Cidade do Futebol recebe os campeões Luna Galaxy

eFootball

Fernando Gomes entrega troféu a equipa de Diogo Jota. JAfonso homenageado.

A Cidade do Futebol foi o palco, esta sexta-feira, de uma cerimónia de homenagem aos campeões nacionais de efootball, a equipa Luna Galaxy, e ao novo campeão mundial, JAfonso.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e Diogo Jota, internacional AA português e dono da equipa campeã, marcaram presença no evento de celebração dos eSports em Portugal.

Recorde-se que o conjunto liderado por Jota, sagrou-se campeão nacional, em julho de 2024, ao bater a equipa do FC Famalicão por três jogos a um, na final da Taça Masters, principal competição de clubes de futebol virtual da FPF.

No percurso até à final, a Luna Galaxy, orientada por Armando Vale, eliminou nos oitavos de final a formação do Tourizense, nos quartos-de-final a equipa do Benfica e nas meias-finais os campeões de 2023, a Betclic Apogee, com destaque para as exibições de JAfonso, que conquistou o prémio de melhor jogador da competição.

Na hora dos discursos, o coordenador da FPF eSports, Raúl Faria, salientou os mais de 250 mil atletas de futebol virtual no nosso país, elogiando o trabalho da Luna Galaxy, em específico do seu principal impulsionador, Diogo Jota, por provar que “é possível ser um craque no futebol, mas também como presidente de um clube de efootball”.

Já Fernando Gomes, presidente da FPF, lembrou o momento da criação desta modalidade: “em 2017 decidimos criar a divisão de eSports da FPF. O eSports vinha a assistir a um crescimento muito significativo. Por isso, decidimos convidar o Raúl para desenvolver esta vertente desportiva. É óbvio que o que temos assistido ao longo dos anos é o crescimento da modalidade, tanto que a FIFA incluiu nos seus estatutos o desenvolvimento do futebol virtual, tal como fizemos na FPF". 

O líder federativo evidencia o "imenso gosto por tomarmos essa decisão, apoiamos em termos de desenvolvimento e estamos muito satisfeitos com o trabalho".

Fernando Gomes termina com uma palavra a "Diogo Jota que desde muito cedo tomou a decisão de criar esta equipa, congratular a decisão estratégica de se juntar a esta modalidade . Transmito-te da nossa parte o imenso gosto de estar aqui para entregar o troféu conquistado pela equipa, como pelo resultado extraordinário do João Vasconcelos ao se sagrar campeão mundial”.

Diogo Jota, dono da equipa campeã, inicia a sua intervenção por agradecer ao presidente da FPF a homenagem e o trabalho realizado pelo organismo neste campo, afirmando ainda “que é um apoio que muitos países não o fazem, o que permite que estes rapazes desenvolvam as suas capacidades”.

O internacional português elogia o seu atleta campeão mundial: “ao JAfonso um título desta magnitude é sempre de louvar. Da minha parte vamos continuar a investir e acreditar, pois ainda tem muito para crescer. Estamos aqui para continuar nesta luta”.

Mas o dia estava ainda reservado para homenagear o melhor jogador da Taça Masters e campeão do mundo: João Vasconcelos, mais conhecido no mundo dos eSports como JAfonso.

JAfonso agradece “a toda a equipa e ao Diogo Jota por ter confiado em mim há uns anos. Isto não seria possível sem eles. Muito feliz por esta conquista, não só a nível individual, mas também coletiva. Agradecer à Federação Portuguesa de Futebol pois foi o maior formador de futebol virtual, se não fosse a aposta da FPF não estaria aqui. Espero que possam continuar e espero continuar a fazer história".

O "melhor do mundo" finaliza com uma promessa: "espero voltar aqui como bicampeão do mundo e nacional. Não é por ter sido campeão do mundo uma vez que está acabado, queremos sempre mais”.


;
;
6 de Setembro 2024
Foto

Diogo Pinto / FPF

Notícias