VITÓRIA LUSA NUM FESTIVAL DE GOLOS

Futebol Praia - Seleção A

Heróis da Areia superam Bielorrússia

Portugal e Bielorrússia deram espectáculo para casa-cheia no Estádio do Viveiro - Jordan Santos. O jogo foi tão intenso que a incerteza quanto ao vencedor arrastou-se até ao apito final, perante o entusiasmo das centenas de adeptos que lotaram o recinto... e não arredaram pé, nem mesmo quando a chuva começou a cair. 

Depois dos 7-0 infligidos pela Espanha no dia anterior, a Bielorrússia entrou na quadra disposta a limpar a face. E não demorou muito: Artsemi Drozd marcou o primeiro golo logo aos 2 minutos e Portugal percebeu que tinha mesmo de arregaçar as mangas. Rui Coimbra empatou, Léo Martins deu a volta ao jogo e os Heróis da Areia saíram do 1.º período em vantagem. 

Só que a Bielorrússia nunca aceitou a condição de derrotado e atirou-se ao empate com unhas e dentes. E foi assim que o jogo entrou em modo de parada e resposta: Hardzetski empatou a duas bolas, Jordan Santos recolocou Portugal na frente e Ryabko voltou a igualar a partida: 3-3 no marcador, tudo isto em dois minutos. Mas havia mais para acontecer, ao mesmo ritmo: Miguel Pintado assina o 4-3, a Bielorrússia empata, Bê Martins faz o gosto ao pé, mas Novikau empata na bola de reposição e fecha o 2.º período com 5-5 no placard. 

Bê Martins assinou o segundo da sua conta pessoal, quando o cronómetro marcava ainda 7 minutos para jogar. A Bielorrússia esbarrou na atenção do guardião Pedro Mano e Portugal esteve mais perto de marcar, mas também não conseguiu 'matar' o jogo, muito por culpa do guardião Avgustov, que entrou nos minutos finais e ainda travou um penálti de Jordan Santos. Contas feitas, vitória difícil mas justa para a nossa Seleção Nacional.

Os Heróis da Areia regressam à quadra amanhã, fechando a fase regular da Liga Europeia com um duelo frente à seleção de Espanha, agendado para as 18 horas.

Mário Narciso elogiou o comportamento dos jogadores, deu os "parabéns à Bielorrússia" e voltou a agradecer ao público da Nazaré após mais uma lotação esgotada. 

Eis as declarações exclusivas do Selecionador Nacional, ao fpf.pt: “Sabíamos que os jogos contra a Bielorrússia são sempre muito difíceis. Quem viu o jogo deles com a Espanha (derrota por 7-0), talvez pensasse que isto ia ser uma pêra-doce… Mas não! Nós sabíamos que não porque percebemos que eles não tinham estado ao nível em que costumam exibir-se. Se calhar, estavam muito cansados dos muitos jogos que têm tido. A verdade é que hoje a Bielorrússia foi aquela equipa à qual estamos habituados: bons jogadores, muito fortes fisicamente, com jogadas muito bem elaboradas e muito treinadas. Portanto, foi uma boa vitória! Só estivemos atrás no marcador no início, porque eles marcaram logo a abrir. Depois virámos o jogo e eles andaram sempre atrás de nós. Foram conseguindo os seus golos e nós até podíamos ter evitado alguns. Mas só há golos porque há erros. Se as coisas forem sempre bem feitas, isto era sempre ‘zero a zero’. Parabéns também à equipa da Bielorrússia. Estádio cheio? Acontece sempre que Portugal joga e nós ficamos sempre muito satisfeitos porque dá outro incentivo aos jogadores. Os meus agradecimentos ao pessoal aqui ao pessoal da Nazaré, que tem comparecido sempre. Aliás, não só comparece como também apoia do princípio ao fim”.

 

 

Final do 3.º período. Portugal-Bielorrússia 6-5

35' Jordan bate um penálti forte e colocado mas Avgustov voa para uma defesa espectacular. Defende e mantém a incerteza no marcador.

35' Falta durinha de Novikau sobre Jordan Santos e penálti para Portugal.

32' O guardião Pedro Mano também tenta a sua sorte, mas o guarda-redes bielorruso não facilita. Avgustov entrou a frio mas já negou dois golos ao guarda-redes português

30' De baliza a baliza, Ustsinovich tenta o golo mas Pedro Mano bloqueia a bola com uma intervenção atenta, mesmo sendo carregado em falta.

29' Golo de Portugal! 6-5: mais um belo momento de Bê Martins, a surpreender o guarda-redes bielorrusso e devolver a vantagem a Portugal.

29' Grande defesa de Ustsinovich, a sacudir a bola com uma palmada e a evitar aquele que seria mais um golo de Jordan Santos.

28' Léo Martins remata forte e rasteiro, a bola ressalta no solo e quase entra na baliza. Quase...

25' Já se joga o 3.º e último período. 

Final do 2.º período. Portugal-Bielorrússia 5-5

24' Hardzetski brilha de novo, mas agora em missão defensiva: salva um golo em cima da linha e evita outro logo a seguir.

24' Bicicleta de Hardzetski sai acima da trave.

22' Golo da Bielorrússia! 5-5 Toma lá, dá cá! Novikau empata o jogo, logo na reposição.

22' Golo de Portugal! 5-4 Momento genial de Bê Martins, a recolocar Portugal na frente.

