Miguel Velosa garantiu a vitória
O Caldas SC venceu, neste fim de tarde de domingo, a UD Santarém, por 1-0, com golo de Miguel Velosa, no fecho do primeiro tempo. Com esta vitória, a equipa de José Vala deu um grande salto na classificação, ocupando agora o 2. lugar. O bom trabalho defensivo foi fundamental para a conquista de mais três pontos.
As duas equipas, que entraram este domingo à tarde em campo com os mesmos pontos (6), embora a UD Santarém com menos um jogo, assumiram atitudes diferentes e logo desde o início: enquanto a UD Santarém, promovida esta época à Liga 3 e ainda invencível em casa, se atreveu bastante no ataque, recorrendo a um futebol fluído e prático, mas sem criar ocasiões de golo na primeira parte, já o seu adversário apresentou-se mais contido, ou melhor, privilegiou a defesa da sua área, mas sem deixar de ativar o contra-ataque sempre que lhe foi possível; o que foi feito de forma prática e simples e sobretudo no primeiro tempo.
A equipa de Carlos Fernandes investiu sobretudo no seu flanco direito, com Pierre Sagna e Juninho muito em ação, a avançarem com coragem no terreno de jogo, e, por força das suas boas combinações, conseguiram por vezes perturbar a bem organizada defesa contrária. Juninho, no fecho do primeiro quarto de hora, dispôs de uma boa ocasião, mas o seu remate saiu fraco e à figura de Luís Lopes. O ataque da UD Santarém revelou-se mais operacional, é um facto, mas não conseguiu encontrar soluções credíveis para vencer a defesa do Caldas SC, que, nesta primeira parte, não passou por nenhum momento de preocupação.
Os visitantes, que colocaram as suas preocupações na defesa da sua baliza, nunca deixaram de visitar a área contrária, e, num desses contra-ataques, chegaram ao golo. Mérito de Miguel Velosa que, com um remate de pé direito, já na área, em zona frontal, fez o 1-0, aos 45’, e depois de ter ganho um ressalto. O Caldas SC chegava assim ao intervalo a vencer, pela diferença mínima, e com uma eficiência notável: um remate e um golo e num lance de inspiração do seu extremo esquerdo Miguel Velosa, que tem sido muito influente neste início de época.
Como seria se esperar, a UD Santarém atacou muito mais na segunda metade e pressionou bastante o seu adversário, mas, como já se tinha verificado até então, encontrou sempre uma forte resistência, dificultando assim o seu trabalho na procura, pelo menos, do empate. Apesar de tudo, os locais conseguiram criar alguns lances perigosos, registando-se, sobretudo, um remate de Leandro Alves (59’), na execução de um pontapé livre, mas aí o guarda-redes Luís Lopes correspondeu com uma excelente defesa.
O treinador Carlos Fernandes tentou insuflar novo ânimo no seu ataque, nos últimos 20’, promovendo três substituições, mas sem resultados práticos. Apesar do excelente comportamento defensivo do Caldas SC, e principalmente do seu guarda-redes, Luís Lopes, os locais dispuseram de duas boas ocasiões para o empate nos últimos minutos - Ruben Araújo rematou à barra (87’) e Pierre Sagna, muito bem colocada na área, rematou ao lado.
FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM, 0 CALDAS SC, 1
( 0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série A 2024/25
Jornada 5
Campo Chã das Padeiras
Árbitro: Luís Máximo
Árbitros assistentes: Ângelo Correia e Daniel Vicente Quarto árbitro: Paulo Afonso
UD SANTARÉM: Nuno Hidalgo, Pierre Sagna, Alcobia, Jaime Simões, Pedro Araújo, Apolinário (Cap.) (Hamed, 61’), Guedes (Diogo Brás, 70’), Juninho (Bruno Figueiredo, 83’), Tangus Gastão (Ruben Araújo, 70’), Leandro Alves, João Ricardo (Diogo Balau, 70’).
Suplentes não utilizados: Gustavo Galil, Ken Bastian, Marco Grilo, Ricardo Fernandes.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Carlos Fernandes, treinador (52’), Pierre Sagna (81’), Leandro Alves (90’+2’).
CALDAS SC: Luís Lopes, Yordy Marcelo, Pepo (Gonçalo Barreiras, 84’), Thomas Militão (Cap.), Diogo Clemente (Filipe Cascão, 84’), Miguel Velosa (Ricardo Alexandre, 72’, Nuno Januário, 84’), Rodrigo Dias, Kevin Dias, Rafa Pinto (Ebah Viegas, 65’), Edu Monteiro, João Rodrigues.
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, David Pisco, Luís Farinha, Júlio Sousa.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Yordy Marcelo (58’).
Golos: 0-1 (Miguel Velosa, 45’),
Homem do jogo: Miguel Velosa ( Caldas SC)
Homem do jogo
Miguel Velosa (Caldas SC)
O jovem avançado voltou a ser determinante, desta vez ao marcar o único golo do jogo, o que contribuiu para que o Caldas SC ocupe o segundo lugar da série B da Liga 3 Placard. Nesta importante vitória há a registar o ótimo trabalho defensivo de toda a equipa e, também aí, Miguel Velosa deu a sua forte contribuição.