Roberto Martinez: "É um novo ciclo"

Seleção A

Selecionador Nacional explicou opções para a Liga das Nações

Roberto Martinez, Selecionador Nacional, em conferência de imprensa de antevisão das partidas frente a Croácia e Escócia

- "É importante para nós acompanhar os novos talentos, mas o selecionador e a equipa técnica não têm camisolas. O Quenda vive no desequilíbrio, fez um Europeu de sub-17 muito bom, gostámos muito do que ele fez na pré-época. Adaptou-se a uma posição diferente, à responsabilidade de jogar no onze inicial do campeão de Portugal, é um jogador para vermos neste estágio como entra numa competição internacional."

- "É um novo ciclo, é o ciclo do Mundial.  A Liga das Nações é importante, jogam as melhores seleções. A situação desta lista é nova, abre a porta a jogadores que acompanhámos durante 16 ou 17 meses, o Pote fala-se muito a partir de fora, mas internamente sempre foi visto como um jogador com muito boas valências, com competência, começou a época muito bem. É importante numa equipa que ganha e merece estar na Seleção. Já esteve em muitas pré-listas, teve azar de em março de estar lesionado, mas não houve algo que tenha mudado. É opção. Durante os primeiros estágios era importante criar balneário, uma nova dinâmica, mas agora temos uma nova competição e o Pote merece estar na convocatória."

- "O importante é o dia a dia, o reconhecimento de chegar à Seleção. O Renato Veiga e o Tiago Santos tiveram desempenhos muito bons, trabalharam bem nos sub-21. O Tiago Santos foi importante no seu clube, uma equipa muito interessante. Já sobre o Cancelo, neste estágio o critério foi chamar jogadores que tivessem tido uma boa preparação de pré-época e isso deixa de fora jogadores como o Rui Patrício, o Cancelo, o Danilo, o Chico Conceição e o Matheus Nunes. É uma oportunidade para jogadores que têm ritmo e que podem mostrar as suas valências. É um momento importante para estes novos jogadores mostrarem o que podem fazer na Seleção."

- "É importante olhar para trás, na fase de apuramento do Europeu fizemos 10 jogos, agora é um estágio diferente. Fizemos o Europeu, agora é momento para utilizar mais jogadores, será uma tarefa difícil para o selecionador para o estágio de outubro, mas somos uma equipa preparada, com mais opções. A ideia é termos mais jogadores preparados para irem à Seleção. É importante no futebol de seleções ter um equilíbrio, ter sangue novo. A lista tem um equilíbrio muito bom, para olhar em frente. O futebol português tem de ter 25 ou 30 jogadores que possam jogar na seleçaão. A ideia desta lista é abrir a oportunidade a esses jogadores. O Cancelo é muito competitivo, é um vencedor, não é uma preocupação para mim que tenha um novo objetivo numa nova liga. Acho que todas as situações são pessoais, mas a experiência que já tivemos com jogadores que saíram da Europa foi positiva."



- "É muito importante, já disse muitas vezes que a formação em Portugal é a melhor da Europa. As estruturas de  sub-15, sub-17 e a Liga Revelaão são importante para dar opções e as melhores oportunidades de formação aos nossos jogadores. A Liga Revelação é muito importante, a formação em Portugal é um caso de sucesso ao nível Mundial."

- "Todos os jogadores depois dos 30 anos têm de encarar a carreira passo a passo, o nível de Ronaldo é único. A jogar ao nível que está a jogar, a ter os dados físicos que tem... É incrível. Os objetivos individuais fazem parte da carreira dos jogadores, para nós os objetivos são coletivos. O Cristiano deu tudo no Europeu, todos nós demos tudo, mas há que olhar em frente. O Cristiano é importante agora para a Seleção, mas ninguém pode falar do futuro."

-"É importante perceber que perdemos o Danilo, que não está na lista, e o Pepe. O António Silva está num patamar diferente do Eduardo Quaresma e do Tomás Araújo porque já esteve no Europeu. Fez um mau jogo contra a Georgia, mas fez um bom jogo com a Irlanda e o talento é para sempre. Existem momentos bons e maus, mas acredito no potencial do António Silva, será importante nos jogos que teremos na próxima semana."

- "A Croácia é uma equipa que tem uma ideia de jogo muito clara, uma qualidade técnica superlativa. Disputámos um particular, é diferente de um encontro oficial numa competição como a Liga das Nações. É uma equipa que quer sair do sentimento que teve durante o Europeu, é um jogo bom para nós frente a um adversário que gosta de ter bola."

- "Não, Portugal tem história nesta competição, ganhou a primeira edição. É importante dizer aos adeptos que é um formato diferente, de que gosto muito. Estamos a falar das melhores seleções da Europa a jogar olhos nos olhos, é um período muito importante. Gostaria de manter a química dos nossos adeptos com a equipa, como vimos na Alemanha. É uma competição muito importante e no balneário é um momento-chave."

- "É uma decisão médica, estava na lista mas os departamentos médicos comunicaram e considerou-se que seria melhor não o chamar. Ausente está também o Raphael Guerreiro, tivemos uma conversa. Ele fez uma boa pré-época, mas teve problemas que o levaram a ficar fora do Europeu. Precisa de recuperar os índices físicos durante os próximos meses."


;

Notícias