Avançado diz que o jogo com a Finlândia representa um desafio difícil.
A Seleção Nacional Sub-17 defronta, este sábado, a Finlândia num encontro da 2.ª jornada da Ronda 1 de qualificação para o Euro 2025.
Depois da vitória no primeiro encontro com o Liechtenstein, Portugal está perto de garantir a passagem à Ronda 2 de apuramento (Ronda de Elite).
A Equipa das Quinas realizou esta sexta-feira um treino na Cidade do Futebol, na véspera do embate com a formação nórdica.
Em declarações ao fpf.pt, Tomás Soares - que marcou três golos diante do Liechtenstein - diz que a Finlândia representará um desafio distinto: "Esperamos um jogo diferente, com um grau de dificuldade elevado comparando com o primeiro encontro. A Finlândia tem boa equipa, com boas individualidades, mas temos noção disso. Já temos o plano traçado para anular os pontos fortes deles e tentar explorar as nossas melhores qualidades. Não são uma equipa só forte fisicamente, têm qualidade técnica. Pelo que tivemos a ver nas reuniões, é um adversário que sabe o que faz em campo. Temos de estar todos juntos, a pressionar como equipa. Sabem jogar e têm qualidade", revelou.
Desafiado a olhar para as contas do agrupamento, o avançado colocou o foco no dia a dia: "O objetivo é ir jogo a jogo. Sabemos que não adianta pensar mais além do próximo encontro. No entanto, se pudermos garantir o apuramento o mais rápido possível melhor", acrescentou.
A fechar, Tomás Soares considera que a equipa vale pelo seu coletivo: "Temos um grupo forte, cada vez mais temos melhor entendimento entre nós. Existe muita qualidade individual, mas sinto que somos um coletivo muito forte. A união é o nosso grande arma", revelou.
Portugal defronta ainda a Bósnia-Herzegovina (19 de novembro), com os dois primeiros classificados a ficarem apurados para a próxima fase.
As contas do apuramento
A qualificação consistirá em duas fases, agora designadas por Ronda 1 e Ronda 2 (na primavera), a serem disputadas como mini-torneios, num único local.
Na primeira etapa da qualificação, a Ronda 1, as nações foram divididas em 14 grupos, com os primeiros dois posicionados a seguirem em frente para a derradeira etapa de apuramento.
Na Ronda de Elite, a última fase de qualificação denominada de Ronda 2, as 28 equipas serão divididas em sete agrupamentos de quatro. Os sete vencedores qualificar-se-ão para a prova. Em caso de vitória dos anfitriões no grupo, o melhor segundo classificado também se apurará.
O Campeonato da Europa Sub-17 2025 terá lugar na Albânia, de 19 de maio a 1 de junho. A competição contará com oito países, inicialmente divididos em dois grupos de quatro, passando os dois primeiros classificados de cada secção às meias-finais.
A partir de 2025, no Qatar, o Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA passará a ser um torneio anual com 48 equipas, para o qual o EURO Sub-17 de 2024/25 servirá de torneio de qualificação da Europa.
Programa Geral
14 de novembro | Quinta-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
15 de novembro | Sexta-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
16 de novembro | Sábado
16h00: Jogo: PORTUGAL x Finlândia - Cidade do Futebol
17 de novembro | Domingo
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
18 de novembro | Segunda-feira
11h00 - Treino - Cidade do Futebol
19 de novembro | Terça-feira
11h00: Jogo: Bósnia e Herzegovina x PORTUGAL - Estádio Nacional (Jamor)
Dispensa após jogo
Calendário de Jogos (Grupo 5):
13 de novembro | Quarta-feira
PORTUGAL 10-0 Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
Finlândia 2-2 Bósnia e Herzegovina - Complexo Desportivo do Real SC (Queluz)
16 de novembro | Sábado
15h00: PORTUGAL x Finlândia - Cidade do Futebol
17h30: Bósnia e Herzegovina x Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
19 de novembro | Terça-feira
11h00: Bósnia e Herzegovina x PORTUGAL - Cidade do Futebol
11h00: Liechtenstein x Finlândia - Estádio Nacional (Jamor)