Bino Maçães analisa o triunfo diante do Liechtenstein por 10-0
A Seleção Nacional Sub-17 venceu, esta quarta-feira, a equipa do Liechtenstein, por 10-0, no Estádio Nacional, na 1ª Jornada, da primeira ronda de qualificação para o Campeonato da Europa deste escalão.
Portugal defronta ainda a Finlândia (jogo a 16 de novembro) e a Bósnia-Herzegovina (19 de novembro), as outras duas seleções integradas no grupo dos lusos, com os dois primeiros classificados a ficarem apurados para a próxima fase.
A Equipa das Quinas entrou a todo o gás, demonstrando uma vontade clara de resolver o embate logo de início, com mais velocidade e eficácia na hora de atacar a baliza adversária. logo aos quatro minutos, após uma boa combinação portuguesa, a deixar Mauro Furtado na cara do guardião listenstainiano para concretizar para o golo inaigural da partida.
O domínio português manteve-se, com os comandados de Bino Maçães a chegarem ao intervalo a vencer por 7-0, com bis de Tomás Soares (10' e 24') e Mateus Mide (18' e 32') e golos de Rafael Quintas (37') e Brandão Baptista (38').
A segunda metade iniciou-se da mesma forma que a primeira, com festejos lusitanos, desta feita com golo de Bernardo Lima, aos 60 minutos, após conversão de uma grande penalidade, com o resultado a ficar fechado, na ponta final do desafio, aos 85 e 89 minutos, por intermédio de Yoan Pereira e Gil Neves.
O Treinador Nacional convocou 20 atletas para a qualificação
Em declarações ao fpf.pt, Bino Maçães analisa a vitória lusa:
"Nós sabíamos que o primeiro adversário que iríamos enfrentar tinha algumas fragilidades. O grande objetivo para este jogo era conseguirmos manter a seriedade e tentarmos marcar o maior número de golos possível, até porque esse fator podem fazer a diferença numa possível qualificação e em caso de empate com outros adversários, que são naturalmente mais fortes. Para além disso, marcando mais golos, na fase seguinte podemos ter também algum privilégio ao figurarmos num pote mais acima, que é esse o nosso grande objetivo."
"Por isso, tentamos passar essa mensagem. Principalmente na primeira parte desempenharam numa forma excelente, entrámos muito bem, muito sérios, a fazer as coisas bem, a criar muitas situações e fomos construindo um resultado amplo. Pena que na segunda parte não tenhamos conseguido manter esse nível, mas satisfeito com aquilo que fizemos."
Sobre os próximos adversários: "Agora são equipas diferentes, mais fortes, equipas com outros argumentos, em termos de jogadores. A Finlândia é para mim o adversário mais forte do grupo, depois a Bósnia e em terceiro o Liechtenstein. Vamos esperar algumas dificuldades, temos de preparar bem os jogos e estarmos ao nosso melhor nível."
"Será sempre importante estarmos ao nosso melhor nível para podermos alcançar aquilo que desejamos, que são três vitórias no grupo, pois podem ser importantes. Naturalmente, pensando jogo a jogo, mas o encontro diante da Finlândia será um desafio também interessante, uma equipa que joga num 4-3-3, agressiva, que sabe o que faz, com jogadores com muita qualidade, muito agressivos, que correm muito, um pouco à semelhança do que são os países daquela zona. Portanto, esperamos muita dificuldade."
Ficha de Jogo
PORTUGAL 10-0 LIECHTENSTEIN (7-0 ao intervalo)
Qualificação Campeonato da Europa Sub-17
Ronda 1
Estádio Nacional
Árbitro: Ben Mcmaster (NIR)
Árbitros assistentes: Stephen Bell (NIR) e Giorgios Charalampous (CYP)
4ºÁrbitro: Kyriakos Athanasiou (CYP)
PORTUGAL: Romário Cunha (GR), Mauro Furtado, José Domingues (Yoan Pereira, 45'), Rafael Quintas - CAP (Bernardo Lima, 45'), Martim Guedes, Mateus Mide (Anísio Cabral, 45'), Stevan Manuel (Gil Neves, 45'), Brandão Baptista, Ricardo Neto, Andre Machado e Tomás Soares (Duarte Cunha, 63')
Suplentes não utilizados: Alexandre Tverdohlev (GR), Gabriel Dbouk e Martim Chelmik.
