Triunfo por 3-0 no fecho da jornada 13
UD Santarém e Académica mediram forças este domingo, no Campo Chã das Padeiras, na partida que marcou o encerramento da jornada 13 da Liga 3 PLACARD. A Briosa chegou à vantagem bastante cedo no encontro e não mais a perdeu, acabando por a dilatar ainda no primeiro tempo e mais tarde através de uma grande penalidade perto da hora de jogo.
O inaugurar do marcador surgiu logo no segundo minuto, na sequência de uma disputa a meio-campo, com a bola a sobrar para António Montez que fez um passe a isolar Hachadi. Perante Nuno Hidalgo, o avançado apenas conseguiu marcar à terceira, tendo primeiro acertado no guarda-redes, de seguida na trave e finalmente no fundo da baliza. Os minutos que se seguiram foram dinâmicos, jogados a um bom ritmo e com aproximações perigosas às balizas, nomeadamente aos 8’ com nova oportunidade para Hachadi, que isolado atirou por cima da barra e aos 17’ com um remate colocado de Pedro Araújo defendido por António Filipe.
Perto da meia-hora, após pressão insistente à saída de bola do UD Santarém, Duarte Carvalho aproveitou os riscos corridos por Nuno Hidalgo e Alcobia, que trocaram passes na área, e de cabeça desviou para dentro, ampliando a vantagem da Briosa. Antes do intervalo, em tempo de compensação, Gustavo França ameaçou reduzir a desvantagem, mas o remate potente acertou com estrondo na trave.
Na segunda parte, a equipa do UD Santarém entrou determinada em relançar as contas do encontro com duas alterações operadas pelo seu treinador Carlos Fernandes ao intervalo, ainda assim, foi a Académica a voltar a encontrar o caminho para o golo. Ao minuto 63, Gildo foi derrubado na área por Ken Bastian e o árbitro do encontro não hesitou em assinalar grande penalidade. Hachadi encarregou-se da conversão e assinou o segundo na conta pessoal, terceiro e último da Briosa no encontro.
Com esta vitória, a Académica passa a somar 22 pontos, ultrapassa o Belenenses e iguala o Atlético CP no primeiro lugar da série B. O UD Santarém permanece com 15 pontos na sétima posição. Na próxima jornada os estudantes recebem o Sporting CP B e os escalabitanos visitam o Caldas SC.
FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM 0 – 3 ACADÉMICA (0-2 ao intervalo)
Liga 3
13ª jornada – Série B
Campo Chã das Padeiras
Árbitro: Bruno Reboch
Árbitros assistentes: Ricardo Azevedo e Tiago Fernandes
Quarto árbitro: João Veríssimo
UD SANTARÉM: Nuno Hidalgo; Pierre Sagna (João Ricardo, 72’), Ken Bastian, Alcobia e Pedro Araújo; Marco Grilo (CAP.) (Rúben Araújo, 77’), Bruno Figueiredo (Juninho, 77’) e Ricardo Apolinário (Diogo Balau, INT); Leandro Alves, Diogo Brás e Gustavo França (Ukeme, INT)
Suplentes não utilizados: Gustavo Galil, Tangu Gastão, Jaime Simões e Rodrigo Guedes
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Bruno Figueiredo (8’), Ricardo Apolinário (38’) e Ken Bastian (63’)
ACADÉMICA: António Filipe; Chico, André Serra, Ni Rodrigues e Elvis; António Montez (Obiora, 66’), Leandro Silva (CAP.) (Vasco Gomes, 66’) e Duarte Carvalho (Noah, 71’); Gonçalo Ferreira (Gildo Lourenço, 58’), Ba-Sy e Hachadi (Rondon, 71’)
Suplentes não utilizados: Bernardo, Rúben Freitas, Hugo Oliveira e Vítor Bruno
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Leandro Silva (60’), Noah (90+1’)
Golos: 0-1 por Hachadi (2’), 0-2 por Duarte Carvalho (29’), 0-3 por Hachadi (63’, g.p.)
Homem do Jogo: Hachadi (Académica)
Homem do Jogo Hachadi premiado
Hachadi foi distinguido como o Homem do Jogo na partida entre escalabitanos e academistas. O jogador da Académica teve um papel importante na vitória da equipa em Santarém abrindo o marcador ao minuto 2 e fechado as contas aos 63’ através da conversão de uma grande penalidade.