Último encontro no Torneio de Desenvolvimento da UEFA
A Seleção Nacional Feminina Sub-15 perdeu, esta quinta-feira, diante da congénere da Espanha, por 0-2, na Cidade do Futebol, na 3.ª Jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA.
A Equipa das Quinas chegou a este último duelo da prova de preparação com um vitória, na estreia, diante da Bélgica e uma derrota frente à Alemanha.
Quanto ao jogo, as espanholas entraram a marcar, logo aos cinco minutos, com a capitã Ángela a aproveitar uma desatenção da defensiva lusa para inaugurar o marcador do encontro.
As novas internacionais portuguesas não baixaram os braços e começaram a evoluir positivamente no duelo, com diversos ataques, travados pela guardiã Carmen, levando o sentimento para o intervalo que o resultado poderia ser bem diferente.
No reatar do embate ibérico, o equilíbrio manteve-se, com muita disputa no centro do terreno e elevado ritmo registado, no relvado número 3 do complexo federativo, até que as visitantes fizeram o segundo, resolvendo, assim, qualquer dúvida quanto ao desfecho final. Aos 58 minutos, a recém-entrada Claudia Lizcano, com toda a calma e eficácia, coloca o esférico no interior da baliza lusitana.
Francisca Martins convocou, para este momento de trabalho, 24 jogadoras, provenientes de 14 clubes nacionais e internacionais.
Recorde-se que a competição tem como objetivo dar experiência internacional às jovens jogadoras, através de encontros de alta intensidade, preparando as equipas para os escalões mais altos.
Em declarações ao fpf.pt, a Treinadora Nacional analisou o estágio de preparação:
"O grupo iniciou o processo em setembro e logo em novembro está a jogar frente seleções de referência. É a primeira experiência internacional das jogadoras, com a resposta coletiva a crescer de jogo para jogo, por isso os indicadores foram muito positivos e o balanço também."
Primeira internacionalização das atletas: "É uma experiência incrível, um sentimento imenso de representar Portugal, elas querem muito, sabem o seu significado e que para atingir esses objetivos têm de treinar no limite nos clubes e associações para depois representar ao mais alto nível a seleção portuguesa."
"A Seleção Nacional Feminina Sub-15 terá um próximo estágio ainda este semestre, em dezembro, e depois teremos mais um torneio de desenvolvimento no segundo semestre."
Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento da UEFA
Cidade do Futebol
3ª Jornada
PORTUGAL 0-2 ESPANHA (0-1 ao intervalo)
Árbitra principal: Carlota Silva
Árbitras asistentes: Andreia Botelho e Carolina Vieira
4ª Árbitra: Patrícia Ferreira
PORTUGAL: Mariana Inácio (GR), Beatriz Pereira (Catarina Pereira, 40'), Carolina Delgado - CAP, Iara Saraiva (Laricia Barros, 40'), Núria Silvestre (Sara Moreira, 33'; Mariana Ferreira, 57'), Teresa Pinto, Carolina Jorge (Maria Cunha, 40'), Maria Monteiro (Marta Bartolomeu, 50'), Bárbara Sousa (Ana Marques, 40'), Karina Arraiano (Carlota Felisberto, 64') e Constança Coelho (Margarida Feijão, 57').
Suplentes não utilizados: Camila Monteiro (GR), Filipa Silva, Alice Gonçalves e Luana Gaspar.
Treinadora: Francisca Martins
Disciplina: cartão amarelo para Carolina Delgado (56')
ESPANHA (11 inicial): Carmen (GR) (Goiatz, 40'), Maialen (Adriana, 57'), Georgina (Andrea, 40'), Abril (Lucía, 64'), María (Claudia Sande, 64'), Ángela - CAP (Claudia Isla, 40'), Bruna Quintana (Elena, 40'), Charlotta, Uzuri (Nerea, 57'), Lidia (Claudia Lizcano, 50') e Agata (Jana, 40').
Suplentes não utilizados: Laura (GR), Angela Vieco e Maddi.
Treinadora: Laura Del Rio
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 0-1, Ángela (5'); 0-2, Claudia Lizcano (58')