Futebol Praia Masculino

Portugal confirma primeiro lugar do grupo

Futebol Praia - Seleção A

Mário Narciso analisa triunfo sobre a Polónia por 6-4

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta quinta-feira , a equipa da Polónia, por 6-4, na 3ª jornada da Superfinal da Liga Europeia, em Alghero (Itália).

O conjunto nacional termina, assim, o Grupo C, com nove pontos, mais cinco do que a Chéquia e seis do que a Polónia, enquanto a Dinamarca não somou qualquer ponto. 

Portuga enfrenta, assim, a equipa da Suíça, às 14h30, nos quartos-de-final da prova.

Alghero recebe pelo segundo ano consecutivo os melhores das areias, que se juntam durante uma semana com a ambição de levantar o tão desejado título europeu.

A cidade italiana fica situada na costa noroeste da Sardenha, ficando rodeada por muralha antigas, sendo muito conhecida pelo seu centro histórico calcetado.

Quanto ao jogo, o terreno encontrava-se muito compacto devido às chuvas sentidas na localidade italiana, o que beneficiava o jogo dos polacos, um tipo de jogo menos técnico e mais físico, aliado à vontade de confirmar a qualificação, do país da Europa Central, para a próxima fase, ficando mesmo com uma vantagem de dois golos, por intermédio de Brochocki (2', 1ºP) e Pietrasiak (5' g.p., 1ºP).

No entanto, os pupilos de Mário Narciso puxaram dos galões, nunca desistiram e rapidamente implementaram a reviravolta. O primeiro surgiu aos cinco minutos, com Rúben Brilhante no passe, para Duarte Algarvio, de primeira, a chutar para o fundo das redes defendidas por Karolak. Depois chegou a hora de Jordan Santos fazer jus à sua alcunha de "pé canhão da Nazaré" com um autêntico míssil, de pé esquerdo, a entrar no ângulo direito da baliza adversária. O primeiro período não terminou, sem antes Portugal fazer o terceiro, aos 11 minutos, após livre direto cobrado por Miguel Pintado.

Já no segundo período, novamente de livre, Jordan bisa na partida, com a Polónia a conseguir, de seguida, reestabelecer novamente a igualdade no marcador, com golos de Witowski e Niesler, este último já na última parte do duelo.

Os Heróis da Areia queriam mesmo finalizar a fase de grupos invictos, imprimiram o seu ritmo de jogo aos oponentes, com Jordan a fazer o terceiro na sua conta pessoal e Bê Martins, aos nove minutos, num lance individual, a fazer o sexto lusitano.

O Selecionador Nacional convocou 12 atletas para os compromissos internacionais. 

No final do encontro, o selecionador falou ao fpf.pt.

Mário Narciso em discurso direto:

"Foi um jogo contra uma equipa que deu tudo para ganhar. Eles ficaram com três pontos no terceiro lugar do grupo, mas se por acaso nos ganhassem ficavam em primeiro. À partida, uma equipa que fica em primeiro, apanhará uma seleção mais fraca, pois encontrará um segundo ou terceiro."

"Eles fizeram um jogo muito físico, que é a característica principal da equipa deles. Nós acabamos por conseguir dar a volta, embora eles tenham entrada a ganhar. Penso que fomos uns justos vencedores, porque realmente somos mais equipa, tanto que eles reconheceram isso no fim."

"Ainda não sabemos o adversário. Por volta das 19h30, será feito o sorteio. Neste momento, a Suíça será uma das equipas que poderemos apanhar. Não podemos apanhar nenhuma do nosso grupo."

"A equipa está satisfeita. A cara de quem ganha nunca é igual à cara de quem perde, eles estão confiantes, respira-se um ambiente de confiança no seio da seleção."

FICHA DE JOGO

Super Final da Liga Europeia Feminina
Alghero, Itália
3ª Jornada | Fase de Grupos

PORTUGAL- POLÓNIA

1ºP: 3-2
2ºP: 4-3
3ºP: 6-4

Equipa de Arbitragem
1.º Árbitro:
Malte Gerhardt (GER)
2.º árbitro: Saverio Bottalico (ITA)
3.º árbitro: Ojaos Valera Alejandro (ESP)
Cronometrista: Vladimir Tashkov (BUL)

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Rúben Regufe (GR), André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Duarte Algarvio, Miguel Pintado e Bernardo Lopes
Selecionador Nacional: Mário Narciso

POLÓNIA (cinco inicial): Karolak (GR), Witowski, Jesionowski - CAP, Brochocki e Niesler
Jogaram ainda: Manka (GR), Wardziniski, Gajda, Pietrasiak, Kiopec e Bistuia
Selecionador Nacional: Andrej Szlapa

Golos: 0-1, Brochocki (2', 1ºP); 0-2, Pietrasiak (5' g.p., 1ºP); 1-2, Duarte Algarvio (5', 1ºP); 2-2, Jordan Santos (9', 1ºP); 3-2, Miguel Pintado (11', 1ºP); 4-2, Jordan Santos (4', 2ºP); 4-3, Witowski (11, 2ºP); 4-4, Niesler (7' g.p., 3ºP); 5-4, Jordan Santos(7' g.p., 3ºP); 6-4, Bê Martins (9', 3ºP)

Programa geral

13 de setembro | sexta-feira
Quartos-de-final - horário a confirmar

14 de setembro | sábado
Meia-final - horário a confirmar

15 de setembro | domingo
16h45 - FINAL

16 setembro
08H45 Partida Olbia – Zurique (Voo LX8387) – Chegada 10h15
12h45 Partida Zurique – Lisboa (LX2084) – Chegada 14h40

Clique aqui para conferir todas as classificações da prova


;
;
12 de Setembro 2024
Foto

BSW

Notícias