Apuramento para o Europeu 2025 garantido!

Seleção Sub-21

Portugal venceu nas Ilhas Faroé por 3-1 e selou o apuramento para o Campeonato da Europa na Eslováquia.

MATCH CENTER

A Seleção Nacional Sub-21 venceu, esta sexta-feira, as Ilhas Faroé, por 3-1 e garantiu a presença no Campeonato da Europa da categoria, a realizar-se em junho, na Eslováquia. A Equipa das Quinas até começou a perder, mas deu a volta por intermédio de Fábio Silva (39'), Gabriel Brás (87') e Paulo Bernardo (89’). Segue-se agora Andorra, na próxima terça-feira, para encerrar a Fase de Qualificação.

Filme do jogo:

Portugal estava avisado para os perigos do encontro. Além de um adversário compacto a defender, o relvado artificial e as temperaturas baixas (aliada à neve que começou a cair) não iriam facilitar a tarefa lusa, perante um adversário muito mais habituado a jogar nestas condições. 

O encontro não podia ter começado pior. Se Portugal já ia sentir dificuldades na busca pelo golo, tudo ficou mais complicado quando Olaf Bárdarson (3') inaugura o marcador de canto direto. Portugal estava agora obrigado a marcar não um, mas dois golos para chegar à vantagem, embora o empate já garantisse a qualificação.

Geovany Quenda (9') deu o primeiro sinal de perigo, mas o guardião defendeu com qualidade, o que acabaria por ser um prenúncio da meia-hora seguinte. Portugal ia sufocando as Ilhas Faroé e no espaço de dois minutos chegou mesmo a dispor de quatro (!) oportunidades claras de golo, mas a bola teimava em não entrar. Ora era desviada por defesas em cima da linha de golo, ora era salva por um guardião que ia fazendo o seu trabalho de forma competente.

As Ilhas Faroé estavam remetidas ao seu terço defensivo, mas procuravam ferir Portugal sempre que possível. Numa dessas ocasiões, Samuel Soares (36') foi obrigado a grande intervenção, para evitar o 0-2.

Contudo, a persistência portuguesa foi premiada já perto do intervalo. Fábio Silva (38') rematou de forma exímia, dentro da área, com o pé esquerdo, dando finalmente alguma justiça ao resultado.

Ao intervalo, registava-se uma igualdade, algo que não era novidade contra este adversário, já que no passado mês de março, no encontro realizado em Portugal, o trabalho defensivo das Ilhas Faroé também tinha sido mais eficaz no primeiro tempo. 

A segunda parte decorreu a papel químico da primeira, mas desta vez sem qualquer tipo de hipótese de transição ofensiva por parte da formação da casa. Samuel Soares foi um mero espectador, numa tarde que viu a neve dar tréguas, mas o frio nem por isso. 

As oportunidades sucediam-se mas desta vez nem os ferros da baliza da equipa da casa queriam alguma coisa com Portugal. Ainda assim, tal como diz o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Foi já perto dos minutos finais que se fez justiça em Klaksvik. Canto da esquerda e Gabriel Brás (87') colocou Portugal em vantagem pela primeira vez no encontro. Os jogadores portugueses festejavam pois a vitória já não deveria fugir e o apuramento estava mesmo muito perto. 

O golo desanimou a equipa da casa e Portugal manteve a toada ofensiva, conseguindo dilatar a vantagem por Paulo Bernardo (89') com um belo remate já dentro da grande área. Estava feito o 3-1 e estava colocado um ponto final na partida, desfazendo qualquer dúvida que ainda pudesse haver quanto ao desfecho do encontro.

Quando o juiz do encontro apitou para o término da partida, a comitiva portuguesa festejou a vitória diante das Ilhas Faroé, mas também o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa. A comitiva portuguesa volta a estar presente na elite das Seleções Nacionais Sub-21 e estará, no próximo mês de junho, na Eslováquia. 

Eis as informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-21 2025 - Grupo G
Djupumyra Stadium | Klaksvik

Árbitro: Jovan Kachevski (Macedónia do Norte)
Árbitros assistentes: Slagjan Markoski (Macedónia do Norte) e Branko Putilin (Macedónia do Norte)
Quarto árbitro: Ivana Projkovska (Macedónia do Norte)

ILHAS FAROÉ 1-3 PORTUGAL (1-1 AO INTERVALO)

ILHAS FAROÉ (11 inicial): Ári Petersen, Ási Dam (Bergur Poulsen, 83'), Gullbrandur Oregaard, Borge Petersen, Elias Rusborg, Martin Agnarsson, Heini Sorensen (Beinir Nolsoe, 45'), Aron Ellingsgaard (Emil Joensen, 83'), Noah Mneney - Cap., Olaf Bárdarson (Leivur Guttesen, 75') e Jorgen Nielsen (Ejvind Mouritsen, 75').
Suplentes não utilizados: Jóannes Davidsen, Jakup Vilhelmsen, Jens Erik Bruhn, Gutti Dahl-Olsen.
Treinador: Eydun Klakstein
Golos: Olaf Bárdarson (3')
Disciplina: cartão amarelo para Ási Dam (59') e para Martin Agnarsson (90+1')

PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Tiago Santos (Rodrigo Gomes, 60'), Chico Lamba, Gabriel Brás, Rafael Rodrigues, Mateus Fernandes, Paulo Bernardo - Cap., Geovany Quenda (Dário Essugo, 83'), Rodrigo Mora (Pedro Santos, 60'), Fábio Silva (Henrique Araújo, int.) e Tiago Tomás (Carlos Borges, 69').
Suplentes não utilizados: João Carvalho, João Marques, Martim Neto, Vasco Sousa.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Fábio Silva (39'), Gabriel Brás (87') e Paulo Bernardo (89’)
Disciplina: cartão amarelo a Chico Lamba (32'), a Fábio Silva (42') e a Pedro Santos (81')

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (SL Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC), Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão), Tiago Santos (LOSC Lille);

Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

HISTÓRICO COM AS ILHAS FAROÉ

HISTÓRICO COM ANDORRA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Bielorrússia, Croácia e Grécia. 

A equipa portuguesa garantiu o primeiro lugar do Grupo G, contando agora com 24 pontos somados em nove partidas. Na classificação, a Equipa das Quinas é seguida pela pela Croácia (com 19 pontos em nove jogos), Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em nove jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em nove jogos). 

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa e 3-1 fora) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Programa geral:*

11 de outubro de 2024 | 6.ª feira
16h00: jogo Ilhas Faroé x Portugal (Djupumyra Stadium | Klaksvik)

12 de outubro de 2024 | sábado
09h30: treino (Torshavn)
14h30: partida para Copenhaga
17h25: chegada a Copenhaga

13 de outubro de 2024 | domingo
09h50: partida para Barcelona
12h50: chegada a Barcelona
14h30: partida para Andorra (autocarro)
18h30: chegada a Andorra
20h00: treino (Andorra)

14 de outubro de 2024 | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Andorra)

15 de outubro de 2024 | 3.ª feira
18h00: jogo Andorra x Portugal (Estadi Nacional | Andorra)
22h00: partida para Barcelona (autocarro)
02h00: chegada a Barcelona

16 de outubro de 2024 | 4.ª feira
11h25: partida para Lisboa
12h25: chegada a Lisboa

*Horários locais. Nas Ilhas Faroé é a mesma hora de Portugal Continental. Em Andorra é mais uma hora.


;

Notícias