Leoas batem Estoril Praia

Futebol Fem. - Liga BPI

Triunfo por 3-0 no jogo inaugural da Liga BPI 2024/2025.

O Sporting venceu, nesta tarde de sexta-feira, o Estoril Praia, por 3-0, no jogo de abertura de mais uma edição da Liga BPI. A sua equipa dominou absolutamente o jogo e em todos os seus capítulos, perante um adversário que revelou algumas fragilidades defensivas neste seu regresso à principal Liga feminina. A vitória foi construída numa primeira parte de muito bom nível.

A equipa do Sporting, que há uma semana ganhou a Supertaça feminina, entrou em campo confiante e segura, nesta jornada de abertura da Liga BPI, apresentando um futebol autoritário e bastante ofensivo, logo desde o seu início, e à espera de um erro ou de uma distração do seu adversário para o surpreender. O que não demorou, diga-se. Georgia Eaton-Collins colocou a bola em profundidade, pelo centro do terreno, Telma Encarnação rececionou e tocou, de imediato, para a jovem Maísa Correia, que, apertada por uma adversária, rematou na diagonal para o golo de abertura de mais uma edição da Liga BPI, quando só estavam decorridos 3’ de jogo. 

Esse golo, madrugador, contribuiu para que o Sporting tivesse crescido no jogo, ou melhor, a sua equipa intensificou ainda mais o ataque à baliza de Adriana, apresentando um bom leque de opções ofensivas, e naturalmente as situações de golo surgiram. Brenda Pérez rematou à barra (10’), e só sete minutos depois novo golo, que se justificou, atendendo ao alto volume ofensivo então apresentado. Telma Encarnação, de pé direito, e na execução de um livre frontal, rematou ao poste, e Rita Fontemanha, na recarga, de pé esquerdo, à entrada da pequena área, fez o 2-0. Rita Fontemanha que completou hoje o jogo 150 com o emblema de leão ao peito.

Num espectáculo desequilibrado embora digno, com as duas equipas com intenções diferentes, enquanto o Sporting atacava com uma força de vontade inesgotável, o seu adversário defendia-se com grande dificuldade, há a registar ainda uma mão cheia de ocasiões, ainda na primeira parte, com Telma Encarnação, só à sua conta, a falhar três boas ocasiões para o 3-0, o que não é habitual, mas o que é certo é que a avançada ex-Maritimo fez o golo (45’+3’), de pé esquerdo, e na sequência de uma excelente jogada de Ana Borges pelo corredor direito.

Com a vitória garantida, ainda no fecho do primeiro tempo, a treinadora Mariana Cabral optou por uma justa gestão nos últimos 45’ - três substituições aos 60’ -, o que se compreende, pois na quarta-feira há novo jogo, desta vez para a Liga dos Campeões com o Eintracht Frankfurt. O que é certo é que o Sporting continuou a acumular oportunidades de golo neste segundo tempo - três delas claríssimas e com estas protagonistas: Telma Encarnação (53’), Jacynta Gala (62’) e Brenda Perez (79’) - perante um adversário que, desta vez, se posicionou um pouco melhor no terreno de jogo, mas que nunca revelou qualquer capacidade de reação - o seu único remate, fraco, à baliza de Hannah Seabert surgiu no último minuto. Aliás, o resultado só não cresceu neste segundo tempo porque a guarda-redes Adriana teve duas defesas de alto nível a remates de Jacynta Gala e Brenda Perez.

SPORTING 3-0 ESTORIL PRAIA (3-0 ao intervalo)

Liga BPI
Jornada 1
Estádio Aurélio Pereira

Árbitra: Leonor Paiva
Árbitras assistentes: Dulce Soares e Vera Correia
Quarta árbitra: Silvia Lizeu

SPORTING: Hannah Seabert, Georgia Eaton-Collins, Rita Fontemanha, Ana Borges (Cap.) (Beatriz Fonseca, 60’), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Jacynta Gala, 60’), Diana Silva, Telma Encarnação (Ana Capeta, 60’), Andreia Bravo, Maísa Correia (Vera Cid, 71’), Alícia Correia (Filipa Ribeiro, 71’).
Suplentes não utilizadas: Catriona Shepard, Andrea Norheim, Brittany Raphino, Maiara Niehues.
Treinadora: Mariana Cabral
Disciplina: cartão amarelo para Andreia Bravo (49’).

ESTORIL PRAIA: Adriana, Godoi (Inês Duarte, 65’), Mafalda, Patrícia, Lara (Mariana, 74’), Pocinho, Licia, Íris F. , Sarah Brasero, Marta (Bibocas, 55’), Sara Brasil (Cap.).
Suplentes não utilizadas: Isabel Peixeiro, Carlota, Pacheco, Leonor Cruz.
Treinador: Nuno Ventura
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 1-0 (Maísa Correia, 3’), 2-0 (Rita Fontemanha, 17’), 3-0 (Telma Encarnação, 45’+3’), Mulher do jogo: Telma Encarnação (Sporting)

Telma Encarnação (Sporting) destacou-se

A jovem avançada fez o terceiro golo, de pé esquerdo, concluindo, assim, uma excelente jogada de Ana Borges. A ex-Marítimo esteve muito em ação, como é seu hábito, perturbando bastante a ação da defesa do Estoril, e ainda dispôs de mais algumas ocasiões para marcar, três pelo menos,  mas há que dar igualmente mérito às suas adversárias.

 


;

Notícias