Equipa das Quinas treinou pela última vez, antes da partida diante da Croácia.
A Seleção Nacional Sub-21 realizou, esta segunda-feira, a derradeira sessão de trabalhos antes da partida de qualificação para o Europeu, agendado para esta terça-feira, em Karlovac, às 18h00 de Portugal Continental. O encontro terá transmissão em direto no Canal 11.
Recorde-se que Portugal é primeiro classificado do Grupo G, com 18 pontos somados em sete partidas, seguida da Croácia (16 pontos em sete jogos), Grécia (com 14 pontos em oito jogos), das Ilhas Faroé (com sete pontos em seis jogos), da Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e de Andorra (com três pontos em oito jogos).
No seu percurso, a Equipa das Quinas conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).
Antes do treino, o Selecionador Nacional Rui Jorge e Henrique Araújo falaram à comunicação social. O Selecionador Nacional elogiou o adversário desta terça-feira e garante que apenas a melhor versão portuguesa conseguirá assegurar os três pontos. "Espero um bom jogo até porque há uma excelente equipa do outro lado também, com jogadores com elevada qualidade técnica, boa relação com bola - equiparada à nossa nesse aspeto - e teremos de estar ao nosso melhor nível para conseguir vencer", começou por referir.
Em março, Portugal venceu confortavelmente a Croácia em Faro. Contudo, Rui Jorge lembra que esse resultado não traduz a qualidade do coletivo croata. "Vai ser muito diferente em relação ao jogo de março. Esse resultado de 5-1 não traduz o que se passou em campo. Fizemos uma excelente exibição, mas os números são exagerados para o que foi o jogo. Teremos que ser bastante determinados e coesos para levar de vencida esta equipa", disse.
Se a Equipa das Quinas vencer esta terça-feira, o apuramento fica apenas a um ponto de distância com ainda dois jogos por disputar. O Selecionador Nacional não esconde que isso entusiasma o grupo para este encontro. "É evidente que isso passa pela cabeça. Sabemos que se vencermos a Croácia damos um passo muito importante rumo à qualificação direta. Sabemos que há três resultados possíveis, vamos lutar por aquele que nos interessa mais, que é a vitória, sabendo que qualquer outro resultado não fecha as contas do grupo", realçou.
O técnico aproveitou ainda para elogiar a postura do grupo de trabalho nestes dias de concentração. "Sinto o grupo bem. Os jogadores têm estado excelentes ao nível da atitude e motivação. Os jogadores que chegaram a este grupo também estão a demonstrar que querem estar aqui e isso é muito importante para nós também. Estou satisfeito e vamos tentar corresponder amanhã", concluiu.
Também o capitão de equipa Henrique Araújo antecipou a partida diante da Croácia. "Vamos ter pela frente a equipa que ainda nos pode tirar do apuramento direto, por isso temos que estar muito focados neste jogo. O resultado em casa foi muito positivo e isso dá-nos confiança, mas sabemos que vamos ter pela frente uma boa equipa", destacou.
À semelhança de Rui Jorge, também o avançado não espera semelhanças com o jogo em casa, diante da congénere croata. "Vai ser um jogo muito diferente do de março. Nunca há jogos iguais. Eles mudaram muito e esta equipa da Croácia ambiciona fazer algo mais do que o resultado que tiveram em Portugal. Por isso mesmo, temos que estar muito concentrados e focados, para ficarmos muito perto do apuramento que é o nosso objetivo principal", salientou.
Os três pontos aproximam Portugal do apuramento direto, mas o internacional português recusa falar em pressão. "É uma motivação. Temos uma excelente oportunidade de ficarmos muito perto desse apuramento. Depois fica a faltar-nos um ponto para fazer nos últimos dois jogos e vamos com certeza consegui-lo. Este jogo é importante, temos noção disso e o mister também nos tem transmitido isso mesmo. Portanto, foco total neste jogo e em levar os três pontos para Portugal", disse.
Enquanto capitão de equipa, Henrique Araújo realçou ainda a postura da equipa nestes dias de concentração. "O grupo está muito bem. Temos recebido bem a malta que chegou, até porque tivemos algumas subidas à Seleção A e ainda bem. Creio que os estreantes também estão a entender o que o mister quer passar para cada jogo e a nossa forma de jogar, portanto, se fizermos o nosso trabalho bem feito, as coisas vão surgir naturalmente", finalizou.
Eis a lista atualizada:
Guarda-redes: Francisco Silva (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);
Médios: Bernardo Folha (Al Wahda), Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
HISTÓRICO COM A CROÁCIA
Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia, Grécia e Ilhas Faroé.
Depois deste embate frente à Croácia, a formação portuguesa encerrará a qualificação na janela internacional de outubro, diante das Ilhas Faroé (11 de outubro, em Klaksvik) e de Andorra (15 de outubro, em Andorra la Vella).
Programa geral:*
10 de setembro de 2024 | 3.ª feira
19h00: jogo Croácia x Portugal (Stadion Branko Cavlovic-Cavlek | Karlovac)
11 de setembro de 2024 | 4.ª feira
06h20: partida para a Alemanha
07h25: chegada a Munique
11h20: partida para Portugal
13h35: chegada a Lisboa
*Horários locais. Na Croácia é mais uma hora do que em Portugal Continental.