Zicky: "Semana de trabalho e superação"

Futsal - Seleção A

O pivô de 22 anos diz que a equipa está com todas as atenções viradas para o processo.

A Seleção Nacional de Futsal prossegue, esta quarta-feira, o trabalho em Rio Maior com uma dupla sessão de treinos, dando continuidade ao estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024, que será disputado no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
ACREDITAÇÃO JOGOS DE PREPARAÇÃO

Nesta quarta semana de trabalhos, Portugal tem os seus dois últimos jogos de preparação. A formação orientada por Jorge Braz vai defrontar o Paraguai em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, Rio Maior, 19h00 e 18h00, respetivamente).

Em declarações aos jornalistas, Zicky começou por falar sobre o período de preparação: "Esperamos uma semana cheia de trabalho e de superação. A semana passada foi muito dura, muitos treinos, muitos períodos de muita intensidade. Temos que analisar os jogos que fizemos na semana passada e trabalhar em cima disso e consoante o que queremos para o Mundial", disse.

Relativamente aos jogos de preparação, o pivô coloca o foco no processo: "Os pés vão estar sempre assentes no chão. Não desvalorizamos os jogos, mas não metemos atenções todas no resultado, mas sim no que foi o processo e no que está a ser trabalhado. Estamos a focar-nos mais nisso. Queremos estar nos índices mais elevados no primeiro jogo do Mundial", acrescentou.

Desafiado a olhar para a fase de grupos do Mundial - frente a Panamá, Tajiquistão e Marrocos -, Zicky Té diz que é importante começar com o pé direito: "O grupo está com os pés muito bem assentes na terra e temos de pensar jogo a jogo. Primeiro ganhar o primeiro jogo da fase de grupos e iniciar bem a nossa caminhada no Mundial. Só depois pensar no que vem mais à frente. Há muita vontade de começar o Mundial. Um dos pontos mais altos de qualquer jogador e seleção é disputar um Mundial e a vontade de estar lá é muita", revelou.

Questionado sobre a sua evolução desde o Mundial 2021, a sua primeira grande competição pela Seleção, o jogador de 22 anos garante que a ambição é sempre estar bem para ajudar Portugal: "Trabalho para ser melhor do que era no passado. Tenho é que continuar bem, focado em ajudar Portugal. Posso olhar para mim como aquele miúdo que teve a sua primeira grande competição no Mundial, e penso que não mudou muita coisa em termos de ambição. Quando cheguei aqui tinha a ambição de ajudar Portugal e de ser mais um a dar o seu contributo. Em nada isso mudou e penso que estou melhor do que estava, mas a ambição mantém-se igual. É ajudar Portugal, ser melhor dia após dia e estar no grupo a tempo inteiro, ajudando de que forma seja. A apoiar fora de campo ou dentro. O importante é estar bem para apoiar Portugal", reconheceu.

A fechar, Zicky foi desafiado pelos jornalistas a classificar esta equipa de 2024 como a melhor. Na resposta, o pivô mostrou respeito pelo passado: "Não diria que é a mais forte. Digo que é a seleção atual de Portugal e não fazendo comparações, uma vez que as outras seleções foram as que nos alavancaram para termos o estatuto e a qualidade que temos atualmente", concluiu.

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

Programa da quarta semana:

28 de agosto | quarta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

29 de agosto | quinta-feira
11h00: Treino complementar
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

30 de agosto | sexta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

31 de agosto | sábado
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

01 de setembro | domingo
11h00: Treino complementar
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

02 de setembro | segunda-feira
11h00: Treino de recuperação
19h00: PORTUGAL x PARAGUAI (Pavilhão Rio Maior)

03 de setembro | terça-feira
11h00: Treino recuperação
18h00: Treino – Pavilhão Rio Maior

04 de setembro | quarta-feira
18h00: PORTUGAL x PARAGUAI (Pavilhão Rio Maior)

05 de setembro | quinta-feira
11h00: Treino – Pavilhão Rio Maior
Folga


;

Notícias