Seleção A Futebol Praia

Portugal supera Ucrânia

Futebol Praia Fem. - Seleção A

Alain Cavalcanti elogia demonstração de força: "Queremos ser campeões"

 

 

Quando tudo parecia perdido, eis que Portugal opera uma reviravolta fantástica e entra a ganhar na Super Final da Liga Europeia: 4-3 sobre a Ucrânia. Depois de um nulo no 1.º período, a Ucrânia ganhou vantagem com dois golos na 2.ª parte. Só que as selecionadas de Alain Cavalcanti nunca se renderam e saíram premiadas no final do jogo: com quatro golos no último período, vergaram a resistência ucraniana e somaram 3 pontos preciosos contra um dos adversários mais difíceis. 

Apesar do susto, Alain Cavalcanti sublinhou a capacidade de reação das suas jogadoras. "Entrámos um bocadinho desconcentrados, mas faz parte do primeiro jogo. Até entrar no jogo, demora sempre um bocadinho. Fizemos um 2.º período muito abaixo daquilo a que estamos habituados, mas no 3.º já voltámos a ter concentração total e paciência. Começámos a trocar a bola com calma e  elas começaram a mostrar ao que vinham. Toda a dedicação que elas têm tido nos treinos, veio à tona neste 3.º período. É esta a força de vontade delas. Querem ser campeãs e isso viu-se nesta 3.ª parte. É esse o nosso objetivo: estamos aqui para sermos campeões", vincou.

O Selecionador Nacional foca agora no duelo de quarta-feira, onde Portugal pode selar desde já a qualificação para as meias-finais: "Todos os jogos são difíceis. Temos de entrar concentrados, tal como fizemos no 3.º período. Se tivermos sempre esse nível de concentração, vamos fazer uma boa prova e sair daqui vitoriosos. Mas tem de ser jogo a jogo. Vou analisar a Chéquia para podermos fazer um bom jogo amanhã, garantindo desde logo as meias-finais. Depois, logo se vê… É jogo a jogo!"

FICHA DE JOGO

Super Final da Liga Europeia Feminina
Alghero, Itália

PORTUGAL 4-3 UCRÂNIA
1.º Período: 0-0
2.º Período: 0-2
3.º Período: 4-3

Equipa de arbitragem - 1.º árbitro: Csaba Baghy (Hungria); 2.º árbitro: Nikolaos Manouras (Grécia), 3.º árbitro: Ojaos Valera (Espanha); Cronometrista: Luca Romani (Itália).

PORTUGAL (cinco inicial): Jamila Marreiros [cap.] (gr), Ema Toscano, Carolina Ferreira, Cristiana Costa e Andreia Silva.
Suplentes: Bárbara Santos (gr), Daniela Pereira, Marta Simões, Beatriz Tristão, Joana Flores, Inês Cruz, Érica Ferreira.
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti.

UCRÂNIA (cinco inicial): Anastasiia Terekh (gr), Snizhana Volovenko, Iryna Dubytska [cap.], Oleksandra Skybina e Iryna Bavzeniuk.
Suplentes: Alexandra Kulyk (gr), Mariia Benedik, Yuliia Soldatenko, Marharyta Yurasova, Yuliia Kostiuk, Anastaciia Klipachenko, Myroslava Vypasniak,
Selecionador Nacional: Yuri Klymenko.

Golos: 0-1 (Marharyta Yurasova, 14' 2P); 0-2 (Yuliia Kostiuk, 19' 2P); 1-2 (Marta Simões, 28' 3P); 2-2 (Marta Simões, 29' 2P); 3-2 Carolina Ferreira, 32' 3P); 3-2 (Anastaciia Terekh, 33' 3P); 4-3 (Daniela Pereira, 34' 3P). 
Disciplina: cartão amarelo a Yuliia Kostiuk (2' 2P e 20' 2P); cartão vermelho a Yuliia Kostiuk (20' 2P). 

