Seleção Sub-17 Feminina

Entrada robusta de Portugal

Futebol Fem. - Sub-17

Vitória por 10-0 no primeiro jogo do apuramento europeu

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 venceu, esta quarta-feira, a Eslovénia, por 10-0, na 1ª Jornada da primeira ronda de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

Depois de defrontar as eslovenas, o conjunto nacional terá pela frente o País de Gales (dia 26, sábado, às 17h00) e a Suíça (dia 29, terça-feira, às 11h00), novamente na Cidade do Futebol, em Oeiras.

As primeiras três classificadas desta fase ficam apuradas para a Ronda de Elite, última etapa de qualificação para a fase final do europeu, que terá lugar nas Ilhas Faroé, de 4 a 17 de maio.

Portugal está em busca da quarta participação da história no Campeoanto da Europa Sub-17 Feminino, depois das presenças nos anos de 2014, 2019 e 2024.

Quanto ao jogo, a equipa de Carlos Sacadura entrou a todo o gás com a primeira oportunidade a surgir da cabeça de Carolina Tristão, a esbarrar nas mãos da guardiã eslovena. Portugal continuava a pressionar e a dominar, cada vez mais, a partida, até que chegou ao minuto oito para celebrar o primeiro golo. Canto de Tristão, para Irís Fernandes cabecear certeiro para o fundo das redes adversárias. Cinco minutos depois, o conjunto nacional marcava novamente de canto, com Francisca Castro a aproveitar uma indecisão defensiva da Eslovénia para empurrar, assim, para o 2-0.

Aos 20 minutos, tudo parecia simples: jogada lusa pela direita, Matilde Matos isola Eva Carreira para, calmamente, na cara da guarda-redes, chutar cruzado para o golo. Com o número quatro nas costas, Matilde Rucha fez o quarto da Equipa das Quinas: a avançada arrancou pela esquerda, com a bola "colada" pés, até atirar colocado, de fora de área, ao canto inferior direito de Lucia Stosic.

E o festival de golos continuou, desta feita pela autoria de Luana Bessa, que na recarga nao poupou as eslovenas e fez o quinto lusitano. Aos 42 minutos, mais um momento de magia no desafio, com Carolina Tristão a arrancar desde fora da área, a fintar todas as adversárias e a atirar cruzado para o sexto. Ainda antes do descanso chegou o 7-0 para Portugal, com uma jogada de "Matildes": Matos no passe para o golo de Rucha.

No reatar das hostilidades, o domínio português manteve-se, com a seleção sub-17 a chegar ao oitavo, aos 54, com Carolina Tristão a bisar na partida. Aos 73 minutos, um novo bis no encontro, agora da autoria de Eva Carreira, a colocar o marcador no 9-0. Já nos intantes finais, tempo ainda para um golo na "gaveta", com Cristina Fernandes a rematar em arco e a colocar o esférico no ângulo direito.

No final da partida, em declarações ao Canal 11, Carlos Sacadura, Matilde Rucha e Eva Carreira analisaram o desempenho da Equipa das Quinas.

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto:

“Primeiro dar parabéns às jogadoras. Foram competentes e honestas no jogo, contra um adversário que se tornou frágil, porque simplificamos processos, fomos competentes e claro, marcamos cedo as coisas facilitaram-se e era uma questão de minutos marcar os golos. Acima de tudo, mérito delas, pelo que vieram a desenvolver e depois um dos aspectos onde temos muita dificuldade contra estas equipas que jogam baixo, muito perto da baliza, foi conseguimos marcar muitos golos. Isso é positivo. Agora é trabalhar e encarar os outros jogos que vêm pela frente para vencer e conseguimos um bom apuramento.”

“Nós temos de ter a consciência que o adversário de hoje, fruto do trabalho de equipa e de conseguimos marcar vários golos cedo, que facilitou a vida e o jogo tornou-se fácil. Não foi um jogo perfeito, temos alguns aspectos que temos de melhorar, elas têm também consciência disso e falamos ao intervalo desses aspectos e a segunda parte foi mais gerir o esforço do que propriamente construir o resultado já tendo em vista os próximos jogos.”

