Léo Martins faz o golo 250 pela seleção.
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta segunda-feira, a Alemanha, por 7-3, na 3ªJornada, da fase de grupos, da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025.
Face a este resultado, os 14 eleitos de Mário Narciso somam, assim, nove pontos, no Grupo C, encerrando esta primeira fase, no primeiro posto da tabela.
Após o último jogo desta etapa (Ucrânia x Noruega, às 17h00 portuguesas) será realizado um sorteio que ditará o adversário do conjunto nacional no play-off de quarta-feira, dia 9 de outubro, na Playa de la Victoria, em Cádiz (Espanha).
Um dia também histórico para Léo Martins, que aos 10 minutos do 1º Período alcançou a marca dos 250 golos ao serviço da seleção nacional.
CRÓNICA DO JOGO
Em declarações ao fpf.pt, no final da partida, Mário Narciso e Duarte Algarvio engrandeceram o feito luso.
O Selecionador Nacional Mário Narciso em discurso direto:
“É sempre bom terminar com vitórias, sobretudo com vitórias, ganha-se confiança, a equipa fica mais moralizada.”
“Em termos do que poderá vir de bom, se formos um dos quatro melhores primeiros classificados apanhamos os terceiros classificados. Não sei se o vamos conseguir porque existe grupos de três, não sei como irão fazer as contas. De qualquer forma, não vamos apanhar um vencedor de grupo, vamos apanhar ou uma equipa que ficou em segundo ou uma que ficou em terceira. Das que ficaram em segunda, não gostava de apanhar a Ucrânia, é uma das que toda a gente quer fugir pois dentro dos segundos classificados é a melhor. Vamos ver amanhã o que ditará o sorteio, uma coisa tenho a certeza é que calhe quem calhar os jogadores estão moralizados e querem ganhar. Vão fazer tudo para ganhar”
“A equipa moraliza-se com vitórias. Estás equipas por muita conversa que possamos ter com eles e eu tenho muitas, aquilo que moraliza mais é o ganhar e é o que estamos a fazer, por isso estão moralizados.”
Duarte Algarvio, internacional português, em discurso direto:
“Sinto-me bem, foi um jogo bem disputado, onde provámos claramente que éramos a melhor equipa e o sentimento é o melhor tanto pela vitória, como pelo golo.”
“É uma prova muito física, agora começa o primeiro mata-mata antes de sermos inseridos no outro grupo, mas estamos bem preparados fisicamente e psicologicamente.”
“Chegamos aqui como campeões da Europa, mas tentámos dar um reset no que fizemos em Itália e chegamos aqui para disputar isto como se fosse a última prova, queremos dar tudo.”
As contas do apuramento
Os Heróis das Areia encontram, na fase de grupos, as congéneres do Cazaquistão (vitória por 0-12), Estónia (vitória por 5-2) e Alemanha (7 de outubro), com os primeiros dois classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares a ficarem apurados para a segunda etapa (play-off), para depois se formar novamente grupos, desta feita dois de quatro equipas e, assim, descobrir as qualificadas (as duas melhores de cada agrupamento).
O primeiro encontro, da primeira fase, será frente ao Cazaquistão, a 4 de outubro, para defrontar a Estónia a 6 de outubro e no dia seguinte o conjunto da Alemanha.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre), Rúben Brilhante (SC Braga) e Vasco Gonçalves (GRAP)
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Confira aqui o calendário completo de jogos