Rodrigo Mora: "basta um ponto, mas queremos vencer os dois jogos"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas trabalhou na Cidade e viaja esta tarde para a Dinamarca.

A Seleção Nacional Sub-21 trabalhou, esta quarta-feira, pela última vez na Cidade do Futebol, antes de seguir viagem para Copenhaga, local onde pernoitará antes de viajar para as Ilhas Faroé, na manhã desta quinta-feira. 

Antes do apronto, foi Rodrigo Mora a falar aos jornalistas em conferência de imprensa. O mais jovem jogador do grupo de trabalho começou por dar o mote para a dupla jornada que se avizinha. "Sabemos que basta um ponto, mas queremos ganhar os dois jogos. Vai ser um jogo difícil, como todos são, mas nós somos Portugal e queremos vencer os dois jogos", garantiu. 

Questionado sobre se pode ser o 'espalha-brasas' e agitador da Seleção Nacional Sub-21, numa comparação a Francisco Conceição, o internacional português recusou essa ideia, pois sente-se apenas mais um para ajudar o grupo. "Isso não sei, estou aqui como todos os outros para ajudar, para melhorar a equipa, mas 'espalha-brasas' não sei. O Chico foi apelidado assim, mas isso não tem muito a ver. Só estou aqui para ajudar e melhorar a Seleção", reforçou.

Aquando da convocatória, o Selecionador Rui Jorge elogiou Rodrigo Mora e o atleta sentiu-se bem por ouvi-los. "É sempre muito bom ouvir esses elogios. O estágio de setembro correu-me bem dentro de campo e fora de campo os meus colegas ajudaram a me integrar e dou-me muito bem com eles. Tem corrido tudo muito bem aqui na Seleção Sub-21", salientou.

Sobre a forma repentina como tudo tem acontecido na sua vida e na sua carreira, Rodrigo Mora confessou que superou as suas melhores expectativas. "Não pensava que tão cedo ia chegar ao futebol profissional, mas cheguei e, felizmente, estreei-me na equipa A do FC Porto e nos sub-21. Estou muito contente. O que podem esperar de mim é que irei sempre dar o meu máximo seja onde for. O Rodrigo Mora vai ser sempre o mesmo", concluiu.

Todos disponíveis numa sessão de treino... com visitas especiais

Após a conferência, a formação portuguesa treinou pela terceira e última vez neste estágio no Relvado 2 da Cidade do Futebol. A sessão de trabalhos contou com todos os jogadores disponíveis e sem limitações - nomeadamente Christian Marques e Martim Neto - e teve ainda um olhar atento de João Cancelo e Renato Veiga, dois dos convocados de Roberto Martínez para a Seleção Nacional A.

A comitiva portuguesa tem agendada a chegada a Copenhaga pelas 23h05 locais, sendo que na manhã de quinta-feira, a comitiva segue da capital dinamarquesa rumo às Ilhas Faroé. Da parte da tarde (18h00) fará o treino oficial em Klaksvik. Pelas 17h40, um jogador e o Selecionador Nacional Rui Jorge farão a antevisão à partida. 

A um ponto da qualificação

Recorde-se que Portugal está a um ponto de se apurar para o Campeonato da Europa 2025. Os comandados de Rui Jorge vão as Ilhas Faroé e Andorra, por esta ordem, nesta janela internacional. O primeiro jogo realiza-se no dia 11 de outubro, pelas 16h00, em Klaskvik, sendo que o segundo encontro será dia 15 de outubro, pelas 18h00, em Andorra La Vella. Um empate contra uma destas equipas já será o suficiente para se garantir passaporte direto para o Europeu da categoria, a realizar-se no mês de junho, na Eslováquia.

Nesta fase da competição, a equipa portuguesa é primeira classificada do Grupo G, com 21 pontos somados em oito partidas. Na classificação, a Equipa das Quinas é seguida pela Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pela Croácia (com 16 pontos em oito jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em oito jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em oito jogos). 

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (SL Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC), Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão), Tiago Santos (LOSC Lille);

Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

HISTÓRICO COM AS ILHAS FAROÉ

HISTÓRICO COM ANDORRA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Bielorrússia, Croácia e Grécia. 

Programa geral:*

9 de outubro de 2024 | 4.ª feira
10h30: treino (Cidade do Futebol)
18h25: partida para Copenhaga
23h05: chegada a Copenhaga

10 de outubro de 2024 | 5.ª feira
11h25: partida para as Ilhas Faroé
12h40: chegada às Ilhas Faroé
18h00: treino oficial (Klaksvik)

11 de outubro de 2024 | 6.ª feira
16h00: jogo Ilhas Faroé x Portugal (Djupumyra Stadium | Klaksvik)

12 de outubro de 2024 | sábado
09h30: treino (Torshavn)
14h30: partida para Copenhaga
17h25: chegada a Copenhaga

13 de outubro de 2024 | domingo
09h50: partida para Barcelona
12h50: chegada a Barcelona
14h30: partida para Andorra (autocarro)
18h30: chegada a Andorra
20h00: treino (Andorra)

14 de outubro de 2024 | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Andorra)

15 de outubro de 2024 | 3.ª feira
18h00: jogo Andorra x Portugal (Estadi Nacional | Andorra)
22h00: partida para Barcelona (autocarro)
02h00: chegada a Barcelona

16 de outubro de 2024 | 4.ª feira
11h25: partida para Lisboa
12h25: chegada a Lisboa

*Horários locais. Nas Ilhas Faroé é a mesma hora de Portugal Continental. Em Andorra é mais uma hora.


;
;
9 de Outubro 2024
Foto

FPF/ Hernâni Pereira

Notícias