Triunfo frente a Gales após reviravolta a dois golos de desvantagem
A Seleção Nacional Sub-17 feminina venceu, este sábado, por 5-2, a congénere do País de Gales, numa partida a contar para a jornada 2 da 1ª ronda de qualificação para o Campeonato da Europa 2025 do escalão. A Equipa das Equinas perdia por 2-0 ao intervalo, mas conseguiu dar a volta com uma segunda parte brilhante.
As visitantes entraram muito bem no desafio, tendo conseguido chegar rapidamente à vantagem de dois golos, primeiro ao minuto 7 com um golo de Nia Lewis, que disparou forte de fora da área colocando a bola por cima da guarda-redes portuguesa, e depois por Layla Drury, à passagem da primeira meia hora, na sequência de um livre lateral e de uma defesa incompleta de Leonor Serralheiro.
No primeiro tempo, as oportunidades de perigo criadas por Portugal foram escassas, o que levou Carlos Sacadura a fazer duas alterações ao intervalo. Eva Carreira e Luana Bessa foram lançadas para os segundos 45 minutos e revelaram-se verdadeiras armas secretas, tendo desestabilizado por completo a organização defensiva galesa durante o período em que estiveram em campo.
Com uma entrada coletiva muito forte e pressionante, Eva Carreira reduziu logo ao minuto 52 após recuperação em zona alta de Constança, que trabalhou o lance à direita e assistiu a avançada para um remate potente e colocado. Segundos depois, logo após o pontapé de saída, foi a vez de Matilde Matos recuperar perto da baliza adversária e assistir Carolina Tristão para o empate. Numa altura em que o relógio marcava uma hora de jogo, e depois de algumas ameaças à reviravolta, Knill, defesa-central britânica, deu mão dentro da área e foi assinalada grande penalidade. A capitã Carolina Simões assegurou-se da conversão e assinou a reviravolta, rematando a bola para o lado oposto ao qual a guardiã galesa se atirou.
Nos derradeiros minutos do desafio surgiram os golos da tranquilidade, primeiro através de nova grande penalidade, conquistada de forma artística por Eva Carreira e convertida, uma vez mais, por Carolina Simões e depois, já em tempo de compensação, na sequência de um canto, com uma bola perdida na pequena área a ser aproveitada por Eva Carreira, que bisou na partida.
Desta forma, Portugal permanece na primeira posição do grupo da 1ª ronda de qualificação e começa a preparar o jogo frente à Suíça que será disputado na próxima terça-feira na Cidade do Futebol. À seleção lusa, já apurada para a ronda 2, basta um empate nesse encontro para garantir o primeiro lugar e ter estatuto de cabeça de série no sorteio da Ronda de Elite.
As primeiras três classificadas desta fase ficam apuradas para a Ronda de Elite, última etapa de qualificação para a fase final do europeu, que terá lugar nas Ilhas Faroé, de 4 a 17 de maio.
Portugal está em busca da quarta participação da história no Campeoanto da Europa Sub-17 Feminino, depois das presenças nos anos de 2014, 2019 e 2024.
Carlos Sacadura em discurso direto:
"Foi um jogo espetacular. Houve muito mérito do grupo de trabalho. Temos jovens de 14, 15 e 16 anos. Elas cometem erros mas souberam crescer nesse erro e na adversidade. Foram igualmente muito inteligentes em perceber onde podiam melhorar e com muita entrega e superação viraram o resultado. "
"Tivemos alguns erros de ligação, de pressão e do espaço de circulação da bola. A partir do momento em que entendemos isso começámos a criar oportunidades e o caudal ofensivo foi de tal ordem que os golos acabaram por surgir. Merito para a preserverança e o querer delas".
"O último jogo vai ter uma dificuldade crescente. Vamos continuar a promover a forma como jogamos e se essa forma jogar for suficiente vai correr bem. O que é uma certeza é que olhamos para todos os adversário em igualdade de condições e que procuramos sempre a vitória".
FICHA DE JOGO
PORTUGAL 5 – 2 PAÍS DE GALES (0-2 ao intervalo)
Apuramento Campeonato da Europa Sub-17 2025
Cidade do Futebol, Oeiras, Portugal
Árbitro: Olivia Tschon (Áustria)
Árbitros Assistentes: Biljana Iskin (Áustria) e Catalina Nan (Roménia)
Quarto Árbitro: Roxana Recorean (Roménia)
PORTUGAL: Leonor Serralheiro (GR); Íris Fernandes, Carolina Simões (Ana Laura, 88’) e Maria Leitão; Constança Maia, Carolina Tristão (Matilde Ribeiro, 88’), Madalena Loução, Matilde Matos (Laura Silva, 88’) e Francisca Castro; Matilde Wadewitz (Eva Carreira, INT) e Matilde Santos (Luana Bessa, INT)
Suplentes não utilizados: Beatriz Carvalho (GR), Ana Barbosa, Matilde Carvalho e Cristina Fernandes
Treinador: Carlos Sacadura
Disciplina: cartão amarelo para Íris Fernandes (30’)
PAÍS DE GALES: Orla Howard (GR); Elinor Guest; Emma Thomas (Emily Wilson, 71’), Skye Hair e Senaiya Knill; Mia Davies (Evelyn Ingram, 90+2’), Layla Drury (Lois Cartmell, 71’) e Nia Lewis (CAP.); Annie Davies (Ellen Marsh, INT), Anya Grunewald e Ashley Griffiths (Evie Holt, 73’)
Suplentes não utilizados: Phoebe Baker (GR), Emily Wilkinson, Lily Nicholls e Emily Howson
Treinador: Peter Wilson
Disciplina: cartão amarelo para Senaiya Knill (34’)
Golos: 0-1 por Nia Lewis (7’), 0-2 por Layla Drury (31’), 1-2 por Eva Carreira (52’), 2-2 por Carolina Tristão (53’), 3-2 por Carolina Simões (61’, g.p.), 4-2 por Carolina Simões (83’, g.p.), 5-2 por Eva Carreira (90+5’)
Programa geral da Seleção Feminina Sub-17:
26.10.2024 | sábado
17h00 Jogo Portugal x País de Gales (Cidade do Futebol)
27.10.2024 | domingo
11h00 Treino
28.10.2024 | segunda-feira
11h00 Treino
29.10.2024 | terça-feira
11h00 Jogo Portugal x Suíça (Cidade do Futebol)