Francisco Neto: "O máximo respeito e humildade frente ao Azerbaijão"

Futebol Fem. - Seleção A

Seleção defronto o Azerbaijão dias 25 e 29 de outubro, nas duas mãos do primeiro play-off de qualificação para o Europeu de 2025

Declarações do selecionador nacional Francisco Neto  após o anúncio, esta segunda-feira, da convocatória para os próximos dois jogos da Seleção feminina frente ao Azerbaijão, relativos ao primeiro play-off de acesso ao Campeonato da Europa de 2025:

[Sobre o adversário] "É uma equipa que tem vindo a crescer ao longo dos anos. Apesar de não ter um ranking muito alto, tem vindo sempre a ascender na sua posição. Em sua casa, é uma equipa muito competitiva e organizada, onde consegue ter alguns momentos em que cria dificuldades aos adversários. Tem muitas jogadoras a jogar fora e têm o seu trajeto de crescimento. Não há favoritismos. Temos o máximo respeito e humildade, teremos dois jogos muito competitivos e vamos querer ganhar”.

[Estreia e regressos] “A Andreia Bravo é uma jogadora que temos vindo a acompanhar há bastante tempo. Tem vindo a afirmar-se no seu clube, com minutos e prestações muito positivas. Conta com características ligeiramente diferentes e sentimos que, pelo momento que está a passar, fazia sentido aportar uma jogadora com estas características. Gosta de ter bola e de jogar num duplo pivô, pode acrescentar algumas coisas neste estágio. Temos sempre uma base bastante sólida de algumas jogadoras, com o conhecimento profundo da nossa ideia de jogo. É sempre importante ter um espaço aberto e é isso que temos vindo a fazer. Estamos focados no Azerbaijão. De nada nos vale pensar no Europeu se não concretizarmos o que temos de fazer”.

[Novos contextos de várias internacionais] “Tiveram de fazer esse processo de adaptação e de voltarem a reencontrar-se dentro de um contexto diferente. Tira as jogadoras da sua zona de conforto, fizemos muitas observações e notámos que muitas delas conseguiram dar um passo em frente. Pode até ser uma mais-valia para a seleção, pois as mesmas jogadoras poderão trazer coisas diferentes. Tem sido o trabalho que temos feito nos derradeiros três meses”.

Portugal, que procura a sua terceira presença num Europeu, após 2017 e 2022, visita as azeris na primeira mão, em 23 de outubro, na Delga Arena em Baku, às 16h00 locais (13h00 em Lisboa), com a segunda a disputar-se em Vizela, em 29 de outubro, às 19h45.

Caso ultrapasse o Azerbaijão, a equipa das Quinas irá jogar com Bielorrússia ou República Checa na segunda e derradeira ronda dos play-offs, cujos encontros estão agendados para 27 de novembro e 03 de dezembro, com o vencedor a apurar-se para a fase final do Europeu feminino, a realizar-se entre 02 e 27 de julho de 2025, na Suíça.


;

Notícias