Declarações após o empate entre Portugal e Paraguai (1-1).
A Seleção Nacional de Futsal empatou, esta quarta-feira, a um golo, com a equipa do Paraguai, no último encontro de preparação para o Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que se realiza no Uzbequistão.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, esteve a assistir à partida, assim como Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto.
FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
A partida realizou-se no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior e contou com transmissão em direto no Canal 11. No primeiro encontro, as duas seleções também empataram, mas a dois golos.
No final da partida, Jorge Braz, João Matos e Bruno Coelho destacam o processo e mostraram-se convictos de uma excelente resposta no Mundial.
Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"O que interessa é a forma como nos estamos a preparar, a forma como jogou toda a gente e a maneira como testámos várias coisas. Não é pelo resultado. Eu confio muito no que sinto e estou satisfeito no final destes sete jogos de preparação. Este jogo deu empate, mas houve atitude e uma forma de ser e de estar muito interessante"
"Este mês de preparação foi fantástico, não há nada a apontar no compromisso e no foco. Tudo o que falámos no primeiro dia de estágio aconteceu e foi cumprido. Isso deixa-me extremamente satisfeito. Queremos sempre mais, acrescentar foi a palavra de ordem todos os dias. Teremos mais duas semanas até ao primeiro jogo do Mundial para acrescentar ainda mais. Muito satisfeito com este mês de trabalho"
"A ambição é ficar até ao fim. O que eu peço é que estejam todos bem no dia em que começa o Mundial. Vou até ao fim do Mundo com os 14 que vão estar no Mundial"
Bruno Coelho em discurso direto:
"O que importa agora é preparamo-nos bem para o Mundial. Claro que queríamos vencer e terminar os jogos de preparação com uma vitória, mas estamos satisfeitos pelo nosso processo. O balanço é muito positivo. Infelizmente o Pauleta deixou-nos por lesão, mas o grupo é fantástico e estamos confiantes para o Mundial. Sabemos para onde queremos ir. Mais do que o resultado, o que realmente conta agora é o processo. O nosso foco está em estar bem a partir do dia 16 e as nossas atenções já estão viradas para aí"
"A mensagem que quero passar é: acreditem em nós Estamos numa fase de preparação e estamos confiante para alcançar os nossos objetivos"
João Matos em discurso direto:
"Fizemos um jogo mais bem conseguido do que o primeiro. Faltou-nos alguma profundidade e eficácia. Tivemos boas oportunidades de golo, mas não conseguimos concretizar. Temos ainda de refinar os esquemas táticos, que sabemos que são momentos-chave e que podemos tirar proveito. No entantos, sabemos que os resultados pouco contam nesta fase. O que interessa é a nossa preparação e organização."
"Vamos com tudo para o Mundial. Muito cientes do nosso objetivo e da nossa responsabilidade. Acima de tudo, sabemos o que queremos: jogo após jogo dar o nosso melhor. É isso que nos caracteriza e foi isso que nos levou a tocar o céu uma primeira vez. Temos de continuar aguerridos e sentir muito o que é ser português. Não vale a pena pensar em revalidações de títulos, o que importa é o jogo com o Panamá".
Lista final para o Mundial será conhecida nesta quinta-feira
Os 14 convocados para o Campeonato do Mundo serão anunciados nesta quinta-feira. Recorde-se que Jorge Braz tem neste momento 15 jogadores à disposição, após a dispensa de Pauleta por lesão muscular.
Estágio prossegue em Oeiras antes da viagem para o Uzbequistão
Depois de uma folga nesta sexta-feira, a Equipa das Quinas volta a concentrar-se neste sábado (7 de setembro), em Oeiras, para a derradeira etapa de preparação. Estão agendados quatro treinos no Pavilhão dos Leões de Salvo antes da viagem para o Uzbequistão (10 de setembro).
Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.