Equipa de Bino Maçães estará na fase decisiva do apuramento para o Campeonato da Europa
Vitória sólida e apuramento no bolso. A Seleção Nacional Sub-17 está a caminho da Ronda de Elite, a última fase de apuramento para o Campeonato da Europa do escalão, a disputar no próximo ano, na Albânia.
Os comandados de Bino Maçães bateram a Finlândia, na 2.ª jornada da Ronda 1 de qualificação: 4-1, resultado suficiente para garantir o apuramento, quando ainda falta jogar uma jornada desta fase.
Portugal abriu as contas logo aos 6 minutos, por Bernardo Lima, a dar sequência à assistência de Gil Neves. Niilo Siren empatou momentaneamente, a passe de Tiitinen (36’), mas a Equipa das Quinas recuperou a vantagem ainda antes do intervalo, após jogada de entendimento entre Duarte Cunha e Gabriel Dbouk, devidamente finalizada por Gil Neves.
Os lusos começaram a sentenciar o jogo ainda antes do intervalo, com o 3-1: Gil Neves rompeu pela direita e ‘forçou’ o autogolo de Töllinen, num corte arriscado a evitar aquele que seria um golo quase certo de José Domingues.
O intervalo chegou com a sensação de que Portugal dificilmente deixaria de vencer o jogo, sentimento confirmado aos 58 minutos, quando Duarte Cunha atirou para 4-1, depois de Mateus Mide roubar a bola ao guardião finlandês.
A única contrariedade do jogo aconteceu aos 66 minutos, momento em que Kyriakos Athanasiou expulsou Tomás Soares, por alegada agressão do português a um adversário. Mesmo a jogar com 10, Portugal nunca tirou o pé do acelerador e abriu a mão cheia de golos aos 75 minutos, quando Martim Chelmik atirou a contar, na sequência de um pontapé de canto.
Com o resultado final em 5-1, Portugal chegou aos 6 pontos na Ronda 1 e já tem como garantida a participação na Ronda de Elite. A próxima fase, verdadeiramente decisiva nas contas do apuramento para o Europeu Sub-19, será disputada por 7 grupos de 4 equipas. Só o vencedor de cada um deles vai apurar-se para o Campeonato da Europa, juntando-se à Seleção da Albânia, já qualificada na qualidade de país anfitrião.
Ainda antes, os Sub-17 lusos fecham a Ronda 1 na próxima terça-feira, defrontando a Bósnia-Herzegovina, também na Cidade do Futebol.
FICHA DE JOGO
PORTUGAL - FINLÂNDIA (5-1, 2.ª parte a decorrer)
(3-1, ao intervalo)
Qualificação Campeonato da Europa Sub-17
2.ª jornada da Ronda 1
Estádio Nacional
Árbitro: Kyriakos Athanasiou (Chipre)
Árbitros Assistentes: Giorgios Charalampous e (Chipre) e Martin Leska (Chéquia)
4.º Árbitro: Marek Radina (Chéquia)
Portugal: Romário Cunha, Gabriel Dbouk (André Machado, 73'), Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Domingues, Rafael Quintas [cap] (Sandro Gambôa, 62'), Duarte Cunha (Brandão Baptista, 62'), Mateus Mide, Stevan Manuel (Yoan Pereira, 73'), Bernardo Lima e Gil Neves (Tomás Soares, 62').
Suplentes: Alexandre Tverdohlebov, Zeega,Ricardo Neto e Anísio Cabral.
Treinador Nacional: Bino Maçães
Finlândia: Kasperi Silen (Niki Hasselman, 45'), Eetu Grönlund (Musa Hietakangas, 89'), Ville Kumpu, Eerik Salmivuori, Otto Eloluoto (Valtteri Lehtomäki, 89'), Otto Tiitinen, Alberto Velásquez, Bruno Katz, Leevi Palmula [cap] (Noah Rantasalmi, 78'), Niilo Siren (Ramon Nyppeli, 45') e Topias Töllinen.
Suplentes: Rasmus Tuomi, Miska Laaksonen, Juho Heikkilä e Tomi Väkiparta.
Treinador Nacional: Erkka Lehtola
Disciplina: cartões amarelos a Niilo Siren (28'), Duarte Cunha (57'), José Domingues (77') e Otto Tiitinen (89'); cartão vermelho direto a Tomás Soares (66').
Golos: 1-0 por Bernardo Lima (6'); 1-1 por Niilo Siren (20'); 2-1 por Gil Neves (36'); 3-1 autogolo de Töllinen (42'); 4-1 Duarte Cunha (58'); 5-1 Martim Chelmik (75').
As contas do apuramento
A qualificação consistirá em duas fases, agora designadas por Ronda 1 e Ronda 2 (na primavera), a serem disputadas como mini-torneios, num único local.
Na primeira etapa da qualificação, a Ronda 1, as nações foram divididas em 14 grupos, com os primeiros dois posicionados a seguirem em frente para a derradeira etapa de apuramento.
Na Ronda de Elite, a última fase de qualificação denominada de Ronda 2, as 28 equipas serão divididas em sete agrupamentos de quatro. Os sete vencedores qualificar-se-ão para a prova. Em caso de vitória dos anfitriões no grupo, o melhor segundo classificado também se apurará.
O Campeonato da Europa Sub-17 2025 terá lugar na Albânia, de 19 de maio a 1 de junho. A competição contará com oito países, inicialmente divididos em dois grupos de quatro, passando os dois primeiros classificados de cada secção às meias-finais.
A partir de 2025, no Qatar, o Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA passará a ser um torneio anual com 48 equipas, para o qual o EURO Sub-17 de 2024/25 servirá de torneio de qualificação da Europa.
Calendário de Jogos (Grupo 5):
13 de novembro | Quarta-feira
PORTUGAL 10-0 Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
Finlândia 2-2 Bósnia e Herzegovina - Complexo Desportivo do Real SC (Queluz)
16 de novembro | Sábado
15h00: PORTUGAL 5-1 Finlândia - Cidade do Futebol
17h30: Bósnia e Herzegovina 2-0 Liechtenstein - Estádio Nacional (Jamor)
19 de novembro | Terça-feira
11h00: Bósnia e Herzegovina x PORTUGAL - Cidade do Futebol
11h00: Liechtenstein x Finlândia - Estádio Nacional (Jamor)