Rui Manhoso também foi agraciado
A Gala dos 100 Anos da Associação de Futebol de Santarém realizou-se, esta sexta-feira, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém.
Esta foi uma noite muito especial de evocação da fundação da Associação, de homenagem e distinção de quem a tem construído e dignificado, de celebração do futebol, do futsal, masculino e feminino, e do futebol de praia, do distrito de Santarém. Entre os participantes na gala merecem destaque o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, os Diretores da FPF, os Presidentes das Associações Distritais e Regionais do país, Sócios de Classe da FPF, Liga Portugal, Associação Nacional Treinadores, Associação Portuguesa de Árbitros, Associação de Dirigentes, Associação de Enfermeiros, os Presidentes de Câmara de 20 municípios do distrito, dirigentes dos Clubes e representantes de entidades civis.
O presidente da federação, Fernando Gomes, foi um dos agraciados da noite, como forma de agradecimento por parte da Associação por todo o trabalho desempenhado pelo líder federativo em prol do contínuo desenvolvimento do futebol português, nunca esquecendo as Associações Distritais e Regionais.
Rui Manhoso, diretor da FPF e antigo presidente da AF Santarém, foi também homenageado, pelo seu contributo inequívoco para a evolução desportiva de toda a região.
Na hora dos discursos, o Presidente da FPF, Fernando Gomes, destacou “a importância desta celebração especial com os clubes, atletas e dirigentes desportivos”, sublinhando que “todos eles desempenham um papel fundamental no fomento da paixão pela modalidade, o que representa um aumento do número de praticantes, acompanhado da melhoria das infraestruturas e, sobretudo, do incremento do futebol feminino. O dinamismo e a visão da AF Santarém têm sido notáveis, impulsionando os clubes e procurando sempre estar na linha da frente da inovação”.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Pedro Dias, parabenizou a centenária AF Santarém, que já conta com “100 anos de história e de personalidades que nos deixaram memórias”. Aproveitou ainda para agradecer a todos os anónimos que permitem que diariamente milhares de crianças tenham acesso ao que mais gostam que é jogar à bola e deixou um repto para que seja aumentado a oferta da prática desportiva, “mas precisamos de o fazer de uma forma consistente respeitando quer as famílias, os clubes e as autarquias”, acrescentando que o futebol feminino e a prática desportiva para pessoas com deficiência têm de entrar na agenda.
Já o anfitrião da cerimónia, o Presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, falou emocionado, aproveitando o momento para agradecer a todos os que construíram e constroem a história da Associação, dos atletas aos dirigentes, dos árbitros às equipas técnicas, destacando a parceria e apoio dos municípios, enaltecendo ainda o trabalho da FPF.
A gala terminou com a Câmara Municipal de Santarém a atribuir à Associação a Medalha de Ouro do Município. Esta distinção de uma das mais altas condecorações da autarquia, reflete o reconhecimento de Santarém à Associação de Futebol pela sua atividade, longevidade e pela forma sustentada como se tem afirmado e progredido ao serviço do desporto e da região