“Uma geração nova, com jogadoras que já fizeram parte do grupo do ano passado. Seria inédito conseguimos uma segunda qualificação consecutiva na fase final. O sonho comanda a vida, elas estão animadas, nós queremos ajudá-las. O importante é fazer este apuramento e criar as melhores condições e esperar o que aí vier.”

Matilde Rucha em discurso direto:

“Temos estado esta semana a trabalhar. Este jogo foi o espelho da semana que tivemos, agora é pensar nos próximos jogos e continuar a trabalhar.”

“É sempre bom (marcar). Ainda por cima foi o meu primeiro bis neste jogo. Os golos são sempre fruto da equipa e do trabalho da equipa.”

Eva Carreira em discurso direto:

“Acho que tivemos bem, jogamos como Portugal, tivemos sempre em cima do jogo, elas nunca tiveram muito a bola. Também fizemos o mais importante que era marcar golos e agora continuar a a trabalhar.”

“Não posso falar das outras equipas, mas sei que Portugal vai estar no seu melhor e vamos trabalhar para isso. Vamos fazer uns ajustes e dar o nosso melhor.”

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 10-0 ESLOVÉNIA (7-0 ao intervalo)

1ª Jornada
Ronda 1 - Qualificação Euro 2025
Cidade do Futebol

Árbitra principal: Roxana Recorean (ROU)
Árbitras assistentes: Catalina Nan (ROU) e Biljana Iskin (AUT)
4ªÁrbitra: Olivia Tschon (AUT)

PORTUGAL: Beatriz Carvalho (GR), Íris Fernandes (Ana Francisca Barbosa, 57'), Carolina Simões - CAP, Maria Leitão, Francisca Castro (Cristina Fernandes, 45'), Luana Bessa (Constança Maia, 45'), Carolina Tristão (Matilde Carvalho, 73'), Matilde Matos (Matilde Ribeiro, 57'), Laura Silva, Matilde Rucha e Eva Carreira.
Suplentes: Leonor Serralheiro (GR), Ana Laura,  Matilda Wadewitz e Madalena Loução
Treinador Nacional: Carlos Sacadura
Disciplina: nada a assinalar

ESLOVÉNIA:  Lucia Stosic (GR), Lana Kavas, Barbara Psenicnik (Ela Abram, 45'), Zoja Srot, Taja Strgar, Ziva Rupar, Ula Osolnik - CAP, Nusa Skrobar (Kaja Prelovsek, 61'), Taja Jakopic (Neza Zagar, 45'), Natalija Globocnik (Neja Selan, 45') e Lana Novoselec (Lina Stolfa, 71').
Suplentes: Katja Prelovsek (GR), Spela Novoselec, Anja Lukezic e Lina Leben
Treinador Nacional: Anja Milenkovic
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 1-0, Íris Fernandes (8'); 2-0, Francisca Castro (13'); 3-0, Eva Carreira (20'); 4-0, Matilde Rucha (31'); 5-0, Luana Bessa (35'); 6-0, Carolina Tristão (42'); 7-0, Matilde Rucha (45'+1); 8-0, Carolina Tristão (54'); 9-0, Eva Carreira (73'); 10-0

Programa geral da Seleção Feminina Sub-17:

24.10.2024 | quinta-feira
11h00
 Treino

25.10.2024 | sexta-feira
11h00 
Treino

26.10.2024 | sábado
17h00
 Jogo Portugal x País de Gales (Cidade do Futebol)

27.10.2024 | domingo
11h00
 Treino

28.10.2024 | segunda-feira
11h00
 Treino 

29.10.2024 | terça-feira
11h00
 Jogo Portugal x Suíça (Cidade do Futebol)


;

Notícias