SC Braga vence Damaiense com reviravolta

Futebol Fem. - Liga BPI

Taty Sena foi a heroína da formação minhota com um 'bis'.

O SC Braga venceu com grande dificuldade, nesta tarde de sábado, o Damaiense, por 2-1, num jogo em que esteve a perder. A brasileira Taty Sena voltou a ser decisiva, ao marcar os dois golos da reviravolta, num jogo interessante, e com uma excelente atitude competitiva da equipa da Amadora, que tudo fez para chegar ao empate. 

O SC Braga, que apresentou, de início, a mesma equipa do seu primeiro jogo desta edição da Liga BPI, entrou em campo com uma grande força de vontade, mas apenas isso, a querer impor o seu futebol, a passar mais tempo no meio campo contrário, investindo no ataque, mas sem encontrar soluções credíveis para vencer a excelente organização defensiva contrária. O Damaiense defendia-se com um ótimo sentido prático, é um facto, e conseguia sair com propósito para o contra-ataque e de uma forma efetiva e prática. 
Num desses lances, muito bem elaborado, a equipa da Amadora chegou ao golo - Emma Hawkins colocou a bola nos pés de Tânia Mateus, que, com um passe excelente, assistiu Gabi Gonçalves, que, por sua vez, e com um pontapé em arco, de pé direito, e fora da área, surpreendeu Patrícia Morais. Um golo fantástico desta jovem avançada - um ‘chapéu’ perfeito e que deixou a guarda-redes sem qualquer reação. 

Na situação de vantagem, e tão cedo conseguida (13’), o Damaiense nunca se encolheu, procurando, sim, manter-se fiel aos seus princípios de jogo, ou seja, privilegiou uma defesa organizada e consistente, e sem deixar de acionar o contra-ataque. Desta sua boa atitude resultou o seguinte: o seu adversário não conseguiu, em toda a primeira parte, criar lances perigosos. Aliás, a guarda-redes Guro Petterson só por uma vez foi posta à prova, quando Zori van de Ven rematou, em zona frontal, para uma defesa de alta exigência. Ana Rute, em cima do fecho deste primeiro tempo - de completa falta de inspiração do ataque minhoto - ainda rematou, de cabeça, ao lado, o que foi manifestamente pouco para uma equipa que faz do ataque uma das suas armas poderosas. 

A reabertura do jogo não poderia ter corrido melhor à equipa do SC Braga que, no espaço de escassos 10’, chegou à vantagem, com ambos os golos (46’ e 56’) da brasileira Taty Sena, ex-Sampdoria. Taty Sena voltou a provar as suas ótimas credenciais, ou melhor, voltou a ser determinante, e com os seus golos - o primeiro de pé direito e o segundo com o pé esquerdo, ambos na grande área - colocou a sua equipa a vencer pela margem mínima, numa reviravolta inesperada, atendendo sobretudo ao bom comportamento defensivo até então evidenciado pela defesa do Damaiense. Registe-se que Sissi Ribeiro assistiu no primeiro golo e Malu Schmidt no segundo. 

As visitantes, sempre com uma boa atitude competitiva, reagiram muito bem ao 2-1, avançando no terreno, e construíram boas jogadas, ficando por cinco vezes (!) muito próximas do empate. Lidiane Antunes rematou, à meia-volta, junto ao poste (70’), três minutos depois Tânia Mateus - uma excelente exibição - obrigou Patrícia Morais a defesa atenta, e de novo Lidiane Antunes (78’) - outra excelente exibição - ia marcando, ao aproveitar um erro de uma defesa minhota. Já na despedida do jogo, e na extensa fase de compensação - 10’ - há a registar mais duas ocasiões para a equipa da Amadora - Gabi Gonçalves (90’+7’) atirou junto poste, e, aos 90’+9’, Lidiane Antunes no frente-a-frente com Patrícia Morais rematou contra a guarda-redes, naquela que foi a melhor oportunidade das cinco. 

SC BRAGA 2-1 DAMAIENSE ( 0-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 3

Estádio 1. de Maio
Árbitra:
Ana Afonso
Árbitras assistentes: Paula Pereira e Raquel Pinho Quarta árbitra: Patrícia Carneiro 

SC BRAGA: Patrícia Morais, Malu Schmidt (Maria Leonor Miller, 90’+4’), Taty Sena (Melany Fortes, 80’), Ellie Walker, Dolores Silva ( Cap.), Zoi van de Ven (Mylena, 46’), Mariana Azevedo ( Ágata Filipa, 46’), Dani Silva, Ana Rute, Sissi Ribeiro, Manjou Wilde (Vânia Duarte, 74’).
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Carolina Rocha, Rola Badawiya, Maria Negrão. 
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: cartão amarelo para Ana Rute (90’+8’). 

DAMAIENSE FC: Guro Peterson, Daniela Santos ( Cap.), Tânia Mateus, Nicole Nunes, Gabi Gonçalves, Lidiane Antunes, Tianna Harris (Inês Matos, 67’), Anna Torslov (Joana Dantas, 64’), Emma Hawkins (Marta Salvador, 90’+2’), Madalena Contente, Sydney Parker. 
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Inês Moreira, Alisson Blais, Ema Cruz, Melissa Dagenais. 
Treinador: Thorlakur Arnason. 
Disciplina: cartão amarelo para Guro Petterson (36’), Lidiane Antunes (45’), Daniela Santos (88’). 

Golos: 0-1 (Gabi Gonçalves, 13’), 1-1 (Taty Sena, 46’), 2-1 (Taty Sena, 56’)

Mulher do jogo: Taty Sena (SC Braga)

Taty Sena em destaque

A avançada brasileira voltou a ser a protagonista - dois jogos e outras tantas distinções como a “Mulher do jogo” - e sobretudo por esta razão: marcou os dois golos que permitiram ao SC Braga chegar à vitória. Taty Sena impôs, de novo, a sua velocidade, confirmando o seu ótimo posicionamento no terreno de jogo. Um excelente reforço da ex-Sampdoria. 


;
;
21 de Setembro 2024
Foto

FPF

Notícias