21' Léo Martins também não falha por muito, na sequência de um pontapé-livre, ainda antes do meio-campo.

20' Jordan Santos dispara de longe mas a bola sai ligeiramente ao lado da base do poste esquerdo.

17' Golo da Bielorrúsia! 4-4: A Bielorrússia não desarma e força um autogolo de Vasco Gonçalves. 

16' Golo de Portugal! 4-3: Miguel Pintado atira a contar, depois de uma combinação perfeita com Pedro Mano e Bernardo Lopes.

15' Bê Martins acerta na trave! Está de loucos este jogo!

14' Golo da Bielorrússia! 3-3: Anatoly Riabko atira a contar, com um remate fortíssimo.

14' Golo de Portugal! 3-2: Jordan Santos recoloca Portugal na frente.

13' Golo da Bielorrússia! 2-2: Hardzetski não perdoa e empata o jogo.

13' O árbitro assinala falta de Jordan sobre Hardzetski. Penálti para a Bielorrússia.

13' Arranca o 2.º período.

Final do 1.º Período. Portugal-Bielorrússia 2-1

10' Golo de Portugal! 2-1: Léo Martins pedala na bicicleta e dá a volta ao marcador. Jogada bonita a terminar com um golo espectacular.

7' Golo de Portugal! 1-1: Rui Coimbra mergulha e marca de cabeça, empatando o jogo.

6' Duarte Algarvio remata forte, a bola ressalta na areia mas o guardião bielorrusso opôs à tentativa nacional.

6' Cartão amarelo a Bokach por falta sobre Duarte Algarvio.

3' Rui Coimbra fica perto do empate mas vê Ustsinovich fazer uma grande defesa.

2' Golo da Bielorrússia! 0-1: Drozd materializa a ameaça, com o primeiro golo da partida.

1' O jogo arranca com uma bola no poste de Pedro Mano.

Início do 1.º Período. Portugal-Bielorrússia 0-0
À semelhança dos jogos anteriores, cumpriu-se um Minuto de Silêncio em memória dos militares da GNR falecidos na sequência da queda do helicóptero que os transportava.

 

FICHA DE JOGO

Fase Regular - Liga Europeia
Estádio do Viveiro - Jordan Santos (Nazaré)

PORTUGAL - BIELORRÚSSIA 
1.º Período: 2-1
2.º Período: 5-5
3.º Período: 6-5

Árbitro: Vladimir Tashkov (Bulgária)

PORTUGAL (cinco inicial):  Pedro Mano (gr), Coimbra (cap.), Jordan Santos,  Bê Martins, Léo Martins.
Suplentes: Rúben Regufe (gr), Bernardo Lopes, Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Vasco Gonçalves e Miguel Pintado.
Selecionador Nacional: Mário Narciso.

Bielorrússia (todos os convocados): Uladzimir Ustsinovich (gr), Artsemi Drozd, Yury Piatrouski,  Yauheni Novikau, Vadzim Bokach.
Suplentes: Mikhail Avgustov, Anton Akulich, Anatoliy Ryabko, Yahor Hardzetski,Mikita Chaikouski, Aleh Hapon, Ivan Kanstant,
Selecionador Nacional: Nicolas Alvarado.

Golos: 0-1 Drodz (2' 1P), 1-1 Rui Coimbra (7' 1P), 2-1 Léo Martins (10' 1P); 2-2 Hardzetski (13' 2P gp); 3-2 Jordan Santos (14' 2P), 3-3 (Ryabko, 14' 2P) , 4-3 Miguel Pintado, 16' 2P), 4-4 (auto golo Vasco Gonçalves, 17' 2P), 5-4 Bê Martins (22' 2P), 5-5 Novikau (22' 2P), 6-5 (Bê Martins, 29' 3P)
Disciplina: Cartão amarelo a Bokach (6' 1P), Jordan Santos (14' 2P), Pedro Mano (18' 2P), Drozd (24' 2P), Nicolas Alvarado (33' 3P).

Já com a qualificação para a fase final da Liga Europeia garantida, Portugal quer fechar a fase regular em beleza, mas para isso tem de vencer hoje e amanhã, para dar continuidade ao triunfo de ontem. A Seleção Nacional venceu a Alemanha, no primeiro dos três desafios agendados para este fim de semana. 

Este sábado, os Heróis do Mar defrontam a Bielorrússia, que ontem perdeu com Espanha (7-0). O objetivo, esse é o de sempre: ganhar. Mário Narciso reforçou esta necessidade, com uma afirmação tão peculiar quanto incisiva. "A cara de quem ganha, não é igual à de quem perde", reconheceu o Selecionador Nacional, ainda a propósito do triunfo sobre a Alemanha. 

"Já estamos apurados, mas convém sempre ganhar", avisou Mário Narciso, assumindo que "Portugal tem todas as condições para fazer um bom Campeonato da Europa".

O duelo com a Bielorrússia tem início marcado para as 18 horas, no Estádio do Viveiro - Jordan Santos, de porta aberta a todos os adeptos. 

 

Mapa de internacionalizações

Lista de convocados:

Guarda-redes: Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre), Rúben Brilhante (SC Braga) e Vasco Gonçalves (GRAP).
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)

Programa geral:

30 de agosto
Alemanha - Portugal 1-5

31 de agosto | sábado
Portugal - Bielorrússia 6-5

1 de setembro | domingo
18h00: Jogo: Portugal vs. Espanha
Dispensa após jogo


;

Notícias