Seleção Sub-21

Preparação para o Europeu arranca em Alverca

Seleção Sub-21

Encontro com a Ucrânia a 15 de novembro é o primeiro encontro pós-fase de qualificação.

Terminada a fase de qualificação para o Campeonato da Europa, com um apuramento assegurado com distinção, a Seleção Nacional sub-21 arranca agora a preparação para o Europeu, a realizar-se na Eslováquia, no próximo mês de junho. Em novembro, estão agendados dois encontros de preparação diante da Ucrânia (15 de novembro) e da congénere eslovaca (18 de novembro).

O primeiro encontro será em solo português, mais concretamente no Estádio FC Alverca. A partida acontecerá na sexta-feira, dia 15 de novembro, pelas 17h30. O segundo jogo decorrerá em Trencin, na Eslováquia, no dia 18 de novembro, pelas 17h00.

O duelo diante da Ucrânia marca o regresso dos comandados de Rui Jorge aos relvados da região lisboeta, algo que já não acontecia desde o dia 6 de setembro de 2021, na vitória diante da Bielorrússia, por 1-0, no Estádio José Gomes (Amadora). O Presidente da AF Lisboa, Nuno Lobo, mostrou satisfação pelo regresso da Equipa das Quinas à região lisboeta. "É com enorme satisfação que a Associação de Futebol de Lisboa vê o regresso da Seleção Nacional de Sub-21 ao nosso distrito, mais de três anos desde o último confronto. Jogar no Complexo Desportivo do FC Alverca, palco de tantas histórias do futebol português, sublinha a importância desta região no desenvolvimento do nosso futebol. Este jogo de preparação frente à Ucrânia é uma oportunidade única para os nossos jovens talentos se exibirem e inspirarem a próxima geração de jogadores na nossa comunidade. Vamos encher o estádio e apoiar a nossa seleção", apelou.

Por sua vez, Fernando Orge, Presidente do FC Alverca, deu as boas-vindas à Equipa das Quinas e garante que o recinto estará sempre aberto aos comandados de Rui Jorge. “Será um enorme prazer receber a nossa Seleção de sub-21 no nosso estádio. É um orgulho para as gentes da terra, para o comércio, e é muito importante a realização destes jogos, que trazem todos os portugueses para dentro do estádio. Para nós, é importantíssimo que seja agora o estádio do FC Alverca. Estaremos sempre de portas abertas para receber e dar sempre as melhores condições pois é importante perceber-se que o futebol tem de ser descentralizado e tem de ir a todas as terras do País”

Também Matheus Ornelas, Presidente da SAD do FC Alverca, regozijou-se por ver os Sub-21 portugueses a serem acolhidos no recinto onde a equipa atua. “A SAD gostaria de agradecer o empenho, a vontade e a visão da FPF em lançar um jogo destes na nossa casa. É com grande honra e satisfação que vamos receber os talentos portugueses do futuro e do presente, pois vários já não são promessas, são nomes firmados até a nível internacional. Para os nossos adeptos e também para a cidade de Alverca é também uma felicidade enorme receber estes atletas. Contamos poder receber no futuro mais jogos. Até porque isto demonstra que o esforço e investimento que temos feito na melhoria do estádio é reconhecido por uma entidade como a FPF”, salientou.

Bom teste em perspetiva

O primeiro encontro desta dupla jornada de preparação será diante da Ucrânia, um adversário que, à semelhança de Portugal, também já garantiu um lugar na fase final do Campeonato da Europa. A formação ucraniana apurou-se como uma das melhores segundas classificadas, com 24 pontos (oito vitórias e duas derrotas), a apenas um ponto da Inglaterra (vencedora do grupo).

É a primeira vez que a formação ucraniana se qualifica duas vezes seguidas para fases finais de Europeus Sub-21, já que também marcaram presença no último Campeonato da Europa, a realizar-se na Geórgia e na Roménia, em 2023. Nessa edição da prova, atingiram as meias-finais.

HISTÓRICO COM A UCRÂNIA

Segundo compromisso diante da Eslováquia

Três dias depois, segue-se novo compromisso de preparação, mas diante da Eslováquia, em Trencin, em solo eslovaco. O encontro decorrerá no Sihot' Stadium, às 17h00 (hora de Portugal Continental).

Também a Eslováquia já está apurada para o Campeonato da Europa, na condição de anfitriã da prova. 

HISTÓRICO COM A ESLOVÁQUIA


;

Notícias