Treinador: Bino Maçães
Disciplina: nada a assinalar
LIECHTENSTEIN: Lorenz Hassler (GR) (Efe Alp Gülbahar (GR), 45'), Leis Zekan, Manoel Honorio (Daniel Loacker, 85'), Jason Beck, Erjon Memaj (Efe-Devran Uz, 45'), Emanuel Wolf, Alessandro Lo Russo - CAP, Levin Lampert, Johannes Wohlwend, Elmir Kryeziu (Noah Gunsch, 65') e Alexander Palazzolo (Alessio Pecorar, 85')
Suplentes não utilizados: Schumacher Lukas, Arda Tuncay, Noe Kessler e Tobias Blumenthal
Treinador: Dieter Alge
Disciplina: cartão amarelo para Emanuel Wolf (25') e Leis Zekan (90')
Golos: 1-0, Mauro Furtado (4'), 2-0, Tomás Soares (10'); 3-0, Mateus Mide (18'); 4-0, Tomás Soares (24'); 5-0, Mateus Mide (32'); 6-0, Rafael Quintas (37'); 7-0, Brandão Baptista (38'); 8-0, Bernardo Lima (G.P., 60'); 9-0, Yoan Pereira (86'); 10-0, Gil Neves (89')
As contas do apuramento
A qualificação consistirá em duas fases, agora designadas por Ronda 1 e Ronda 2 (na primavera), a serem disputadas como mini-torneios, num único local.
Na primeira etapa da qualificação, a Ronda 1, as nações foram divididas em 14 grupos, com os primeiros dois posicionados a seguirem em frente para a derradeira etapa de apuramento.
Na Ronda de Elite, a última fase de qualificação denominada de Ronda 2, as 28 equipas serão divididas em sete agrupamentos de quatro. Os sete vencedores qualificar-se-ão para a prova. Em caso de vitória dos anfitriões no grupo, o melhor segundo classificado também se apurará.
O Campeonato da Europa Sub-17 2025 terá lugar na Albânia, de 19 de maio a 1 de junho. A competição contará com oito países, inicialmente divididos em dois grupos de quatro, passando os dois primeiros classificados de cada secção às meias-finais.
A partir de 2025, no Qatar, o Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA passará a ser um torneio anual com 48 equipas, para o qual o EURO Sub-17 de 2024/25 servirá de torneio de qualificação da Europa.
Programa Geral
14 de novembro | Quinta-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
15 de novembro | Sexta-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
16 de novembro | Sábado
16h00: Jogo: PORTUGAL x Finlândia - Cidade do Futebol
17 de novembro | Domingo
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
18 de novembro | Segunda-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
19 de novembro | Terça-feira
11h00: Jogo: Bósnia e Herzegovina x PORTUGAL - Estádio Nacional (Jamor)
Dispensa após jogo
Calendário de Jogos (Grupo 5):
13 de novembro | Quarta-feira
11h00: PORTUGAL x Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
15h00: Finlândia x Bósnia e Herzegovina - Complexo Desportivo do Real SC (Queluz)
16 de novembro | Sábado
15h00: PORTUGAL x Finlândia - Cidade do Futebol
17h30: Bósnia e Herzegovina x Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
19 de novembro | Terça-feira
11h00: Bósnia e Herzegovina x PORTUGAL - Cidade do Futebol
11h00: Liechtenstein x Finlândia - Estádio Nacional (Jamor)