A Equipa das Quinas registou uma igualdade (1-1) no último jogo de preparação para o Mundial 2024.
A Seleção Nacional de Futsal empatou, esta quarta-feira, a um golo, com a equipa do Paraguai, no último encontro de preparação para o Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que se realiza no Uzbequistão.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, esteve a assistir à partida, assim como Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto.
A partida realizou-se no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior e contou com transmissão em direto no Canal 11. No primeiro encontro, as duas seleções também empataram, mas a dois golos.
FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande determinação e com muita intensidade. Aos 2’, perda de bola do Paraguai, recuperação de Bruno Coelho e Afonso atira aos ferros, num lance de enorme perigo. Dois minutos depois, grande defesa de Edu a remate de Francisco Martínez. De seguida, André Coelho e Erick quase fizeram mais um. Portugal ia conseguindo impor o seu jogo, tentando sair da pressão forte dos sul-americanos. Aos 7', a Equipa das Quinas marcou mesmo. Grande jogada coletiva de Portugal a sair da pressão e Tiago Brito assiste João Matos para o 1-0.
O Paraguai respondeu de imediato com um lance ameaçador, com Edu a parar o remate de Emerson Mendéz. A fechar a primeira parte, Tomás Paçó quase aumenta a contagem em duas ocasiões. Na primeira, aproveita um erro de construção do Paraguai e remate para defesa apertada. Na segunda, um remate seu esteve perto de entrar na baliza, mas Kutchy inadvertidamente desvia a bola.
Na segunda metade do encontro, o Paraguai conseguiu empatar nos minutos iniciais, com Emerson Mendéz a aproveitar uma perda de bola lusa. Na resposta, João Matos esteve quase a recolocar Portugal na frente. Aos 26', a formação orientada por Jorge Braz falhou o segundo golo por pouco. Zicky agarra uma bola perdida na área e serve Tiago Brito, mas o remate do camisola 13 saiu ao lado. Portugal estava muito bem nesta fase, criando várias ocasiões de golo. Aos 28', André Correia é obrigado a aplicar-se, negando o golo aos paraguaios.
Aos 33', Pany criou perigo com um remate no seguimento de uma bola parada. Pascottini, instantes depois, também incomodou André Correia. Pelos 36', Bruno Coelho atirou ao lado depois de uma jogada de apoio no pivô Zicky. Até ao final, a Equipa das Quinas ainda dispôs de algumas situações de golo, mas Giovanni González respondeu sempre bem.
Lista final para o Mundial será conhecida nesta quinta-feira
Os 14 convocados para o Campeonato do Mundo serão anunciados nesta quinta-feira. Recorde-se que Jorge Braz tem neste momento 15 jogadores à disposição, após a dispensa de Pauleta por lesão muscular.
Estágio prossegue em Oeiras antes da viagem para o Uzbequistão
Depois de uma folga nesta sexta-feira, a Equipa das Quinas volta a concentrar-se neste sábado (7 de setembro), em Oeiras, para a derradeira etapa de preparação. Estão agendados quatro treinos no Pavilhão dos Leões de Salvo antes da viagem para o Uzbequistão (10 de setembro).
Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
Ficha de jogo
Jogo de preparação
Campeonato do Mundo FIFA Futsal 2024
Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
Árbitros: Miguel Castilho e Filipe Duarte
Terceiro árbitro: Rúben Santos
Cronometrista: Filipa Prata
PORTUGAL 1–1 PARAGUAI (1-0 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Edu, João Matos - Cap., Afonso, Bruno Coelho e Tiago Brito
Jogaram ainda: Bernardo Paçó, André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Pany, Lúcio Rocha, Kutchy, Fábio Cecílio, Erick e Zicky
Treinador: Jorge Braz
Golos: João Matos (7')
Disciplina: cartão amarelo a Zicky (25')
PARAGUAI (cinco inicial): Giovanni González, Emerson Méndez, Javier Salas, Arnaldo Baéz e Francisco Martínez,
Jogaram ainda: Igor Insfrán, Marcio Ramírez, Damián Mareco - Cap., Aldo Amarilla, Alan Rojas, Lucas Suárez, Pedro Pascottini, Hugo Martínez e Jorge Espinoza
Treinador: Carlos Chilavert
Golos: Emerson Mendéz (22')
Disciplina: cartão amarelo a Jorge Espinoza (25'), Giovanni González (26') e a Carlos Chilavert (35')