Futebol Praia Masculino

Entrada vitoriosa de Portugal

Futebol Praia - Seleção A

Triunfo expressivo por 0-12 diante do Cazaquistão

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, o Cazaquistão, por 0-12, na 1ª Jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025, em Cádiz (Espanha).

Face a este resultado, os Heróis da Areia entram com o pé direito na competição, liderando o Grupo C, com três pontos, os mesmos da Estónia, que também triunfou sobre a Alemanha, por 2-5.

A Equipa das Quinas encontra-se a estagiar na Andaluzia (Cádiz, Espanha), local anfitrião do apuramento mundial, entre os dias 4 e 13 de outubro, onde sairão quatro nações europeias apuradas para o próximo torneio mundial.

Os 14 eleitos de Mário Narciso têm o seu segundo desafio agendado, na prova, este domingo, às 17h00 portuguesas, frente à Estónia.

DECLARAÇÕES AQUI

Reveja AQUI todas as incidências

Quanto ao jogo, ambas as nações entraram tímidas, a se estudarem mutuamente, com os cinco inicias de cada a batalharem muito no centro do terreno. No entanto, chegou o minuto mágico, o minuto sete que desbloqueou o marcador, com os comandados de Mário Narciso a mostrarem bem para o que vinham: o sonho de chegar ao mundial de 2025 nas Seychelles. Primeiro foi André Lourenço, a passe de Pedro Mano, elevou-se sobre a defensiva cazaque e de bicicleta inaugurou as hostilidades. De seguida, foi a vez de Léo Martins, a pressionar alto e a roubar o esférico dos pés do guardião Viktor Chornyy, para o 0-2. 

O terceiro luso tem, novamente, a assinatura Martins: combinação perfeita entre irmãos com Léo a assistir Bê para o remate direto para o fundo das redes adversárias, fixando o resultado no 0-3 até ao fim do 1º Período.

No reatar do encontro, não foi à primeira, mas sim à segunda, com Miguel Pintado, de livre, a rematar para a defesa de Chornyy, com o pivô português a insistir na recarga e a fazer o seu primeiro na partida. Pedro Mano, o guarda-redes que já nos habituou a muitos golos ao serviço de Portugal, voltou a fazer das suas, aos sete minutos, a puxar a culatra atrás e a disparar forte, de pé esquerdo, para o interior da baliza.

Já no último período, o pé canhão da Nazaré, Jordan Santos, dilatou a vantagem lusitana, após cobrança exemplar de um livre direto à beira da baliza. Aos quatro minutos, o domínio avassalador da Equipa das Quinas manteve-se, com Bernardo Lopes a fazer o sétimo, a aproveitar um desentendimento defensivo dos cazaques e a encostar para o golo. Dois minutos depois, Bernardo bisou na partida, com o jogador de 27 anos a dominar de peito, de costas voltadas para baliza, a rodopiar e a chutar forte para o oitavo lusitano.

Os Heróis da Areia não reduziram a intensidade e continuaram a imprimir o seu ritmo no jogo, com Rodrigo Pinhal, cheio de oportunidade junto ao poste, a fazer o nono e Léo Martins, a passe de Jordan, a chegar ao 0-10. Miguel Pintado também queria bisar no duelo e conseguiu, de bicicleta, após assistência de Rúben Brilhante.

Já no final do primeiro desafio da qualificação mundial, Bernardo Lopes fez o hat-trick e colocou o marcador no 0-12 final, um início demolidor para a equipa de Mário Narciso.

FICHA DE JOGO

Qualificação Campeonato do Mundo FIFA 2025
Fase de Grupos (Grupo C)
Playa de la Victoria, Cádiz (Espanha)

CAZAQUISTÃO - PORTUGAL

1ºÁrbitro: Saverio Bottalico (ITA)
2ºÁrbitro: Aurelian Planchais-Godefroy (TAH)
3ºÁrbitro: Eduards Borisevics (LVA)
4ºÁrbitro: Lukasz Ostrowski (POL)
Cronometrista: Vladimir Tashkov (BUL)

1ºP: 0-3
2ºP: 0-5
3ºP: 0-12

CAZAQUISTÃO (cinco inicial): Viktor Chornyy - CAP (GR), Vitaliy Tyulpa, Igor Demeshko, Mikhail Kaizer e Dmiteiy Perevyortov
Suplentes: Vsevolod Gavrilov (GR), Nadtochey, Ashimov, Gully, Koishybayev, Arsamakov, Malikov e Gavrilov,
Selecionador nacional: Yerlan Jamantayev
Disciplina: cartão amarelo para Malikov (3', 3ºP)

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 0-1, André Lourenço (7', 1ºP); 0-2, Léo Martins (7´, 1ºP); 0-3, Bê Martins (9', 1ºP); 0-4, Miguel Pintado (5', 2ºP); 0-5, Pedro Mano (7', 2ºP); 0-6, Jordan Santos (3', 3ºP); 0-7, Bernardo Lopes (4', 3ºP); 0-8, Bernardo Lopes (6', 3ºP); 0-9, Rodrigo Pinhal (8', 3ºP); 0-10, Léo Martins (10', 3ºP); 0-11, Miguel Pintado (10', 3ºP); 0-12, Bernado Lopes (12', 3ºP)

As contas do apuramento

Os Heróis das Areia encontram, na fase de grupos, as congéneres do Cazaquistão (vitória por 0-12), Estónia (6 de outubro) e Alemanha (7 de outubro)com os primeiros dois classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares a ficarem apurados para a segunda etapa (play-off), para depois se formar novamente grupos, desta feita dois de quatro equipas e, assim, descobrir as qualificadas (as duas melhores de cada agrupamento). 

O primeiro encontro, da primeira fase, será frente ao Cazaquistão, a 4 de outubro, para defrontar a Estónia a 6 de outubro e no dia seguinte o conjunto da Alemanha.

O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.

As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. 

A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Calendário de Jogos (Fase de Grupos):

4 de outubro | sexta-feira
Alemanha 2-5 Estónia
Cazaquistão 0-12 PORTUGAL

6 de outubro | domingo
11h30: Alemanha x Cazaquistão
18h00: PORTUGAL x Estónia

7 de outubro | segunda-feira
11h30: Estónia x Cazaquistão
15h30: PORTUGAL x Alemanha

Confira aqui o calendário completo

O restante programa será divulgado oportunamente no site da FPF. Os horários apresentados são locais, em Espanha é mais uma hora que em Portugal Continental.


;