FPF integra rede da ONU sobre alterações climáticas

Ambiente

Organizações comprometem-se em baixar a pegada de carbono

A Federação Portuguesa de Futebol integra a comunidade da Organização das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, com o nome "UN Sports for Climate Action".

Este movimento convida as organizações desportivas e as suas partes interessadas a aderirem a um novo movimento de ação climática para o desporto. Esta iniciativa visa apoiar e orientar os agentes desportivos no alcance dos objectivos globais em matéria de alterações climáticas.

As organizações desportivas podem demonstrar liderança em matéria de clima, empenhando-se em conjunto na jornada da neutralidade climática. Podem consegui-lo assumindo a responsabilidade pela sua pegada climática, o que, por sua vez, incentivará a ação climática para além do sector do desporto e, por conseguinte, ajudará a aumentar a ambição global face à ameaça representada pelas alterações climáticas.

Unindo-se em torno de um conjunto de princípios, as organizações desportivas e as suas comunidades criaram uma iniciativa, colaborando para posicionar o seu sector no caminho da economia de baixo carbono que os líderes mundiais acordaram em Paris: Desporto para a Ação Climática.

A iniciativa “Desporto para a Ação Climática” visa dois objectivos globais. O primeiro de alcançar uma trajetória clara para que a comunidade desportiva global combata as alterações climáticas, através de compromissos e parcerias de acordo com normas verificadas, incluindo a medição, redução e comunicação das emissões de gases com efeito de estufa, em conformidade com o cenário bem abaixo dos 2 graus consagrado no Acordo de Paris. Por fim, o segundo objetivo consiste em utilizar o desporto como uma ferramenta unificadora para federar e criar solidariedade entre os cidadãos globais para a ação climática.

 


;

Notícias