SC)

Marcou dois bons golos em duas visitas à área adversária, e ambos na sequência de pontapés de canto apontados por Rafa Pinto - o primeiro de cabeça e o segundo com o pé esquerdo, dois golos que permitiram a reviravolta. O jovem defesa central, que desta vez jogou como lateral esquerdo, foi naturalmente o protagonista do jogo, devendo destacar-se ainda o seu bom trabalho na proteção da sua área.


;