Prémio de acessibilidade da Associação Salvador
A Federação Portuguesa de Futebol foi distinguida, esta segunda-feira, com o Prémio de Acessibilidade da Associação Salvador.
A atribuição deste prémio teve como base a iniciativa "Game On", projeto criado e apoiado pelo programa HatTrick da UEFA, e que a FPF promoveu no decorrer desta época em quatro jogos das Seleções Nacionais.
A Federação ativou nesses encontros das seleções A feminina e masculina o seu Guia de Acessibilidades, documento que inclui um conjunto de procedimentos que visa o acolhimento de pessoas com necessidades específicas, lançado por ocasião das comemorações do 110.º aniversário, e proporcionou a adeptos dessas comunidades experiências que lhes possibilitaram viver as emoções do futebol.
Nas diversas ações realizadas, em parceria com a Access Lab, foi possível a adeptos surdos terem uma experiência de estádio com os coletes sensoriais, assim como se 'cantou' o hino em língua gestual, além de outras iniciativas como a criação de várias zonas nos estádios para mobilidade condicionada, produção de comentário áudio-descritivo para pessoas cegas ou de baixa visão. Tudo com um objetivo: promover a inclusão no futebol.
A Associação Salvador decidiu, este ano, atribuir os Prémios Acessibilidade 'Best Practices' e distinguiu a FPF com um dos bons exemplos existentes em Portugal. Integrada na iniciativa 'Accessibility Talks', a cerimónia teve lugar na Nave do Museu do Dinheiro, em Lisboa, tendo Rita Ferro Rodrigues recebido o prémio destinado à Federação.