Bernardo Lopes: "temos de estar na máxima força"

Futebol Praia - Seleção A

Equipa das Quinas aguarda adversário para o play-off

A Seleção Nacional de Futebol de Praia prosseguiu, esta terça-feira, a preparação tendo em vista a qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025.

Os 14 eleitos de Mário Narciso finalizaram a primeira fase de grupos invictos, com nove pontos, na liderança do Grupo C, com 24 golos marcados e apenas cinco sofridos.

Após o último jogo desta etapa (Ucrânia x Noruega, às 17h00 portuguesas) será realizado um sorteio que ditará o adversário do conjunto nacional no play-off de quarta-feira, dia 9 de outubro, na Playa de la Victoria, em Cádiz (Espanha). A segunda fase de grupos terá o seu início esta quinta-feira, com os dois primeiros posicionados a marcarem lugar no próximo mundial.

Em declarações ao fpf.pt, o internacional Bernardo Lopes faz o balanço do apuramento até ao momento: “estamos confiantes, a primeira metade da competição está feita, agora temos um jogo importante que é a eliminar. Temos um caminho longo a percorrer e a partir de agora, cada vez mais, os adversários são cada vez mais difíceis e temos de estar na máxima força para atingir o objetivo”.

Para o fixo luso, “nesta primeira fase, também derivado ao grupo que tínhamos, seria difícil sermos melhores primeiros (os quatro melhor primeiros enfrentam os quatro melhores terceiros), logo aí não vamos conseguir apanhar os melhores terceiros, logo aí teoricamente seria um jogo mais acessível. Como é um jogo a eliminar é sempre 50/50, qualquer equipa que iremos defrontar vai querer ganhar. Portanto, teríamos de estar sempre preparados para isso. Na fase seguinte, são as oito melhores equipas, com o grau de dificuldade a aumentar, sabemos que só existe quatro vagas para o mundial e temos seleções com muita qualidade aqui. Nos já conhecemos muito bem, ainda agora tivemos o europeu que conseguimos ser campeões, o grau de dificuldade é muito grande, temos a Itália, Espanha, a Bielorrússia, a Suíça, a própria Ucrânia. Calhe quem calhar serão sempre jogos difíceis e temos de estar preparados para isso”.

“Existem ainda mais jogos hoje, mas sim, a Ucrânia sendo segundo será um adversário difícil. Sabemos também que pelo momento que atravessam que querem sempre dar tudo pelo país e para além da qualidade que têm, só jogadores sempre disponíveis e fortes fisicamente. É um adversário forte que nos poderá calhar”, assinala.

Bernardo lembra que a “a época tem sido longa. Sabemos que o futebol de praia os jogos são muito concentrados, muito seguidos, mas nesta competição já é o segundo dia que temos de folga, o que para nós é importante, para recuperar. Temos jogadores com muita carga ao longo da época e todo o tempo que tenhamos para descansar é muito importante. Um aspeto positivo desta competição por estes dias que já tivemos de folga, para não haver problemas físicos para os jogos que aí vêm”.

Por fim, o jogador de 27 anos deixa uma mensagem aos portugueses: “a palavra é que nos continuem a apoiar, que acreditem em nós. Nós acreditamos muito e é por Portugal que competimos, por nós, pelas nossas famílias, por quem nos apoia. Vamos conseguir o objetivo”.

As contas do apuramento

Após a conclusão da fase de grupos com três vitórias e o primeiro lugar no agrupamento, os Heróis das Areia seguem em frente para a segunda etapa (play-off), para depois se formar novamente grupos, desta feita dois de quatro equipas e, assim, descobrir as qualificadas (as duas melhores de cada agrupamento). 

O play-off será disputado esta quarta-feira, com a última fase a iniciar-se na quinta-feira.

O primeiro encontro, da primeira fase, será frente ao Cazaquistão, a 4 de outubro, para defrontar a Estónia a 6 de outubro e no dia seguinte o conjunto da Alemanha.

O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.

As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. 

A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre), Rúben Brilhante (SC Braga) e Vasco Gonçalves (GRAP)
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Confira aqui o calendário completo de jogos


;

Notícias