Reviravolta na Eslováquia

Seleção Sub-21

Portugal vence o segundo jogo de preparação para o Europeu, por 3-1.

A Seleção Nacional Sub-21 venceu, esta segunda-feira, a Eslováquia, por 3-1, em mais um jogo de preparação para a fase final do Campeonato da Europa. A Equipa das Quinas começou a perder, mas operou a reviravolta na segunda parte, com golos de Carlos Borges (67'), Henrique Araújo (80') e Paulo Bernardo (89’).

Recorde-se que a Equipa das Quinas empatou, na passada sexta-feira, em Alverca, frente à Ucrânia (3-3), naquele que foi o primeiro jogo desta janela internacional. 

Filme do jogo:

O encontro arrancou com ambas as equipas a procurarem sair para o ataque, embora Portugal se fosse aproximando com mais frequência da baliza adversária, especialmente em situações de bola parada. 

A primeira grande ocasião do encontro surgiu precisamente de um livre descaído para esquerda - conseguido após excelente arrancada de Flávio Nazinho -, com João Muniz a estar pertíssimo do primeiro golo. A bola passou o guarda-redes mas foi retirada em cima da linha por um defesa adversário. Estavam decorridos 14 minutos.

A reação eslovaca chegou dois minutos depois, com um cabeceamento no coração da área a levar a bola a bater na barra da baliza de João Carvalho. Aos 26', também de cabeça, nova ameaça do conjunto eslovaco, mas a bola desta vez saiu ao lado.

No minuto seguinte, dupla grande oportunidade para Portugal! Flávio Nazinho fez boa incursão pela esquerda e rematou para boa defesa do guardião eslovaco. Na recarga, Tiago Tomás rematou de ângulo apertado mas a bola passou toda a zona da baliza paralela à linha de golo, sem que houvesse nenhum desvio. 

Portugal queria chegar ao golo inaugural e isso voltou a estar muito próximo de acontecer à passagem da meia-hora de jogo. Mateus Fernandes serviu Tiago Tomás no coração da área, mas este não conseguiu desviar em posição privilegiada.

O perigo ia chegando à baliza eslovaca de várias formas e, novamente na cobrança de um livre, João Muniz voltou a estar muito perto do golo, mas o cabeceamento saiu ao lado, ainda tendo raspado no poste.

Contudo, diz-se que, no futebol, quem não marca, arrisca-se a sofrer. Foi isso mesmo que aconteceu ao minuto 35. Na sequência de um canto, a bola é desviada ao primeiro poste e o capitão Sebastian Nebyla cabeceia já na pequena área para o fundo das redes. 

A segunda parte começou com Portugal mais próximo da baliza adversária, mas sem conseguir materializar esse domínio, que ficou mais acentuado a partir do minuto 58, com a expulsão, por acumulação de amarelos, de um jogador eslovaco. Mateus Fernandes (60') e Henrique Araújo (61') estiveram perto do empate.

A insistência portuguesa viria, finalmente, a dar resultado ao minuto 67, num belo golo da Equipa das Quinas. Carlos Borges entrou na área, tabelou com Henrique Araújo e rematou cruzado para o fundo das redes. Estava feito o 1-1.

A reviravolta surgiu ao minuto 80. Henrique Araújo, de grande penalidade a castigar uma falta sobre Carlos Borges, bateu de forma certeira, colocando Portugal a vencer pela primeira vez no encontro.

O resultado ficaria fechado aos 89', com Nazinho a avançar no terreno e a servir Paulo Bernardo para o médio encostar para o 3-1.

Até ao final do encontro, Portugal podia ainda ter dilatado, por várias vezes, a vantagem, mas algum desacerto na finalização impediram a goleada. Vitória justa dos comandados de Rui Jorge que conseguiram superiorizar-se a uma Eslováquia organizada, mas que com o cansaço e o facto de estar a jogar com menos um, acabou por quebrar no segundo tempo. Mérito para os jogadores portugueses que não desistiram de procurar a vitória e conseguem, assim, fechar com chave de ouro o ano de 2024!

Eis as principais informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Jogo de preparação para o Campeonato da Europa Sub-21 2025
Sihot Stadium, Trencin

Árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria)
Árbitros assistentes: Tomás Straka (Eslováquia) e Martin Vitko (Eslováquia)
Quarto árbitro: Marián Ruc (Eslováquia)

ESLOVÁQUIA 1-3 PORTUGAL (1-0 ao intervalo)

ESLOVÁQUIA (11 inicial): Tomas Fruhwald, Marek Ujlaky (Patrik Leitner, 81'), Dominik Javorcek, Nicolas Sikula (Adam Tucny, 72'), Samuel Kopásek (Timotej Hranica, 72'), Dominik Holly, Martin Svidersky (Jakub Jakubko, 65'), Sebastian Nebyla - Cap. (Dominik Veselovski, 81'), Mario Sauer (Artur Gajdos, 65'), Nino Marcelli (Tadeas Hájovsky, 65') e Adam Griger (Timotej Jambor, 72').
Suplentes não utilizados: Lubomir Belko, Adam Danko, Roman Cerepkai, Branislav Spacil, Adrián Kaprálik.
Treinador: Jaroslav Kentos
Golos: Sebastian Nabyla (34')
Disciplina: cartão amarelo a Marek Ujlaky (14'), para Mario Sauer (32'), para Dominik Holly (41' e 58') e para Timotej Hranica (79'). Cartão vermelho para Dominik Holly (58')

PORTUGAL (11 inicial): João Carvalho, Danilo Veiga, Christian Marques, João Muniz, Flávio Nazinho, Paulo Bernardo, Gustavo Sá (Carlos Borges, int. (Martim Neto, 82')), Mateus Fernandes (Pedro Santos, 76'), João Marques (Dário Essugo, int.), Tiago Tomás (Henrique Araújo, int.) e Diego Moreira (Rodrigo Gomes, 76').
Suplentes não utilizados: Diogo Pinto, Chico Lamba, Eduardo Quaresma, Rafael Rodrigues.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Carlos Borges (67'), Henrique Araújo (80') e Paulo Bernardo (89’)
Disciplina: cartão amarelo para Mateus Fernandes (68')

Eis a lista de convocados completa: 

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Danilo Veiga (CF Estrela), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (AVS) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC);

Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Diego Moreira (RC Strasbourg), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa geral:*

18 de novembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: jogo Eslováquia x Portugal (Sihot Stadium, Trencin)

19 de novembro de 2024 | 3.ª feira
12h25: partida para Lisboa
15h05: chegada a Lisboa

*Horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental. 


;

Notícias