Liga BPI

Torreense vence (5-1) Marítimo

Futebol Fem. - Liga BPI

Reviravolta com grandes golos

O Torreense venceu folgadamente o Marítimo (5-1), na 2.ª jornada da Liga BPI. É o primeiro triunfo das torreenses em casa sobre o Marítimo e o segundo em 13 jogos, depois do 4-1 na Madeira, na época 2022/23.

O início foi frenético, com o Marítimo a adiantar-se aos 36 segundos. Telma Pereira aproveitou uma hesitação entre Bárbara Lopes e Janny Belém para assistir Sofia Lewis, que não teve dificuldade para faturar o segundo golo da época.

A reação não demorou e Paloma Lemos fez um golaço (4’), rematando ao ângulo superior esquerdo, depois de “trabalhar” Lara Costa. A bola saiu teleguiada do pé esquerdo de Paloma, bem fora da área, e ainda beijou a trave.

A reviravolta podia ter chegado aos 10’, quando Ava falhou a conversão de uma grande penalidade, por falta de Paula Fernandes cometida sobre ela própria. Nicole Panis adivinhou o lado e não teve grande dificuldade em parar o pontapé fraco e mal colocado.

Mas foi ainda na primeira parte (37’) que a capitã maritimista voltou a cometer uma falta sobre Ava em zona proibida, possibilitando a Samara Lino mais um golaço, com um remate cirúrgico, por cima da barreira, a entrar mesmo junto ao ângulo.

Em vantagem, o Torreense não abrandou na 2.ª parte, continuando a acumular oportunidade spara dilatar o resultado, sobressaindo a guarda-redes Nicole Panis, em particular nos duelos com Ava.

A ponta-de-lança dos EUA acabou por “picar o ponto” aos 60’ (terceiro jogo consecutivo a marcar), concluindo uma das melhores jogadas do encontro. Daniuska recuperar ao bola, entregou na direita a Paloma e esta assistiu Ava para a finalização.

Pouco depois (66’), num canto curto transformado por Daniuska, a central Bárbara Santos assinou mais um golo de bandeira, com um potente remate com o pé esquerdo, do bico da área.

O 5-1 chegou no último lance, com Janaína a converter de forma irrepreensível e indefensável o penálti que castigou “mão” de Joana Silva.

FICHA DE JOGO

TORREENSE 5-1 MARÍTIMO (2-1 ao intervalo)

Liga BPI
2.ª jornada
Estádio Manuel Marques

Árbitra: Leonor Paiva
Assistentes: Dulce Soares e Andreia Miranda
Quarta árbitra: Bruna Pico

TORREENSE: Janny Belém; Carolina Correia (cap), Carlyn Baldwin (Rafa Rufino, 75’), Salomé Prat, Paloma Lemos (Margarida Sousa, 83’), Ava (Margarida Guerreiro, 83’), Daniuska (Janaína, 75’), Samara Lino, Jenna Tivnan (Giovanna Santos, 83’), Bárbara Lopes e Raquel Ferreira.
Suplentes não utilizados: Nair Pina, Matilde Costa e Madalena Costa.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: amarelo a Giovanna Santos (90’+2).

MARÍTIMO: Nicole Panis; Sade Heinrichs, Shelby High, Joana Silva, Paula Fernandes (cap), Telma Pereira (Sara Bernell, 67’), Jana Radosavljevic, Sofia Lewis (Sara Ferreira, 67’), Érica Costa (Fatumata Sissé, 67’), Inês Freitas (Jenna Holtz, 46’) e Lara Costa (Liliana Gonçalves, 83’).
Suplentes não utilizados: Bárbara Santos, Diana Freitas e Carlota Jardim.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: amarelo a Paula Fernandes (9’).

Golos: 0-1, Sofia Lewis (1’); 1-1, Paloma Lemos (4’); 2-1, Samara Lino (37’); 3-1, Ava (60’); 4-1, Bárbara Lopes (66’)

Mulher do Jogo: Paloma Lemos (Torreense)

Paloma a voar

Foi com um lance de inspiração que Paloma Lemos iniciou a reviravolta do Torreense, tirando Lara Costa do caminho para aplicar o delicioso remate de pé esquerdo que igualou a partida, no quarto minuto.

Daí em diante assinou um festival de boas decisões e de passes que puseram permanentemente em perigo a defesa do Marítimo, liderando um ataque afinado e com outras exibições a condizer.

 


;

Notícias