Futebol Praia Masculino

Heróis da Areia entram com goleada robusta: 9-1 à Chéquia

Futebol Praia - Seleção A

"Tecnicamente somos muito superiores", elogia Mário Narciso

Portugal entrou de rompante na fase de grupos da Super Final da Liga Europeia, goleando a Chéquia por expressivos 9-1. A Seleção de Mário Narciso entrou com o pé direito no areal de Alghero, confirmando o estatuto de candidato ao título e fazendo jus ao objetivo assumido pelo Selecionador Nacional. 

Com boa organização, muito talento e forte espírito de compromisso, os Heróis da Areia contornaram o poderio físico dos checos e assinaram a primeira vitória na prova. "Tal como os números dizem, não foi uma vitória com grande dificuldade. Jogámos contra uma equipa que, em termos físico, realmente é forte. Se calhar, até são mais fortes que nós, fisicamente. Mas no que diz respeito ao joguinho em si, tecnicamente somos muito superiores", considerou Mário Narciso, Selecionador Nacional, naturalmente satisfeito com a vitória: "Foram 9, como poderiam ter sido 12 ou 13."

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto: 

"Tal como os números dizem, não foi uma vitória com grande dificuldade. Jogámos contra uma equipa que, em termos físico, realmente é forte. Se calhar, até são mais fortes que nós, fisicamente. Mas no que diz respeito ao joguinho em si, tecnicamente somos muito superiores. O resultado acabou por aparecer com naturalidade… Foram 9, como poderiam ter sido 12 ou 13. Foi uma boa prestação. Deu para descansar alguns jogadores que normalmente jogam mais tempo. Conseguimos fazer com que jogassem menos e fossem poupados, sobretudo porque temos seis jogos para fazer. Foi uma boa vitória, toda a gente ficou satisfeita, porque é sempre bom ganhar. As caras de quem ganha, nunca são as mesmas de quem perde. Portanto, é sempre bom que se vá ganhando"

"Dinamarca e Polónia são adversários igualmente fortes fisicamente. Vamos tentar gerir fisicamente os nossos jogadores. Tudo depende da forma como o marcador vai andando: se as coisas estiverem mais complicadas, há jogadores que vão ter de jogar mais um bocadinho que outros. Mas se correr como esperamos, vai dar para gerir até à próxima fase."

Rola a bola em Alghero e com golo de Portugal logo na bola de saída. Bê Martins abre a contagem nos primeiros segundos, com um remate fortíssimo. Miguel Pintado pedala na bicicleta e acelera para o 2-0, apontando ele próprio o 3-0, mas agora num pontapé de moinho. 

Jordan Santos atira para 4-0, aos 4 minutos do 2.º período. Portugal não se limita a gerir a vantagem: quer mais golos e não encontra oposição à altura. Bernardo Lopes abre a mão cheia no marcador, com um desvio sublime após remate forte de Pedro Mano, guardião que atirara ao poste minutos antes. Brilhante, Rúben! Aproveitando a distração alheia, o camisola 7 de Portugal marca de canto direto, com uma trivela perfeita. E já são 7-0: Jordan Santos marca, após boa combinação coletiva. Léo Martins assume o oitavo golo de Portugal, após assistência de Jordan Santos. Tomás Hurab reduz para 8-1, nos últimos instantes do 2.º período. 

Duarte Algarvio faz o primeiro golo neste 3.º período e eleva o resultado para 9-1 a favor de Portugal. E soa a última buzina depois de um último período com apenas um golo e muita gestão. A Seleção de Mário Narcisco abrandou o ritmo, seguramente a pensar na exigência dos próximos compromissos. Sobram os primeiros 3 pontos e uma verdadeira demonstração de força a abrir esta Super Final da Liga Europeia. 

FICHA DE JOGO

Super Final da Liga Europeia Feminina
1.ª jornada do Grupo C
Alghero, Itália

PORTUGAL 9-1 CHÉQUIA
1.º Período: 3-0
2.º Período: 8-1
3.º Período: 9-1

Equipa de arbitragem - 1.º árbitro: Mehdi Sayoud (Bélgica); 2.º árbitro: Matthieu Dor (França); 3.º árbitro: Csaba Baghy (Hungria); Cronometrista: Federico Cosseddu (Itália).

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (gr), Rui Coimbra [cap.], Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins.  
Suplentes: 
Rúben Regufe (gr), André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Duarte Algarvio, Miguel Pintado e Bernardo Lopes.
Selecionador Nacional: Mário Narciso.

Chéquia (cinco inicial): Patrick Malina (gr), Andy Kortvelyesi, David Radosta, Lukás Trampota e Jakub Pekarek.
Suplentes: Marek Durinik (gr), Václav Slegr (gr), Jiri Formanek, Petr Polanka, David Fidrich, Miloslav Klima e Tomás Hurab [cap.].
Treinador: Jaroslaw Jagielski

Golos: 1-0 (Bê Martins, 1' 1P); 2-0 (Miguel Pintado, 7'); 3-0 (Miguel Pintado, 11'); 4-0 (Jordan Santos, 16' 2P); 5-0 (Bernardo Lopes 18' 2P); 6-0 (Rúben Brilhante, 19' 2P); 7-0 (Jordan Santos, 19' 2P); 8-0 Léo Martins (20' 2P); 8-1 (Tomás Hurab, 24' 2P); 9-1 (Duarte Algarvio, 32' 3P). 

Disciplina: cartão amarelo a André Lourenço (32' 3P). 

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre) e Rúben Brilhante (SC Braga)
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)

Programa geral

11 de setembro | quarta-feira
15h30 Jogo - PORTUGAL x Dinamarca 

12 de setembro | quinta-feira
15h30 Jogo - PORTUGAL x Polónia

13 de setembro | sexta-feira
Quartos-de-final - horário a confirmar

14 de setembro | sábado
Meia-final - horário a confirmar

15 de setembro | domingo
16h45 - FINAL

16 setembro
08H45 Partida Olbia – Zurique (Voo LX8387) – Chegada 10h15
12h45 Partida Zurique – Lisboa (LX2084) – Chegada 14h40


;

Notícias