A ação começa esta terça-feira e conta com quase 800 participantes.
A Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, está a promover uma ação de curta duração intitulada "Ensino do Walking Football". Este curso, que terá um total de seis horas, e conta com a participação de quase 800 inscritos.
A formação será realizada em três sessões online nos dias 22, 23 e 25 de outubro, entre as 20h30 e as 22h30. Será lecionado por José Guilherme, Diretor Técnico Nacional Adjunto da FPF, Joana Carvalho, Professora Associada da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Andreia Pizarro, Professora Auxiliar Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e Ana Barbosa, Investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Os seis módulos abordados denominar-se-ão "Exercício físico em idades avançadas", "Cuidados de segurança para a prática" e "Programas de exercício físico para adultos mais velhos", "Organização e estruturação das aulas/sessões", "Conteúdos das aulas/sessões" e "Avaliação e monitorização aptidão física e funcional".
O Walking Football (WF) tem-se revelado uma atividade desportiva de elevado valor para os adultos mais velhos, promovendo a saúde física e mental, estimulando a socialização e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Esta Formação surge como forma de satisfazer uma necessidade cada vez mais evidente duma sociedade envelhecida, e assim, dar resposta a um novo e importante campo de trabalho para os profissionais da educação física e das ciências do desporto, com uma abordagem adaptada e inclusiva, esta formação destaca-se, assim, como uma resposta proativa para promover um envelhecimento ativo e saudável, formando e sensibilizando os profissionais de Educação física para esta nova área profissional de valor acrescido, estando, assim, enquadrada num contexto com inequívoco interesse social.
Uma formação específica sobre o ensino do Walking Football permitirá aos professores adquirirem competências técnicas e pedagógicas necessárias para adaptar os exercícios e as dinâmicas de jogo às capacidades e limitações dos adultos mais velhos, garantindo assim uma prática desportiva segura, inclusiva e eficaz.
Para mais informações, consulte o programa.