Liga BPI

Leoas vencem Damaiense

Futebol Fem. - Liga BPI

Grande penalidade de Telma Encarnação fez a diferença

O Sporting sofreu para levar de vencida (1-0) o Damaiense na estreia do treinador Micael Sequeira, em jogo a contar para a 6.ª jornada da Liga BPI, que segura as leoas no 3.º lugar, agora com 12 pontos (e menos um jogo).

Apesar de ter tido sempre mais iniciativa de jogo, o Sporting só conseguiu materializar essa superioridade nos instantes finais, quando a árbitra Maria Inês Andrada assinalou grande penalidade, por empurrão de Tiana Harris a Miri O’Donnell, no primeiro lance em que jovem disputou com a camisola (cor-de-rosa) leonina, pois tinha entrado no minuto anterior. Chamada à conversão do castigo máximo, Telma Encarnação não desperdiçou (89’).

A era de Micael Sequeira no banco leonino, começou com Cláudia Neto a continuar a ser a maestrina e foi a ela que pertenceu a primeira grande oportunidade, com um remate ao poste (36’), da meia-lua. É verdade que, antes, na sequência de cantos, cabeceamentos de Diana Silva (21’) e Ana Capeta (30’) provocaram apreensão a Guro Pettersen, mas não mais do que isso em toda a primeira parte.

Na etapa complementar, a toada manteve-se. Apenas no período de compensação (90’+5), já em desespero, o superdefensivo Damaiense fez dois remates de ressaca com algum perigo, mas ao lado, ambos por Madalena Contente.

Antes, uma assistência de cabeça de Telma Encarnação deu a Britanny Raphino a oportunidade de “matar” o jogo, mas um desvio providencial levou a bola para a linha final. A outra grande oportunidade tinha pertencido à madeirense, quando falhou o “encosto” ao segundo poste (60’), a emendar um cruzamento de Ana Capeta, da direita.

Confira aqui todos os resultados e a classificação geral

FICHA DE JOGO
DAMAIENSE 0-1 SPORTING (0-0 ao intervalo)
Liga BPI
6.ª jornada

Campo Eng.º Carlos Salema
Árbitra:
Maria Inês Andrada
Assistentes: Cristiana Costa e Andreia Miranda
Quarta árbitra: Bruna Pico

DAMAIENSE: Guro Pettersen; Inês Matos, Morgan Stone (Alisson Blais, 90’+1), Daniela Santos (cap), Gabi Gonçalves (Emma Cruz, 90’+1), Lidiane Antunes, Tianna Harris, Anna Torslov, Joana Dantas (Tânia Mateus, 66’), Emma Hawkins (Marta Salvador, 82’) e Madalena Contente.
Suplentes não utilizadas: Carolina Joia, Melissa Dagenais, Marie Blommaert, Inês Moreira e Catarina Almeida.
Treinador: Thorlakur Mar Arnasson
Disciplina: amarelo a Daniela Santos (28’), Lidiane Antunes (72’) e Inês Matos (90’+3).

SPORTING CP: Hannah Seabert; Meganne Sauvé (Beatriz Fonseca, 58’), Georgia Eaton-Collins, Ana Borges (cap), Ana Capeta (Jacynta Gala, 77’), Fátima Pinto, Cláudia Neto, Diana Silva (Britanny Raphino, 58’), Telma Encarnação, Maiara Niehues (Brenda Pérez, 58’) e Andreia Bravo (Miri O’Donnell, 86’).
Suplentes não utilizadas: Catarina Potra; Rita Fontemanha, Vera Cid e Alícia Correia.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: amarelo para Georgia Eaton-Collins (57’).

Golo: 0-1, Telma Encarnação (89’, gp).
Mulher do Jogo: Cláudia Neto (Sporting)

Cláudia mantém a batuta
Na nova era, com o treinador Micael Sequeira, a maestrina do Sporting continua a ser Cláudia Neto, a criativa que consegue manter bola colada no pé quando rompe defensivas superfechadas (como a do Damaiense) e também consegue surpreender com remates potentes e colocados (como o que fez aos 36’ e podia ter mudado a história do jogo).

Em quase todas as vezes que a muralha defensiva damaiense abanou houve “dedo” de Cláudia Neto, descobrindo linhas de passe que mais ninguém via e foi por centímetros que não deixou marca mais evidente, noutro jogo bem conseguido da internacional portuguesa.


;

Notícias