Vitória expressiva do Braga

Futebol Fem. - Liga BPI

Triunfo por 6-1 com o Famalicão

O SC Braga goleou, nesta manhã de domingo, o FC Famalicão (6-1), no seu jogo de estreia nesta nova edição da Liga BPI. A sua equipa apresentou-se forte e competente, recorrendo a um futebol ofensivo prático e eficaz, perante um adversário que revelou algumas fragilidades defensivas, mas que soube sair com habilidade para o contra-ataque.

O início do jogo não poderia, aliás, ser mais feliz para a equipa do SC Braga: Zoi Van De Ven, logo aos 5’, colocou a sua equipa em vantagem e com um grande golo, repita-se, um grande golo. A capitã Lau foi desarmada pela holandesa, que, de imediato, avançou pela zona central do terreno, e, a meio do meio-campo, fez um fantástico  “chapéu, beneficiando naturalmente do adiantamento da guarda-redes Palha. Antes do golo, Malu Schmidt falhou um penalty (2’), com um remate rasteiro junto ao poste, e a castigar uma falta de Sofia Almeida sobre Taty Sena.

Na situação de vantagem tão cedo conseguida, o SC Braga embalou para uma exibição segura e confiante, actuando no meio campo contrário, e, sem grande esforço, construiu três ótimas oportunidades de golo - duas delas por Zoi Van De Ven (10’ e 17’) e a outra por Manjou Wilde (16’) - mas a segurança de Palha impediu novos golos. O FC Famalicão revelava, nesta primeira fase, fragilidades na defesa da sua grande área, é um facto, mas conseguia sair com naturalidade para o contra-ataque, e muito por ação de Borges e Diana Meriva, que, num desses lances, construíram o golo do empate (19’) - um bom golo, registe-se. Borges colocou a bola em Meriva que, com um toque subtil, surpreendeu Patrícia Morais.

O SC Braga reagiu, de imediato, a esse golo do empate, e, num ápice, voltou a  jogar bem à bola, apresentando um bom leque de recursos ofensivos, sempre com voz de comando de Zoi Van De Ven, e com uma grande influência de Sissi, Taty Sena e Malu Schmidt. Com uma dinâmica ofensiva poderosa, a sua equipa voltou a marcar por mais três vezes, antes do fecho da primeira parte, e com golos da brasileira Taty Sena e Malu Schmidt (2).

Com o último quarto de hora de ótima qualidade, as locais decidiram o jogo, garantindo uma confortável vantagem de três golos, perante um adversário que, como já ficou dito, apresentou problemas na sua defesa, mas que se mostrou muito prático nas saídas para o contra-ataque.

A segunda metade já não foi tão entusiasmante, é verdade, muito provavelmente pela significativa vantagem conseguida, mas o SC Braga nunca deixou de assumir a iniciativa do jogo, de jogar ao ataque, embora já não de uma forma tão efetiva e persistente, de acumular novas ocasiões de golo, e contra uma equipa, que, desta vez, conseguiu posicionar-se melhor no terreno do jogo.  Apesar deste melhor acerto defensivo, o FC Famalicão não conseguiu evitar mais dois golos (74’), de novo de Taty Sena, com um excelente golpe de cabeça, à entrada da pequena área, e na sequência de um cruzamento de Carolina Rocha; e um outro (83’), este na própria baliza e de Nardone, mas com influência direta de Taty Sena.

Ficha de Jogo

SC BRAGA 6-1 FC FAMALICÃO (4-1 ao intervalo)

Liga BPI
Jornada 1
Estádio Municipal 1. Maio

Árbitra: Sandra Bastos
Árbitras assistentes: Taisa Tavares e Beatriz Silva
Quarta árbitra: Patrícia Ferreira

SC BRAGA: Patrícia Morais, Mariana Azevedo, Ana Rute, Ellie Walker, Sissi Ribeiro (Mylena, 70’) , Zoi Van De Ven (Carolina Rocha, 70’), Dolores Silva (Cap.), Manjou Wilde (Vânia Duarte, 77’), Dani Silva, Taty Sena (Ana Maria Markovic, 83’), Malu Schmidt (Rola Badawiya, 83’).
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Maria Leonor Miller, Maria Negrão.
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: nada a assinalar

FC FAMALICÃO: Palha, Kayla Gonçalves, Sofia Almeida, Lau (Cap.) (Joana Ribeiro, 83’), Eugénia Nardone, Sabina Di Muro (Diana Gomes, 62’), Mafalda Nunes (Victoria Pereira, 72’), Lionilde Rodrigues, Rita Dias (Rita Lang, 72’), Kleydiana Borges (Eva Sampaio, 83’), Diana Meriva.
Suplentes não utilizadas: Mariana Lima, Maria Teixeira, Mariana Simães, Matilde Borges.
Treinadora: Rita Castro e Silva
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 1-0 (Zoi Van De Ven, 5’), 1-1 (Diana Meriva, 19’), 2-1 (Taty Sena, 29’), 3-1 (Malu Schmidt, 43’), 4-1 (Malu Schmidt (45’+1’), 5-1 (Taty Sena, 74’), 6-1 (Eugenia Nardone, na própria baliza).
Mulher do jogo: Taty Sena (SC Braga)

Mulher do jogo

Taty Sena ( SC Braga)

A avançada brasileira fez dois golos nesta goleada: o primeiro deles concluiu, na área, de pé direito, e na sequência de um cruzamento de Sissi; o segundo é um excelente golpe de cabeça, à entrada da pequena área, e depois de um cruzamento de Carolina Rocha. Taty Sena ainda fez duas assistência para os golos de Malu Schmidt e teve participação ativa no auto-golo de Nardone. Fica justificada a distinção com números tão fortes.

Clique aqui par consultar todos os resultados


;

Notícias