O ala de 20 anos falou sobre o prémio individual que ganhou, das ambições lusas para o Mundial e salientou que o grupo de Portugal é exigente.
A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, esta quinta-feira, a primeira sessão de trabalho em pavilhão no Uzbequistão, onde vai participar no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que se realiza no entre 14 de setembro e 6 de outubro.
A Equipa das Quinas participou numa ação de esclarecimento sobre arbitragem de manhã e realizou uma treino à tarde no Tuit Training Hall, em Tashkent.
FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
MEDIA GUIDE
Em declarações aos jornalistas, Lúcio Rocha mostrou-se muito satisfeito com o prémio atribuído de melhor jovem do Mundo: "Sinto-me muito feliz, fui apanhado desprevenido, mas é um sentimento muito bom, algo pelo qual trabalhei muito tempo e é muito bom ganhar um prémio e um reconhecimento destes. Estava a descansar no quarto antes do treino. Tocaram a campainha no quarto a brincar, já não sei quem é que foi. Acordei e tinha muitas mensagens no telemóvel. Já tinha comentado com alguns colegas que nem nos meus melhores sonhos imaginava que fosse assim, tão rápido e tantas coisas boas a vir ao mesmo tempo, mas trabalhei para tudo isto, esforcei-me diariamente e com a ajuda da minha família, dos meus amigos, treinadores lá no meu clube, consegui conquistar isto tudo e é muito bom", começou por dizer.
O jovem ala diz que o seu foco principal é o sucesso coletivo neste Mundial "Quero ajudar a equipa, estes grandes jogadores, somos uma família e quero mostrar que podem confiar em mim e ajudá-los jogo após jogo para ser possível deste sonho estar cada vez mais perto. Não sei se sou espalha-brasas ou não, porém se for uma boa característica posso ser, sem problema algum, mas é algo engraçado".
Sobre a forma como se adaptou ao grupo, o internacional português garante que parece que está há muito tempo com os colegas: "Eu sabia já desde cedo que não ia ser difícil integrar-me, já convivia com alguns deles muito e são todos assim como eu, extrovertidos, acolhem muito bem os seus e acho que isso é uma das maiores bases para se construir uma equipa, mas uma família que ao longo dos anos tem sucesso e é assim, que é estar com eles, não é estar triste, é estar feliz a todo momento. Levar-nos ao limite, darmos tudo nós, sabemos que olhamos para o colega do lado e pensar se ele está a dar 110%, como é que eu não vou dar 110% também? E motivam dia após dia e é muito bom estar aqui, sinto-me em casa", acrescentou.
A fechar, Lúcio garante que o grupo de Portugal é muito exigente: "É uma fase de grupos difícil, vamos defrontar equipas com características únicas. São boas equipas, teremos de estar muito concentrados e no nosso melhor nível. Vamos dar tudo em cada jogo. Todos os adversários são desafios diferentes. É verdade que Marrocos será, talvez, o desafio mais exigente, mas tanto o Tajiquistão como o Panamá são equipas muito competentes", disse.
Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Programa da Seleção Nacional até ao fim da fase de grupos:
13 de setembro | sexta-feira
10h30: Treino – Yunsobod Training Hall
17h00: Treino Oficial – Humo Arena
14 de setembro | sábado
17h00: Treino - Yunsobod Training Hall
15 de setembro | domingo
11h00: Treino – Hotel
17h00: Treino - Yunsobod Training Hall
16 de setembro | segunda-feira
17h30: JOGO PORTUGAL x PANAMÁ (Humo Arena)
17 de setembro | terça-feira
11h00: Treino de recuperação – Hotel
19h00: Treino – Financial University Training Hall
18 de setembro | quarta-feira
11h30: Treino – Hotel
19h00: Treino Oficial – Turin Training Hall
19 de setembro | quinta-feira
20h00: JOGO PORTUGAL x TAJIQUISTÃO (Humo Arena)
20 de setembro | sexta-feira
11h30: Treino de recuperação – Hotel
17h30: Treino – Financial University Training Hall
21 de setembro | sábado
11h30: Treino – Hotel
17h00: Treino - Financial University Training Hall
22 de setembro | domingo
17h30: JOGO PORTUGAL x MARROCOS (Humo Arena)
*As horas indicadas são locais.
Na Turquia são mais duas horas que em Portugal Continental
No Uzbequistão são mais quatro horas que em Portugal Continental