Afonso: "Acreditamos muito naquilo que é o nosso processo"

Futsal - Seleção A

O fixo/ala de 26 anos diz que o grupo está muito motivado para continuar a crescer.

A Seleção Nacional de Futsal regressou esta terça-feira ao trabalho em Rio Maior, dando continuidade ao estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024, que será disputado no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

A Equipa das Quinas concentrou-se ao início da tarde no Centro de Estágios de Rio Maior, tendo realizado um sessão de treino sob a orientação de Jorge Braz, Selecionador Nacional.

Nesta quarta semana de trabalhos, Portugal tem os seus dois últimos jogos de preparação. A formação orientada por Jorge Braz vai defrontar o Paraguai em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, Rio Maior, 19h00 e 18h00, respetivamente).

Em declarações aos jornalistas, Afonso disse que o grupo está a crescer dia após dia: "Estamos numa fase de evolução. Sentimo-nos cada vez melhor de dia para dia e temos dado uma resposta muito positiva nos treinos e jogos. O último jogo acabou por não correr de feição, mas faz parte do processo e o importante é perceber aquilo que podemos melhorar até à competição começar. O grupo está muito motivado e feliz. E isso tem sido a base das nossas conquistas, mas também do dia a dia enquanto atletas", considerou.

O fixo/ala desvalorizou a derrota com a Ucrânia e diz que o processo e a preparação é que realmente importa neste momento: "Não sinto que seja necessário perder para corrigir as coisas. Aconteceu, resta-nos olhar para o jogo e para aquilo que temos de melhorar. Encarar essa derrota como uma fase de preparação naquilo que é o nosso processo e as nossas ideias. Logicamente sabemos que temos muita qualidade. Sabemos as nossas valências e o que valemos enquanto equipa, mas acima de tudo, acreditamos muito naquilo que é o nosso trabalho, no processo e o nosso dia a dia", acrescentou.

Desafiado a olhar para a fase de grupos do Mundial - frente a Panamá, Tajiquistão e Marrocos -, Afonso deixa um alerta sobre os adversários: "É um grupo que é importante desmistificar e que tem muita qualidade. São três seleções muito distintas e cada uma nos causará os seus problemas. Como temos encarado esta preparação é como acredito que vamos preparar o Mundial. Olhando para nós, respeitando ao máximo os adversários. Numa competição destas há muitas seleções que podem ferir ou até enganar algumas adversárias ditas mais fortes. Há que respeitar muitos os adversários e perceber que as seleções cada vez trabalham melhor e têm melhores jogadores e é dessa maneira que temos de encarar o Mundial. Cada jogo é uma conquista e não olhar para a frente. Cada jogo é uma oportunidade de não só desfrutar daquela que é a melhor competição do mundo, como de representar um país inteiro", garantiu.

 

 

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
ACREDITAÇÃO JOGOS DE PREPARAÇÃO

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

Programa da quarta semana:

28 de agosto | quarta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

29 de agosto | quinta-feira
11h00: Treino complementar
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

30 de agosto | sexta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

31 de agosto | sábado
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

01 de setembro | domingo
11h00: Treino complementar
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

02 de setembro | segunda-feira
11h00: Treino de recuperação
19h00: PORTUGAL x PARAGUAI (Pavilhão Rio Maior)

03 de setembro | terça-feira
11h00: Treino recuperação
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

04 de setembro | quarta-feira
18h00: PORTUGAL x PARAGUAI (Pavilhão Rio Maior)

05 de setembro | quinta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
Folga


;
;
27 de Agosto 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias