Espanha 5-9 Portugal (3ºP, a decorrer)

Futebol Praia - Seleção A

Seleção a um ponto do primeiro lugar no torneio

A Seleção Nacional de Futebol de Praia defronta, neste momento, a Espanha, na última jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025.

O encontro tem transmissão em direto na Sport TV 4 e na Beach Soccer TV.

As fortes chuvas que se fizeram sentir, este sábado, na Playa de la Victoria, em Cádiz (Espanha), adiaram o duelo ibérico para domingo, com o vencedor da partida a vencer o torneio de qualificação mundial.

Devido ao adiamento dos desafios, o jogo de atribuição do 1º e 2º classificados na prova foi cancelado, determinante para se apurar o pote no sorteio do Mundial. Por isso, a equipa que terminar a fase de grupos com mais pontos (nos dois agrupamentos) sagrar-se-á vencedora do apuramento.

Itália e Bielorrússia encerraram a sua participação no Grupo A com seis pontos, com Portugal e Espanha a entrarem neste último jogo com seis e quatro pontos, respetivamente, a necessitarem somente de uma vitória para figurarem no topo da classificação final.

O público espanhol disse presente e encheu as bancadas do recinto na Playa de la Victoria, mas foram os portuguesas a marcar primeiros, logo aos três minutos, com Jordan Santos a cruzar forte para Léo Martins, junto ao poste direito, encostar para o 0-1.

A equipa da casa não desistiu, chegando ao empate aos seis minutos, com Suli Batis a arrancar pela esquerda, rematar forte, com o esférico a ressaltar na areia, traindo Pedro Mano. A equipa de Mário Narciso nunca deixou de dominar o jogo, com o segundo a chegar com naturalidade, aos nove minutos, com Mano a lançar longo para a bicicleta de Léo, a fazer o bis na partida. A poucos segundos do fim do 1ºPeríodo, o guardião português ainda ameaçou a baliza adversária, não fosse a fantástica defesa de Juanmi a impedir o terceiro lusitano, levando o marcador a 1-2 para o descanso.

Um...Dois...Três...Léo Martins. No recomeço do desafio, Portugal chega ao 1-3, com um hat-trick de Léo, com o golo a surgir depois do pivô luso a roubar a bola ao guarda-redes espanhol e colocar o esférico dentro da baliza. O conjunto de Cristian Mendez Lacarcel não baixou os braços e voltou a faturar, aos três minutos, por intermédio de Kuman.

A meio do segundo tempo, Pedro Mano aproveitou uma subida no terreno de Juanmi e colocou a bola por cima do guardião da "la roja" e fez o quarto da Equipa das Quinas. Miguel Pintado, o "Sr.Bicicleta", voltou a fazer das suas e a passe de Duarte Algarvio, aos oito minutos, domina de peito, eleva a redondinha para atirar de forma acrobática para o 2-5. Aos nove minutos, Domingo faz o terceiro de "nuestros hermanos", também de pontapé de bicicleta, com Juanmi a poucos segundos do segundo intervalo a fazer o quarto, colocando a seleção espanhol a um golo dos Heróis da Areia.

A Seleção Nacional queria mesmo fechar esta qualificação com chave de ouro e logo no primeiro minuto, do último período, tratou de esclarecer as dúvidas, com Algarvio na assistência, para Pintado bisar ao segundo poste. O guardião goleado, Pedro Mano, bisou aos sete minutos, com um forte remate desde a sua baliza até à adversária, colocando o resultado no 4-7.

Quem também queria inscrever o seu nome na lista de marcadores era Bernardo Lopes, que aproveitou um tento de André Lourenço para dominar a bola à beira da baliza e fazer, assim, o oitavo de Portugal.

FICHA DE JOGO

Qualificação Campeonato do Mundo FIFA 2025
Fase de Grupos - 3ª Jornada
Playa de la Victoria, Cádiz (Espanha)

ESPANHA - PORTUGAL

1ºÁrbitro: Aurelian Planchais-Godefroy (TAH)
2ºÁrbitro: Vitalij Gomolko (LTU)
3ºÁrbitro: Lukasz Ostrowski (POL)
4ºÁrbitro: Matthieu Dor (FRA)
Cronometrista: Eduards Borisevics (LVA)

1ºP: 1-2
2ºP: 4-5
3ºP: --

ESPANHA (cinco incial): Juanmi (GR), Jose Antonio Oliver, David Ardil, Pedro e Chiky Ardil - CAP
Jogaram ainda: Francisco Javier Camacho (GR), Pablo (GR), Suli Batis, Riduan Ridu, Kuman, Arias e Domingo
Selecionador Nacional: Cristian Mendez Lacarcel
Disciplina: cartão amarelo para Chiky Ardil (10', 1ºP), Suli Batis (9', 2ºP) e Domingo (7', 3ºP)

PORTUGAL (cinco inicial):  Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda:  Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Duarte Algarvio, Rúben Brilhante, Vasco Gonçalves e Miguel Pintado 
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: cartão amarelo para Jordan Santos (10', 1ºP e 10', 3ºP) e Miguel Pintado (9', 2ºP); cartão vermelho para Jordan Santos (10', 3ºP)

Golos: 0-1, Léo Martins (3', 1ºP); 1-1, Suli Batis (6', 1ºP); 1-2, Léo Martins (9', 1ºP); 1-3, Léo Martins (1', 2º); 2-3, Kuman (3', 2ºP); 2-4, Pedro Mano (6', 2ºP); 2-5, Miguel Pintado (8', 2ºP); 3-5, Domingo (9', 2ºP); 4-5, Juanmi (12', 2ºP); 4-6, Miguel Pintado (1', 3ºP); 4-7, Pedro Mano (7', 3ºP); 5-7, Suli Batis (7', 3ºP); 5-8, Bernardo Lopes (9', 3ºP)

Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025

Na qualificação europeia que decorre, esta semana, em Espanha,as equipas de Portuga, Espanha, Itália e Bielorrúsia garantiram a presença no torneio mundial.

O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.

As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. 

A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;

Notícias