Selecionador Nacional e guarda-redes anteviram partida diante da Ucrânia
A Seleção Nacional Sub-21 treinou, esta quinta-feira, pela última vez, antes do duelo frente à Ucrânia, agendado para esta sexta-feira, às 17h30, no Estádio FC Alverca.
Num treino com todos os jogadores à disposição do técnico Rui Jorge, a sessão de trabalhos foi antecedida pela habitual conferência de imprensa de antevisão do Selecionador Nacional e de um jogador, neste caso, João Carvalho.
Para o técnico da Equipa das Quinas, o jogo desta sexta-feira colocará Portugal frente a uma formação com muito valor. "É um adversário de fase final de campeonato da Europa. Uma excelente equipa, bastante perigosa em termos ofensivos como demonstrou na fase de apuramento para o Europeu. Queremos defrontar adversários de boa qualidade porque é o que iremos enfrentar no futuro, no campeonato da Europa. Queremos ir aferindo aquilo que é a nossa qualidade com adversários de qualidade que irão estar na fase final", disse.
No entendimento do Selecionador Nacional, mais do que a vitória, este jogo deve servir para melhorar a equipa. "O nosso objetivo a nível dos sub-21 nunca é apenas ganhar, mas sim os jogadores serem individual e coletivamente mais fortes. Isso é que nos colocará em patamares superiores que nos fará mais facilmente vencer", realçou.
Rui Jorge destaca ainda a oportunidade que este encontro poderá ser para alguns dos atletas. “A convocatória não seria a mesma se o leque de escolha fosse maior, os próprios jogadores sabem isso, mas a partir do momento em que têm esta oportunidade cabe-lhes provar o contrário e, numa próxima escolha que tiver de fazer, a escolha esteja ainda mais dificultada”, considerou.
Por fim, questionado sobre a baliza e, mais concretamente, sobre se o jogador que tinha ao seu lado, João Carvalho, poderia vir a ser o eleito para defender as redes lusas no Europeu, Rui Jorge não se quis alongar muito em relação ao futuro, mas deixou a garantia de que o guardião será opção diante da Ucrânia. “É mais uma convocatória para o João, serão mais jogos que irá fazer connosco. À partida e garantidamente amanhã [na sexta-feira] fará, o outro em princípio também, mas depois vamos ver. Ainda falta muito para o Europeu, ele ainda tem muito para fazer em termos de clube”, concluiu.
Antes do técnico, foi precisamente João Carvalho a falar aos jornalistas. O guardião deixou elogios à Ucrânia e à Eslováquia, duas formações que, relembrou, também farão parte da fase final do Campeonato da Europa. “Tivemos a integração de mais alguns jogadores que estão cá pela primeira vez. A equipa está confiante, temos trabalhado bem ao longo destes dias e vamos encontrar pela frente uma Ucrânia com muita qualidade. Estiveram muito bem na Fase de Qualificação, ficaram muito perto de conseguir o primeiro lugar num grupo onde está a Inglaterra, que é a campeã europeia em título. Vamos certamente encontrar dificuldades", perspetivou.
Tendo sido opção em todas as convocatórias até ao momento, João Carvalho promete continuar comprometido com o trabalho, de forma a poder cumprir o objetivo de estar na fase final do Europeu. "Tenho trabalhado para isso. Tenho vindo a todos os estágios, mas não há lugares garantidos e tenho de continuar a trabalhar para estar na lista final para o Europeu", salientou.
O internacional português que considera que "a capacidade de jogo com os pés, mas acima de tudo as qualidades na baliza" são o seu ponto forte, aborda ainda uma possível titularidade no Campeonato da Europa, dado que Samuel Soares e André Gomes, os dois outro guarda-redes que têm sido presença habitual nas convocatórias, poderão estar de fora, devido ao Mundial de Clubes. "Não controlo se a concorrência, chamemos-lhe assim, irá ao mundial de clubes. O que eu controlo é trabalhar todos os dias para se aparecer a oportunidade, eu estar preparado", finalizou.
Bilhetes já à venda
Os ingressos para o Portugal x Ucrânia desta sexta-feira têm um custo de três euros e já podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio, nos seguintes horários:
- 2.ª feira a 5.ª feira (11 a 14 de novembro), das 10h00 às 17h00.
- 6.ª feira, das 10h00 às 18h15.
A venda de bilhetes é exclusiva a maiores de três anos. A entrada no estádio pode ser feita uma hora antes do início do jogo.
Eis a lista de convocados completa:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga);
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Danilo Veiga (CF Estrela), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (AVS) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC);
Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Diego Moreira (RC Strasbourg), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa geral:*
15 de novembro de 2024 | 6.ª feira
17h30: jogo Portugal x Ucrânia (Estádio FC Alverca)
16 de novembro de 2024 | sábado
09h30: treino (Cidade do Futebol)
14h20: partida para Viena
18h50: chegada a Viena
Viagem de autocarro até Trencin
17 de novembro de 2024 | domingo
18h00: treino oficial (Trencin)
18 de novembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: jogo Eslováquia x Portugal (Sihot Stadium, Trencin)
19 de novembro de 2024 | 3.ª feira
12h25: partida para Lisboa
15h05: chegada a Lisboa
*Horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.