Vitória das Navegadoras sobre o Azerbaijão, por 4-0, na segunda mão, em Vizela.
A Seleção Nacional garantiu, esta terça-feira, a disputa do segundo e derradeiro play-off de acesso ao Campeonato da Europa de futebol feminino, onde terá por adversário a Chéquia. A formação comandada por Francisco Neto venceu por 4-0 o Azerbaijão, num jogo disputado em Vizela.
Apesar de um vislumbre de ousadia na entrada do Azerbaijão na partida, as comandadas de Francisco Neto não demoraram a "amarrar" as azeris à sua intermediária e dois golos de Diana Silva (15 e 26 minutos) acabaram com o fôlego da equipa do Leste.
No primeiro, a atacante lusa saltou no coração da área, entre várias defesas, e desviou com sucesso um canto marcado por Dolores Silva. O segundo acontecer após passe em profundidade de Fátima Pinto, com Diana Silva a antecipar-se à guardiã azeri, fazendo-lghe a bola passar por cima e encostando para o golo logo a seguir.
FOTOGALERIA
Veja aqui todas as incidências
Nem as sete alterações operadas pelo selecionador, por comparação com o encontro da primeira mão, mudaram o cenário do confronto entre as duas seleções. A abordagem lusa ao encontro no primeiro tempo, contando com a vantagem de 4-1 conseguida em Baku, foi competente, empenhada e só a boa exibição da guardiã contrária, Aytac Sharifova, impediu que o marcadora ganhasse mais expressão. Tatiana Pinto, Ana Capeta e até Fátima Pinto, que atuou ao lado de Carole Costa e de Ana Seiça na linha de três mais defensiva, protagonizaram lances capazes de aumentar os números antes do intervalo.
O segundo tempo iniciou-se sob a mesma toada ofensiva da equipa portuguesa e, aos 56 minutos, Dolores fez o terceiro tento, de grande penalidade, a castigar o jogo com a mão de uma adversária. Perto do final, Telma Encarnação ameaçou mais um golo, mas o remate bateu no poste. Logo depois, Fátima Pinto conseguiu finalizar de fora da área, sentenciando assim a partida.