FPF rende homenagem a José Manuel Constantino

Institucional

Tributo à memória e ao legado do antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol rendeu homenagem a José Manuel Constantino, histórico presidente do Comité Olímpico de Portugal, falecido a 11 de agosto deste ano, precisamente no dia que marcou o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris. 

Pela voz dos próprios filhos, Bruno e Pedro, José Manuel Constantino foi recordado pelo "sentimento de Nação de alguém que viveu sempre muito intensamente a causa do desporto".

Apesar dos sucessivos e duros tratamentos aos quais era sujeito, "o seu objetivo era claro: estar em Paris e ser uma referência de superação para todos os atletas olímpicos". E foi. Na capital francesa, Portugal assistiu ao melhor desempenho de sempre de uma Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos. 

E a propósito destes acontecimentos históricos para o desporto português e também como forma de acentuar a homenagem a José Manuel Constantino, também subiram ao palco os campeões olímpicos Rui Oliveira e Iuri Leitão (Madison), assim como os campeões paralímpicos Cristina Gonçalves (Boccia BC2) e Miguel Monteiro (Lançamento do Peso F40).

Atletas e paratletas portugueses foram também agraciados com o troféu Quinas de Ouro, precisamente a propósito da excelência de ser português.

Também neste contexto, foi destacada a presença de outros dois campeões olímpicos: Rosa Mota e Carlos Lopes, especialistas na Maratona, também foram convidados de honra nesta Gala das Quinas, durante a qual foi enaltecido o gesto de Pepê, jogador do FC Porto, recentemente notícia pelo gesto de desportivismo que protagonizou em pleno duelo com o Estoril. 

E a propósito de Fair Play, note-se que a Gala das Quinas de Ouro encerrou com o lançamento oficial da campanha "Escolhe o Fair Play"

 

 


;