Já se joga na Sardenha! Portugal e Ucrânia abrem o torneio feminina da Super Final da Liga Europeia, num duelo que está a ser transmitido em direto na Sport TV7. Ema Toscano desperdiça a primeira grande oportunidade do jogo, falhando um penálti aos 6 minutos do 1.º período: iludiu Anastaciia Terekh mas atirou ao lado. O 1.º período termina sem golos, depois de 12 minutos de equilíbrio. 

A Ucrânia abriu o marcador, com um golo de Marharyta Yurasova, no segundo minuto do 2.º período. Yuliia Kostiuk aumenta a vantagem ucraniana: 2-0, aos 7 minutos do 2.º período: Portugal em dificuldades perante o elevado nível de eficácia das suas adversárias. Kostiuk vê o 2.º amarelo e recebe ordem de expulsão. Portugal pode aproveitar a superioridade numérica para se relançar no jogo. A Ucrânia resiste e mantém a baliza de Terekh a salvo, durante os dois minutos em que esteve reduzida a quatro jogadoras. Termina o período intermédio, com as pupilas de Alan em desvantagem. Prevalece a eficácia ucraniana, perante o desperdício português. 

Joga-se agora o 3.º e último período, com Portugal obrigado a marcar para reverter a desvantagem face à Ucrânia. Golo de Portugal! Marta Simões quebra a resistência ucraniana e relança Portugal na discussão pela vitória. Ainda há 8 minutos para jogar em Alghero. E só foi preciso esperar minuto e meio para ver mais um golo de Portugal! Marta Simões repete a proeza e devolve a igualdade no marcador. Temos jogo! Se temos... Golo de Portugal! Carolina Ferreira vira o jogo! Área de Jamila, cabeça de Cristiana e voléi de Carolina. Está feito o 3-2 da reviravoilta lusitana. Faltam 5 minutos. Empata a Ucrânia por... Anastaciia Terekh. De guarda-redes para guarda-redes, num lance infeliz de Jamila Marreiros, traída por um ressalto na areia. Faltam 3 minutos e uns pozinhos. Marca Portugal! Daniela Pereira remata e beneficia de um desvio numa adversária para fazer 4-3 para a nossa Seleção. 

Termina o jogo em Alghero, com vitória portuguesa a abrir a fase de grupos da Super Final da Liga Europeia. A Ucrânia bateu-se bem, mas Portugal conseguiu virar o jogo graças a um último período de elevada categoria. 

A Seleção Nacional Feminina estreia-se, esta terça-feira, na Super Final da Liga Europeia feminina, defrontando a Ucrânia no primeiro desafio da fase de grupos, duas semanas depois de ter defrontado este mesmo adversário na fase regular, disputada na Nazaré. 

"Temos vindo a defrontar a seleção da Ucrânia em todas as competições, sabendo sempre que o seu grande poder será o físico, pelo que teremos de ser inteligentes e utilizar a nossa capacidade tática e técnica para ultrapassar as dificuldades", alertou Joana Flores, em exclusivo ao fpf.pt, na antevisão deste embate. 

Eis a lista de convocadas:
ACD SÓTÃO: 
Bárbara Santos; Carolina Ferreira; Ema Toscano; Inês Cruz; Joana Flores
AD NAZARÉ 2022: Daniela Pereira
AD PASTEIS BOLA: Andreia Silva; Beatriz Tristão; Cristiana Costa; Érica Ferreira; Jamila Marreiros
GD ILHA: Marta Simões  

Programa geral

9 de setembro | segunda-feira
Treino oficial em horário a confirmar

10 de setembro | terça-feira
11h30: Jogo: PORTUGAL x Ucrânia

11 de setembro | quarta-feira
11h30: Jogo: PORTUGAL x Chéquia

12 de setembro | quinta-feira
Treino - horário a confirmar

13 de setembro | sexta-feira
16h45: Jogo: Itália x PORTUGAL

14 de setembro | sábado
Meia-final - horário a confirmar

15 de setembro | domingo
16h45 - FINAL

16 setembro | segunda-feira
08H45 Partida Olbia – Zurique (Voo LX8387) – Chegada 10h15
12h45 Partida Zurique – Lisboa (LX2084) – Chegada 14h40

*Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;

Notícias