Alan gostou do que viu mas exige "pés no chão"
A Seleção Nacional feminina entrou com o pé direito no areal da Nazaré: 5-1 sobre a Inglaterra, no primeiro dos três jogos deste fim de semana, todos a contar para a fase regular da Liga Europeia.
Apesar da vantagem dilatada, as portuguesas demoraram a dominar as rivais e o primeiro golo só chegou… pela guarda-redes nacional. A capitã Jamila Marreiros quebrou o jejum de golos e colocou Portugal em vantagem, naquele que seria o único golo do 1.º período.
A Inglaterra quebrou, sobretudo quando viu Carolina Ferreira atirar a contar, logo no primeiro minuto do 2.º período. O 2-0 libertou Portugal, que viria a aumentar por Beatriz, antes de Carolina Ferreira voltar a fazer o gosto ao pé: 4-0 no final do 2.º período.
A Inglaterra nunca se rendeu e até conseguiu reduzir: 4-1 por Chloe Fisher, ainda com 8 minutos para jogar, mas já sem tempo para colocar a vitória de Portugal em causa. Inês Cruz fixou o resultado final, num marcador dilatado e capaz de moralizar Portugal para os embates com Ucrânia (sábado) e Polónia (domingo).
Alan Cavalcanti, Selecionador Nacional, elogiou o comportamento das suas pupilas, mas reforçou a obrigatoriedade de não perder o foco: "Foi bom! Começamos o campeonato com uma vitória boa, num jogo bem-sucedido. Foi bom para ganhar moral para os outros jogos. Mas é só o primeiro jogo; temos mais dois pela frente. Temos de nos concentrar para ficarmos na frente do grupo e conseguirmos fazer uma boa preparação para encarar a fase final em Itália. É bom entrar como uma vitória, mas temos de manter os pés no chão. Vamos ter jogos difíceis. Vamos passo a passo até Itália.”
FICHA DE JOGO
Fase Regular - Liga Europeia
Estádio do Viveiro - Jordan Santos (Nazaré)
INGLATERRA - PORTUGAL, 1-5
Equipa de arbitragem: 1.º Árbitro: Vladimir Tashkov (BUL); 2.º Árbitro: Rick Jacob (ALE); 3.ª Árbitra: Renata Jakab (HUN); Cronometrista: Davide Innaurato (ITA).
1.º Período: 0-1
2.º Período: 0-4
3.º Período: 1-5
INGLATERRA (cincos iniciais): Chloe Traves (GR), Wendy Martin, Rebecca Barron-Clark [cap.], Karima Elouath e Nicole Evans.
Jogaram ainda: Ellie Parker (GR), Alicia Povey, Chloe Fisher, Katie Scadding, Sara Catriona,
Selecionador Nacional: Steven Black.
PORTUGAL (cincos iniciais):Jamila Marreiros (GR), Ema Toscano, Inês Cruz, Cristiana Costa e Érica Ferreira;
Jogaram ainda: Bárbara Santos (GR), Andreia Silva, Carolina Ferreira, Daniela Pereira, Joana Flores, Beatriz, Marta Simões.
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti.
Golos: 0-1 (Jamila Marreiros, 5' 1P); 0-2 (Carolina Ferreira, 2P 13'); 0-3 (Beatriz, 2P 20'); 0-4 (Carolina Ferreira, 2P 24'); 1-4 (Chloe Fisher, 28'); 1-5 (Inês Cruz, 31').
FINAL DO 3.º PERÍODO. Inglaterra 1-5 Portugal
34' Daniela Pereira deixa Portugal à beira da meia dúzia, mas o remate da camisola 18 sai um tanto acima da trave de Chloe Traves.
31' GOLO DE PORTUGAL! 1-5 por Inês Cruz. Servida por Carolina Ferreira, remata forte e beneficia de um desvio de uma jogadora inglesa.
28' GOLO DE INGLATERRA! 1-4 por Chloe Fisher, a reduzir a desvantagem e a tentar relançar as inglesas no jogo.
28' Nicole Evans atira forte mas por cima, na conversão de um pontapé-livre.
25' Já se joga a última das três partes deste encontro.
Final do 2.º Período: Inglaterra 0-4 Portugal
24' GOLO DE PORTUGAL! 4-0 por Carolina Ferreira, a marcar novamente, a 3 segundos da buzina.
20' GOLO DE PORTUGAL! 3-0. Beatriz remata em arco, a guardiã Chloe Traves controla a trajetória mas acaba surpreendida por um desvio: ressalto na área, no poste... e golo!
18' Nicole Evans tenta o golo ainda antes do meio-campo, mas o remate sai bastante acima da trave.
13' GOLO DE PORTUGAL! 2-0 por Carolina Ferreira logo a abrir o 2.º período.
13' Arranca o 2.º período!
Final do 1.ª Período: Inglaterra 0-1 Portugal
12' Alicia Povey remata em posição privilegiada mas Jamila Marreiros volta a responder com reflexos apurados.
7' Cristiana Costa atira forte e quase aumenta a vantagem mas a bola bate na base do poste direito de Chloe Traves.
5' GOLO DE PORTUGAL! 1-0 por Jamila Marreiros. A guarda-redes e capitã nacional a indicar o caminho do golo às companheiras de equipa.
2' A Inglaterra cria duas situações de golo iminente logo a abrir o desafio: remate à trave logo na bola de saída e pontapé longo de Karima Elouath a obrigar Jamila Marreiros a uma intervenção vistosa.
1' Portugal e Inglaterra já jogam entre si no areal do Estádio do Viveiro - Jordan Santos. Bancadas bem compostas para apoiar as duas seleções, com natural supremacia para o público português. Rola a bola!
Mapa de Internacionalizações
Programa geral:
31 de agosto | sábado
16h45: jogo Portugal x Ucrânia (Estádio do Viveiro Jordan Santos)
1 de setembro | domingo
16h45: jogo Portugal x Polónia (Estádio do Viveiro Jordan Santos)