Heróis da Areia enfrentam o Cazaquistão no primeiro jogo
A Seleção Nacional de Futebol de Praia prosseguiu, esta terça-feira, a preparação da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025, em Cádiz (Espanha)
A Equipa das Quinas encontra-se a estagiar na Andaluzia (Cádiz, Espanha), local anfitrião do apuramento mundial, entre os dias 4 e 13 de outubro, onde sairão quatro nações europeias apuradas para o próximo torneio mundial.
Os 14 eleitos de Mário Narciso realizaram, esta terça-feira, o primeiro treino em areias espanholas, tendo em vista a tão desejada qualificação.
Em declarações ao fpf.pt, Jordan Santos falou dos primeiros sentimentos nas areias: “senti a equipa bem, alegre, normal após a conquista do europeu, mas com fome outra vez. Sabendo que é uma competição importante, sentimos uma equipa focada, alegre, já com o europeu já esquecido e com o foco total nesta competição”.
O ala luso fez a antevisão da primeira fase da prova: “o Cazaquistão nós já defrontamos duas vezes e tem corrido bem, acho que é uma seleção que está ao nosso alcance. Primeiro jogo sabemos que será sempre o mais difícil, aquele que vamos entrar na competição, temos a responsabilidade toda de ganhar e creio que vamos fazer um bom jogo e ganhar. Em relação à Estónia, é também uma seleção que tem evoluído bastante, no europeu do ano passado até tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos a vitória. A Alemanha também conhecemos bem, mas sabemos que nestas competições as seleções têm todas o sonho de ir ao mundial e temos de estar preparados para isso”.
Para o campeão da europa, não existe “pressão nenhuma, pressão era não ter ganho, agora estamos alegres, contentes, mais confiantes, sabemos que o europeu dá-nos confiança para esta competição, que as outras seleções vão olhar para nós de outra maneira, já sabiam que éramos fortes mas vão olhar sabendo que estamos motivados e vão preparar-se ainda mais, temos de estar preparados para isso. O foco está nesta competição e em qualificar para o mundial que é o primeiro objetivo da época”.
As contas do apuramento
Os Heróis das Areia encontram, na fase de grupos, as congéneres do Cazaquistão (jogo a 4 de outubro), Estónia (6 de outubro) e Alemanha (7 de outubro), com os primeiros dois classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares a ficarem apurados para a segunda etapa (play-off), para depois se formar novamente grupos, desta feita dois de quatro equipas e, assim, descobrir as qualificadas (as duas melhores de cada agrupamento).
O primeiro encontro, da primeira fase, será frente ao Cazaquistão, a 4 de outubro, para defrontar a Estónia a 6 de outubro e no dia seguinte o conjunto da Alemanha.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre), Rúben Brilhante (SC Braga) e Vasco Gonçalves (GRAP)
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)
Programa Geral:
2 de outubro | quarta-feira
9h30 - Treino (Cádiz)
16h30 - Treino (Cádiz)
3 de outubro | quinta-feira
Treino Oficial - hora a definir
Calendário de Jogos:
4 de outubro | sexta-feira
11h30: Alemanha x Estónia
16h45: Cazaquistão x PORTUGAL
6 de outubro | domingo
11h30: Alemanha x Cazaquistão
18h00: PORTUGAL x Estónia
7 de outubro | segunda-feira
11h30: Estónia x Cazaquistão
15h30: PORTUGAL x Alemanha
Confira aqui o calendário completo
O restante programa será divulgado oportunamente no site da FPF. Os horários apresentados são locais, em Espanha é mais uma hora que em Portugal Continental.